Questões de Auditoria

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No relatório, o auditor deverá especificar, em determinada seção, que a auditoria foi conduzida em conformidade com as normas vigentes e indicar a origem dessas normas. Essa declaração de conformidade normativa deverá constar da seção do relatório de auditoria intitulada

  • A. parágrafo de opinião.
  • B. outras responsabilidades.
  • C. responsabilidades do auditor.
  • D. parágrafo introdutório.
  • E. responsabilidades da administração.

Nas empresas de auditoria, o monitoramento destina-se a garantir que o controle de qualidade seja efetivo. Para concretizar esse objetivo, o(s) responsável(is) pela execução do monitoramento deve(m)

  • A. requerer que as pessoas que executarão a revisão do controle de qualidade de determinados trabalhos não sejam envolvidas na inspeção desses mesmos trabalhos.
  • B. comunicar os requisitos de independência da empresa a seu pessoal e, quando aplicável, a outras pessoas sujeitas a ela.
  • C. identificar e avaliar circunstâncias e relações que criem ameaças à independência, e tomar as medidas apropriadas.
  • D. aplicar medidas disciplinares contra aqueles que deixarem de cumprir políticas e procedimentos da empresa, especialmente os reincidentes.
  • E. tratar de maneira apropriada as reclamações e alegações de que o trabalho realizado pela empresa não está de acordo com as normas técnicas.

Constitui atribuição do responsável pela supervisão do trabalho de auditoria

  • A. avaliar se o trabalho realizado é compatível com as conclusões obtidas.
  • B. examinar se os objetivos dos procedimentos do trabalho foram alcançados.
  • C. identificar os assuntos que deverão ser submetidos à consulta de membros mais experientes.
  • D. certificar se o trabalho concluído foi realizado de acordo com as normas técnicas.
  • E. verificar se foram levantados assuntos significativos para consideração adicional.

De acordo com os postulados básicos de auditoria governamental, é obrigação dos órgãos de controle externo

  • A. apresentar recomendações acerca de controles inadequados ou inexistentes nas entidades auditadas.
  • B. alertar a autoridade administrativa para que instaure tomada de contas especial em relação a irregularidades conhecidas.
  • C. realizar auditorias solicitadas pelo sistema de controle interno.
  • D. estabelecer, juntamente com a administração, um sistema adequado de controle interno no âmbito da entidade auditada.
  • E. enviar, no caso de auditoria em órgão da administração direta, relatório de auditoria ao titular do Poder Executivo.

Com base nas normas de auditoria governamental relativas a planejamento e execução dos trabalhos, assinale a opção correta.

  • A. Concluída a auditoria, os correspondentes papéis de trabalho ficarão sob a guarda do sistema de controle interno da entidade auditada.
  • B. Na hipótese de suspeita de irregularidades fora do escopo da auditoria em curso, o auditor deverá solicitar ao tribunal de contas a realização de uma nova auditoria para confirmar ou afastar essa suspeita.
  • C. A previsão de auditorias deve ser independente e desvinculada de outras modalidades de fiscalização.
  • D. Na auditoria de regularidade, deve-se verificar a conformidade de leis e regulamentos aplicáveis.
  • E. Por motivos de economia e eficiência, a seleção do objeto de auditoria deve restringir-se aos critérios de relevância e materialidade.

Nos procedimentos analíticos, podem-se incluir informações que se mostrem contraditórias ou inconsistentes com outras informações relevantes ou que produzam valores inesperados.

  • A. física.
  • B. testemunhal.
  • C. por confirmação de terceiros.
  • D. documental.
  • E. analítica.

Na realização de auditoria de uma obra realizada por órgão do estado do Paraná com recursos do próprio estado, os auditores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná constataram a falta dos seguintes documentos de controle: processo licitatório completo; anotações de responsabilidade técnica (ART) dos projetos; documento de designação de fiscal de obras; termo de convênio e as respectivas prestações de contas. Além disso, os documentos que foram apresentados não se encontravam organizados.

Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta acerca das constatações da auditoria.

  • A. Caso os projetos tenham sido realizados por servidores públicos, ficam dispensadas as respectivas ART.
  • B. O documento de designação do fiscal de obras torna-se dispensável desde que o fiscal de contrato tenha sido um servidor público, independentemente de sua formação profissional.
  • C. Todas as obras do estado do Paraná são realizadas mediante aprovação legislativa prévia de termo de convênio, por isso a falta da referida documentação não é justificável.
  • D. A auditoria não deve considerar a falta de organização uma irregularidade, apesar de essa falha dificultar o trabalho dos auditores.
  • E. Caso o contrato da obra tenha sido firmado por dispensa ou inexigibilidade de licitação, os documentos de controle do processo licitatório devem ser substituídos pelos respectivos documentos de dispensa ou inexigibilidade.

No Relatório de Auditor Independente sobre as Demonstrações Financeiras Individuais e Consolidadas, de acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade, após o parágrafo da opinião, deve ser tratada em parágrafo de outros assuntos, a seguinte demonstração contábil:

  • A. Demonstração do Valor Adicionado.
  • B. Demonstração dos Resultados Abrangentes.
  • C. Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos.
  • D. Demonstração dos Fluxos de Caixa.
  • E. Balanço Social.

Uma sociedade empresária prestadora de serviços possuía 60 computadores. No processo de auditoria externa foi verificado que 15% destes computadores estavam danificados, sendo impossível sua utilização.

Assinale a opção que indica o posicionamento contábil correto do auditor frente a essa situação.

  • A. Determinar que os computadores danificados sejam baixados do ativo da empresa em seu balanço patrimonial, com contrapartida no resultado operacional.
  • B. Determinar que os computadores danificados sejam baixados do ativo da empresa em seu balanço patrimonial, com contrapartida no resultado financeiro.
  • C. Evidenciar o fato em nota explicativa sem reconhecimento nas demonstrações contábeis.
  • D. Determinar a transferência física dos computadores danificados para o almoxarifado.
  • E. Comunicar o fato à direção da empresa e aguardar sua decisão.

A empresa pública de transportes intermunicipais do Estado contratou a firma Tradição e Consultoria para realizar auditoria das demonstrações contábeis do exercício de 2015. Concluído os trabalhos de auditoria, a opinião do auditor trata de determinar se

  • A. o sistema de controle interno é eficiente de modo a proteger a entidade dos riscos de distorções relevantes causadas por fraudes ou erros.
  • B. as demonstrações contábeis são elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com a estrutura de relatório financeiro aplicável.
  • C. a Administração conduz os negócios da entidade com eficiência e eficácia, viabilizando o futuro da entidade.
  • D. as demonstrações contábeis são elaboradas por profissionais devidamente habilitados e representam adequadamente a posição patrimonial e a capacidade financeira da empresa frente as suas obrigações.
  • E. as demonstrações contábeis do exercício são elaboradas de acordo com as práticas usuais para o ramo de atividade da entidade e estão livres de irregularidades causadas por atos intencionais.
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