Lista completa de Questões de Atualidades da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Atualidades - Política Internacional/ Relação entre Países - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
Muitos acontecimentos, ao longo de 2011, podem ser classifi cados como históricos, seja pelo impacto que causaram, seja pelas repercussões que ainda podem se desdobrar por muito tempo. A respeito desses fatos, assinale a opção correta.
Diferentemente dos protestos no Egito, a atual onda contrária ao regime político russo especialmente voltada contra o sistema de poder implantado por Putin ainda não consegue fazer uso da chamada blogosfera.
A chamada Primavera Árabe, cujo ponto de partida foi o solitário gesto de um homem comum ao se imolar, representou o caminho sem volta dos países árabes em direção à democracia laica ocidentalizada.
Na Argentina, depois de apertada reeleição, a presidente Cristina Kirchner começa o segundo mandato demonstrando disposição para o diálogo com a oposição e oferecendo benesses à grande imprensa de seu país.
A crescente redução da presença do petróleo no sistema produtivo contemporâneo, substituído por fontes limpas de energia, explica a perda da importância relativa do Oriente Médio na geopolítica mundial.
Aparentemente fechando um ciclo, que trouxe pesadas perdas e indiscutível desgaste para a imagem de seu país, o presidente Barack Obama anuncia ter chegado ao fim a guerra no Iraque, após nove anos.
Essas reflexões me levaram à convicção de que a permanência do subdesenvolvimento se deve à ação de fatores de natureza cultural. Esta frase de Celso Furtado foi transcrita de seu livro O Capitalismo Global, de 1998, mas sintetiza uma convicção do principal teórico brasileiro do desenvolvimento, expressa em diversos outros escritos. A que Furtado se refere quando fala de fatores culturais. A seguir são enunciados alguns fatores. Indique, entre as opções abaixo, a única apontada por Furtado quando tratava do assunto, chegando a designálo como a variável independente.
Baixo índice de escolaridade da população.
Herança ibérica patrimonialista e bacharelesca.
O fato de o brasileiro não ter a cultura da poupança e do investimento, o que não permitiu que o país passasse por um processo de acumulação de capital.
A adoção pelas classes dominantes dos padrões de consumo dos países de níveis de acumulação muito superiores aos nossos.
Por ser um país majoritariamente católico e não protestante como os Estados Unidos e as nações do norte da Europa, o Brasil não se benefi ciou da relação entre a ética protestante e o espírito do capitalismo, como analisado por Max Weber.
A quebra do quarto banco dos Estados Unidos, o Lehman Brothers, no segundo trimestre de 2008, marcou o ápice da crise financeira nos Estados Unidos e a sua irradiação para o resto do mundo. Algumas análises feitas para o Brasil sobre a crise diziam que os fundamentos econômicos do país lhe garantiriam certa imunidade. A base do argumento era que:
havia baixo nível de reservas cambiais, mas superávit na balança comercial brasileira.
os bancos brasileiros apresentavam alto grau de solidez e baixo envolvimento com o mercado de capitais externo.
o país não apresentava grande atratividade para os investidores estrangeiros.
as altas taxas de desemprego e a informalidade da economia brasileira serviriam de amortecedor para a crise.
os brasileiros não especulavam no mercado imobiliário norte americano.
A experiência histórica vivida pelo Brasil, entre 1946 e 1964, pode ser identificada como a de difícil e complexo aprendizado democrático. Crises políticas de acentuada gravidade se sucederam, num contexto em que não faltaram o suicídio de um presidente da República, a tentativa de golpe para impedir a posse de outro, a renúncia de um terceiro poucos meses após empossado e, por fim, a derrubada do último governo civil que antecedeu aos vinte e um anos de regime militar. A propósito desse quadro histórico, assinale a opção correta.
A deposição de Getúlio Vargas, em 1954, deveu-se à ação conjunta de setores empresariais, da imprensa, da hierarquia católica e de comandos militares, todos ideologicamente sintonizados com o Partido Social Democrático, o PSD.
A eleição presidencial de Juscelino Kubistchek, em 1955, foi apoiada por partidos teoricamente antagônicos, a União Democrática Nacional (UDN) e o Partido Socialista Brasileiro (PSB), o que explica a consagradora votação obtida pelo candidato mineiro.
Nos tensos dias entre a saída de cena de Jânio e a chegada ao poder do Vice-Presidente Goulart, a solução política encontrada para contornar o veto militar a Jango foi a adoção do parlamentarismo, experiência inédita na República brasileira.
A decisão de matar-se foi o último gesto político do Presidente Jânio Quadros, forma dramática de denunciar à opinião pública a ação virulenta de seus opositores e que acabou por lançar o país em autêntica guerra civil.
Diferentemente de outras tentativas de golpe de Estado ocorridas no período republicano, independentemente de terem sido vitoriosas ou não, a ruptura institucional de 1964 foi conduzida por militares das três Armas, o que excluiu a participação de segmentos civis.
Entre 1964 e 1985, a vigência de um regime politicamente autoritário coincidiu com o aprofundamento da urbanização da sociedade brasileira, com a continuidade do processo de modernização da economia e, malgrado as evidentes limitações políticas existentes, com a contínua ampliação do número de eleitores. Relativamente a esse período da História brasileira, inclusive quanto ao esgotamento do ciclo militar, assinale a opção correta.
Sob o ponto de vista da economia, o primeiro governo do ciclo militar voltou-se para o combate à inflação, mas, entre 1969 e 1973, apoiando-se em fartos empréstimos externos e no controle dos salários, a obtenção de elevados índices anuais de crescimento permitiu que se falasse em milagre brasileiro.
A chegada dos militares ao poder explica-se, em primeiro lugar, pela força das armas e, secundariamente, pelo apoio ainda que velado de parte da grande imprensa e da cúpula da Igreja Católica, já que a maioria da população defendia as reformas de base implantadas pelo pessedista João Goulart.
Em dezembro de 1968, a edição do Ato Institucional n. 5 foi a primeira demonstração do regime militar de que reconhecia a necessidade de se proceder à abertura política, ainda que essa distensão fosse lenta, gradual e segura, sob estrito controle dos detentores do poder.
O regime militar sustentou-se politicamente na Aliança Renovadora Nacional (ARENA), cujas bases espalhadas pelo país afora, notadamente no interior, garantiram-lhe sucessivas vitórias eleitorais, a exemplo da de 1974, que praticamente aniquilou a oposição alinhada no Movimento Democrático Brasileiro (MDB).
Há consenso entre os analistas da cena política brasileira de que dois acontecimentos a vitória da emenda constitucional das Diretas Já! e do movimento pela Anistia ampla, geral e irrestrita foram decisivos para selar o fim do regime militar e a volta do poder civil.
Conforme José Eustáquio Diniz Alves, durante os anos de 1950 e 1980 a economia brasileira cresceu, em números redondos, a uma média de 7%, enquanto a população cresceu 2,8% ao ano. A renda per capita cresceu 4,2% ao ano. A essa evolução estão relacionados diversos fenômenos econômicos e sociais. A seguir são enunciados três fenômenos econômicos sociais
I. Esses trinta anos marcaram o melhor período de crescimento de toda a história brasileira. II. Nesse período, no Brasil ocorreu a passagem de uma sociedade rural e agrária para uma sociedade urbana e industrial. III. O desenvolvimento industrial esteve associado a um grande aumento da produtividade do trabalho. Esse avanço, entretanto, foi acompanhado de crescente desigualdade na distribuição da renda. Quanto a esses enunciados a opção correta é:Apenas o I está correto.
Apenas o II está correto.
Apenas o III está correto.
Todos estão corretos.
Nenhum está correto.
Independentemente dos diversos enfoques teóricos, é normal a ocorrência de déficits fiscais. Os seguintes enunciados se referem à questão do equilíbrio entre receitas e gastos públicos.
I. A dificuldade revela incúria do governante porque os países são entidades homogêneas, que têm receita e despesa previsíveis, o que torna possível gerir os recursos públicos de forma a equilibrar receita e despesa. II. O Estado obtém receitas provenientes principalmente de impostos e deve prestar bens e serviços. As receitas e os gastos, entretanto não são distribuídos da mesma forma entre os diferentes segmentos da população. III. O problema político de todo governo que se disponha a fazer um ajuste fiscal é que não é possível alterar a definição da incidência do ajustamento. Quanto a esses enunciados a opção correta é:Apenas o I está correto.
Apenas o II está correto.
Todos estão corretos.
Nenhum está correto.
No Plano de Metas, do governo JK, para o período correspondente entre os anos 1955 e 1960:
buscou diversificar a produção e implantar uma estrutura de mercado baseada no modelo de concorrência perfeita.
eliminou toda forma de subsídio e qualquer estímulo para a expansão do setor secundário da economia.
combateu a entrada de capital estrangeiro e foi financiado exclusivamente com poupança privada doméstica.
manteve sob controle a inflação.
dava tratamento especial aos setores de siderurgia, refino de petróleo, energia e transporte, com a orientação de maior parte dos investimentos públicos.
O Golpe Militar adotou inicialmente um discurso desenvolvimentista em oposição ao populismo de Goulart e um comprometimento com o crescimento econômico. Suas ações tinham como propósito:
romper relações com os organismos financeiros internacionais.
reduzir a dívida externa brasileira.
dar início ao processo de privatização da economia brasileira.
combater o modelo de desenvolvimento capitalista.
maior abertura da economia brasileira para o capital externo.
Um aspecto marcante da História Contemporânea é que, nas últimas décadas, o mundo parece ter acordado para as questões globais do meio ambiente. Dois séculos depois de iniciada a Revolução Industrial, a ideia de desenvolvimento sustentável tende a ganhar densidade. Relativamente a esse tema, assinale a opção incorreta.
O Protocolo de Kyoto, que detalhou metas para a redução da emissão de gases que ampliam o efeito estufa, em especial aqueles expelidos por indústrias e veículos, encontrou sérias dificuldades para atingir seus objetivos porque faltou-lhe, entre outros aspectos, a adesão integral dos países mais desenvolvidos, como os EUA.
Um dos mais graves problemas a afligir a humanidade nos dias de hoje é a escassez de água; entre os principais fatores a ameaçar as fontes de água no planeta podem ser citados o aumento da população, o crescimento nãosustentável da economia e a agricultura irrigada.
Atropelada pelos problemas que afetam a segurança internacional e que colocam em risco permanente a paz mundial, a ONU dirige sua atenção para o Conselho de Segurança e, por isso mesmo, recebe severas críticas por sua flagrante omissão em face da questão ambiental.
Ausência de saneamento básico, a exemplo de redes de esgotamento sanitário, e o consumo de água contaminada contribuem fortemente para o aumento de doenças infecciosas e são responsáveis pela morte de milhões de pessoas por ano, principalmente menores de cinco anos de idade.
Um dos maiores desafi os que cientistas e ambientalistas encontram, na atualidade, é entender o comportamento do clima global, o que explica o elevado grau de polêmica que envolve as previsões sobre o clima e o acirramento das negociações em torno de acordos internacionais, marcados por interesses políticos e econômicos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...