Lista completa de Questões de Auditoria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere que, corroborando a situação de risco apresentada no texto acima, um usuário de uma rede de computadores de um órgão público, tendo encontrado o referido pendrive, tenha conectado tal dispositivo a um dos computadores dessa rede e, em decorrência, tenha infectado toda a rede com worms. Nessa situação e sabendo que uma auditoria específica ao problema será realizada no ambiente da rede infectada, julgue os seguintes itens, acerca das verificações e ações que caberão ao auditor encarregado, segundo as boas práticas de auditoria, assim como os padrões normativos desse domínio de atividade.
Caso constate a inexistência de monitoramento da rede por meio de trilha de auditoria para registro de acesso a portas USB, o auditor deverá implementar esse controle.
Considere que, corroborando a situação de risco apresentada no texto acima, um usuário de uma rede de computadores de um órgão público, tendo encontrado o referido pendrive, tenha conectado tal dispositivo a um dos computadores dessa rede e, em decorrência, tenha infectado toda a rede com worms. Nessa situação e sabendo que uma auditoria específica ao problema será realizada no ambiente da rede infectada, julgue os seguintes itens, acerca das verificações e ações que caberão ao auditor encarregado, segundo as boas práticas de auditoria, assim como os padrões normativos desse domínio de atividade.
O auditor deve avaliar se os controles implementados possuem mecanismos de evolução que busquem o objetivo de eliminar ao máximo os diversos tipos de malware.
Acerca da comunicação dos resultados da auditoria de TI e das ações gerenciais decorrentes, julgue os próximos itens.
Ao final do trabalho de auditoria, o auditor de TI deve elaborar relatório consignando sua opinião acerca dos controles avaliados, dos riscos aos quais a área de TI se sujeita, das evidências dos problemas que foram solucionados pela auditoria, das razões que os originaram e dos controles que foram implementados pela auditoria para reduzir o risco da área auditada.
Acerca da auditoria de aquisições de bens e serviços de TI, considerada a legislação aplicável, julgue os itens a seguir.
Em órgãos públicos, com o objetivo de melhor proteger códigos de criptografia utilizados, o auditor deve verificar se é priorizada a aquisição de criptografia de fornecedores estrangeiros certificados, caso contrário, ele deve recomendar que essa determinação seja observada.
Acerca das normas de auditoria do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), julgue os itens subseqüentes
Não é obrigatória a evidenciação de atualizações no planejamento e nos programas de auditoria em papéis de trabalho correspondentes. O auditor possui autonomia para modificar a estrutura de acordo com o andamento dos trabalhos.
Uma auditoria do TCU constatou que, em julho de 2006, determinada entidade instituída como serviço social autônomo efetuou a doação pura e simples de um imóvel a uma federação vinculada à mesma categoria econômica. Para ocultar o fato, foi lavrada em cartório uma escritura de compra e venda de imóvel, sem que tenha sido pago o preço de venda constante da escritura.
Considerando a situação hipotética descrita e sabendo que a mencionada federação foi constituída na forma de associação civil, julgue os itens seguintes.Ao julgar o relatório da auditoria mencionada, o TCU pode fixar prazo para que os gestores do serviço social autônomo adotem, sob pena de aplicação de multa, as providências necessárias à obtenção da declaração de nulidade do negócio jurídico em questão. Todavia, falta ao TCU competência para declarar, ele próprio, a nulidade de tal contrato.
Acerca das normas de auditoria do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), julgue os itens subseqüentes
O plano de auditoria é a etapa do trabalho na qual o auditor independente estabelece a estratégia geral dos trabalhos a executar, que deverá ser preparado por escrito ou por outro meio de registro, para facilitar o entendimento dos procedimentos de auditoria a serem adotados pela equipe de trabalho.
Ao avaliar os bens imóveis da entidade municipal, em relação ao cumprimento da Lei 8.666/93, o auditor constatou que determinado bem foi doado pelo Prefeito a uma entidade particular de relevante interesse social. O auditor deverá em seus papéis de trabalho tratar este fato como:
A técnica de auditoria denominada rastreamento consiste em
corte interruptivo das operações ou transações para apurar, de forma seccionada, a dinâmica de um procedimento, representando a "fotografia" do momento- chave de um processo.
investigação minuciosa, com exame de documentos, setores, unidades, órgãos e procedimentos interligados, visando dar segurança à opinião do responsável pela execução do trabalho sobre o fato observado.
cotejamento de informações obtidas de fontes independentes, autônomas e distintas, no interior da própria organização, com o objetivo de procurar a consistência mútua entre diferentes amostras de evidência.
verificação dos registros constantes de controles regulamentares, relatórios sistematizados, mapas e demonstrativos formalizados, elaborados de forma manual ou por sistemas informatizados.
revisão das memórias de cálculos ou a confirmação de valores por meio do cotejamento de elementos numéricos correlacionados, de modo a constatar a adequação dos cálculos apresentados.
Fundamentado no conceito de fraude e de erro estabelecido pelo Conselho Federal de Contabilidade:
I. O setor financeiro da empresa contratou empréstimo com carência de um ano, com juros de 4% a.a. e a analista do setor, cadastrou no sistema de reconhecimento dos encargos financeiros 4% ao mês, fazendo com que o sistema reconhece-se contabilmente, juros durante os doze meses na contabilidade da empresa, reduzindo o seu resultado.
II. O Diretor de Recursos Humanos da Empresa, tendo que contabilizar a saída de valores para o pagamento de funcionário, não registrado na empresa, efetuou um adiantamento de viagem em seu nome para obter os recursos do pagamento. Posteriormente baixou o adiantamento com notas de combustível e de táxi, visto que o seu cargo tem o benefício de reembolso destas despesas.
III. O almoxarifado recebeu ordens do departamento de faturamento/vendas, para agilizar a entrega de mercadorias ao consumidor em situações que o cliente não deseje levar a nota fiscal, recomendando que aquela unidade administrativa, guarde o documento e utilize-o para outra venda posterior, economizando assim tempo e gastos com impressos.
Estas afirmações referem-se, respectivamente, a
fraude, erro, fraude.
erro, fraude, fraude.
erro, erro, erro.
erro.erro,fraude.
fraude, fraude, erro.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...