Questões de Auditoria

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Os papéis de trabalho são ferramentas muito valiosas durante a execução do processo de auditoria, pois são os documentos que

  • A. evidenciam e suportam a conclusão do auditor, além de representar a garantia quanto à integridade, à exatidão e à qualidade dos procedimentos realizados e resultados gerados.
  • B. evidenciam a efetiva aquisição dos serviços de auditoria frente aos órgãos reguladores e fiscalizadores.
  • C. comprovam a experiência técnica dos auditores que estão executando um determinado trabalho.
  • D. relatam o papel a ser exercido pelos membros da equipe de auditores quanto às especificidades do trabalho.
  • E. comprovam a independência da equipe de auditoria em relação à alta administração da empresa.

O documento de trabalho que contém a relação dos procedimentos de auditoria que serão executados, o responsável pela execução de cada procedimento e uma coluna para inserção de referências e comentários é denominado

  • A. controle de trabalho.
  • B. programa de trabalho.
  • C. relatório de auditoria.
  • D. ponto de auditoria.
  • E. parecer conclusivo.

Para fins de controle interno em uma empresa, a segregação de função representa que um mesmo funcionário não pode

  • A.

    ser responsável pelas compras e finanças.

  • B.

    ser responsável pelas compras e contas a pagar.

  • C.

    ter acesso aos ativos e aos registros contábeis.

  • D.

    ser responsável pelas finanças e contas a pagar.

  • E.

    ser responsável pelas finanças e contas a receber.

Um auditor, ao iniciar a avaliação dos controles internos em um processo que, pela primeira vez, está sendo auditado, deve proceder de várias formas. Nessa perspectiva, analise os procedimentos a seguir.

I - Emitir um parecer conclusivo em relação ao processo avaliado.

II - Realizar o levantamento completo do processo.

III - Analisar os riscos e os controles relacionados ao processo.

IV - Realizar um levantamento histórico das pessoas envolvidas no processo desde sua criação.

V - Verificar a eficácia dos controles internos quanto à garantia dos objetivos propostos no processo.

Estão corretos APENAS os procedimentos

  • A. I, II e III.
  • B. II, III e V.
  • C. II, IV e V.
  • D. D) I, II, IV e V.
  • E. I, III, IV e V.

Considerando os conceitos e as aplicações da auditoria, julgue os itens de 105 a 114.

A necessidade de compatibilizar custo e benefício condiciona o auditor a limitar o tempo e os recursos a serem despendidos, o que reforça a importância de se realizar o planejamento dos trabalhos. Nesse planejamento, não é recomendável que o auditor baseie-se na premissa de que todas as informações ou registros contenham erros ou fraudes, até prova em contrário.

  • C. Certo
  • E. Errado

O envio de cartas de circularização para os clientes de uma empresa é um procedimento de auditoria, utilizado para confirmação do

  • A. valor do ativo imobilizado.
  • B. volume de estoques.
  • C. volume de contas a pagar.
  • D. saldo registrado como contas a receber.
  • E. saldo bancário.

Considerando os conceitos e as aplicações da auditoria, julgue os itens de 105 a 114.

Caso o risco de controle relativo a determinada conta seja alto, os procedimentos substantivos forneçam pouca segurança em relação à conta sob exame, e, por isso, seja adotada a amostragem de probabilidade proporcional ao tamanho, o teste deverá proporcionar maior segurança e o auditor especificará um alto risco de aceitação incorreta; por conseguinte, nessa situação, o tamanho da amostra será maior.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os acompanhamentos, pelo auditor, de valores significativos, valendo-se da análise de informações contábeis por meio da utilização de índices, quocientes, quantidades, variações absolutas etc. com o objetivo de identificar situações ou tendências atípicas são denominados

  • A.

    testes de detecção.

  • B.

    testes de aderência.

  • C.

    procedimentos de seleção de amostragem estratificada.

  • D.

    testes de programação.

  • E.

    procedimentos de revisão analítica.

Em uma auditoria interna de processo, a forma de apresentação do relatório final que descreve resumidamente os problemas identificados, assim como os riscos e consequências envolvidas, é denominada

  • A. parecer final.
  • B. relatório sintético.
  • C. sumário executivo.
  • D. avaliação analítica.
  • E. análise sintética.

Durante a execução de primeira auditoria no processo de contas a pagar, o auditor interno da empresa X verificou que existiam dois problemas relacionados ao processo:

• contas pagas em duplicidade ou com valores incorretos;

• fornecedores inexistentes registrados no contas a pagar.

Para encontrar os dois problemas relacionados ao processo de contas a pagar, o auditor precisou executar, no mínimo, alguns procedimentos de auditoria, como os que devem ser analisados a seguir.

I - Abertura analítica do saldo registrado no contas a pagar.

II - Envio de cartas de circularização para os fornecedores.

III - Contagem de caixa.

IV - Contagem física dos estoques.

V - Conferência e inspeção física de documentos.

Estão corretos APENAS os procedimentos

  • A. I, II e V.
  • B. I, III e IV.
  • C. II, III e IV.
  • D. I, II, III e V.
  • E. II, III, IV e V.
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