Lista completa de Questões de Auditoria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Auditoria - Procedimentos de Auditoria - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens subseqüentes, a respeito da execução do trabalho de auditoria.
O uso da técnica de amostragem é facultativo para o auditor interno; entretanto, a realização de exames e investigações, como a verificação junto a terceiros sobre operações de grande vulto, as inspeções no capital financeiro e o registro de transações de recursos financeiros, é obrigatória. São esses resultados, denominados achados de auditoria, que irão fundamentar as conclusões do auditor.
Auditoria - Procedimentos de Auditoria - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Aspectos importantes da fiscalização de uma obra pública em que o pagamento é feito por serviços executados são a medição dos quantitativos e o atestado da qualidade desses serviços. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes.
É recomendável que toda medição seja acompanhada do memorial de cálculo detalhado, indicando o local onde os serviços estão sendo aferidos.
Em relação aos aspectos gerais de auditoria, ética e responsabilidade, julgue os itens a seguir.
Um princípio fundamental de controle é a limitação do acesso dos funcionários aos ativos do órgão ou entidade. Nesse sentido, recomenda-se que haja um único responsável pelas autorizações de pagamentos e emissão dos respectivos documentos.
Auditoria - Procedimentos de Auditoria - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Em auditoria, as técnicas de amostragem objetivam coletar e avaliar evidências numéricas das entidades administrativas no intuito de determinar e relatar o grau de adequação das informações obtidas. O método de amostragem probabilístico envolve a amostra aleatória simples, a estratificada e a amostra por conglomerados. Quanto a esse método, julgue o item abaixo.
Suponha-se que, em uma pesquisa, se pretenda estimar a proporção de beneficiários do crédito educativo que conseguem completar o curso superior. Suponha-se, ainda, que a metodologia de coleta de dados desse estudo seja feita por meio de questionários compulsórios e que estes sejam remetidos pelo correio. Nesse caso, a estratificação por curso, gênero ou localidade é relevante para o resultado da pesquisa, cujo método probabilístico é exemplo típico de amostra aleatória simples.
Em relação aos aspectos gerais de auditoria, ética e responsabilidade, julgue os itens a seguir.
O contador que exerça as funções de auditor no serviço público não é obrigado a manter sigilo em razão do que vier a ser apurado na sua atividade profissional quando houver solicitação de autoridades competentes.
Auditoria - Procedimentos de Auditoria - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Acerca das normas de auditoria do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), julgue os itens subseqüentes
A avaliação do volume de transações da empresa a ser auditada deve ser feita para que o auditor independente tenha, entre outros requisitos, o conhecimento e o dimensionamento mais adequados dos testes a serem aplicados e dos períodos em que tais volumes são mais significativos.
Na auditoria dos investimentos classificados em longo prazo pela empresa auditada, o auditor não obteve evidências que suportem a contabilização. Nesse caso, o auditor pode
incluir item na carta de responsabilidade, fazendo com que a administração declare sua intenção de manutenção do investimento em longo prazo.
limitar o escopo de seu trabalho, não se manifestando sobre os investimentos da empresa.
determinar que o evento seja esclarecido em nota explicativa, demonstrando os efeitos gerados.
determinar a baixa do investimento, visto que não existe definição para sua realização.
registrar o investimento em curto prazo e exigir da empresa a retificação, atendendo a norma contábil.
O auditor, ao avaliar as contingências tributárias, suporta sua opinião fundamentalmente nas respostas dos consultores jurídicos às circularizações efetuadas. É fator de limitação na extensão da auditoria, suficiente para impedir a emissão de um parecer sem ressalvas, a
falta de experiência da entidade em contingências semelhantes, que não permitem concluir ou opinar.
indefinição de valor e outras eventuais conseqüências da possível perda em relação às causas existentes.
inexistência de jurisprudência sobre o assunto para formação de opinião do consultor jurídico sobre a matéria discutida nos processos.
experiência de outras entidades não-aplicáveis à empresa, por serem situações específicas daquela atividade.
a justificativa do consultor jurídico de que a informação está sobre sigilo de justiça.
De modo diferente do auditor externo, o auditor interno é um empregado da empresa, o que lhe permite, em decorrência, maior dedicação para realizar o seu trabalho. Além dessa, outra diferença do trabalho do auditor interno em relação ao auditor externo é:
emitir opinião fundamentada sobre as demonstrações contábeis.
utilizar testes que visam a identificar erros que possam alterar substancialmente as demonstrações.
verificar a necessidade de aprimorar normas operacionais.
Com relação à auditoria, julgue os itens seguintes.
Ao final da auditoria, quando forem emitidos dois relatórios, o primeiro em forma curta e o segundo em forma longa, nenhum dos comentários do segundo relatório deve prestarse a ser interpretado como ressalva do primeiro.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...