Lista completa de Questões de Auditoria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca das normas de auditoria governamental aplicáveis ao controle externo, julgue os itens subsequentes. Um dos objetivos específicos do tribunal de contas, ao efetuar suas auditorias governamentais, é recomendar, quando necessário, ações de caráter gerencial visando a promoção da melhoria das operações.
As informações obtidas de demonstrações contábeis, pelo auditor independente, para chegar às conclusões em que se baseia a sua opinião, denominam-se:
Acerca das normas de auditoria governamental aplicáveis ao controle externo, julgue os itens subsequentes. Sendo a auditoria operacional etapa preparatória para a auditoria de regularidade, devido às suas peculiaridades, essas auditorias não podem, na prática, ser realizadas concomitantemente.
O auditor normalmente deve planejar obter confirmações diretas das contas a receber. Todavia, quando os devedores não responderem a uma confirmação da forma denominada "positiva", o auditor deve:
Com referência à parte geral do manual de auditoria do TCDF, julgue os itens que se seguem. Em auditoria de recursos externos, na condição de auditores independentes, após prévio credenciamento do TCDF junto a organismo internacional, será emitido parecer sobre as informações de crédito ou de cooperação, momento em que o sistema de controle interno também será avaliado.
No caso de a administração da entidade auditada recusar-se a confirmar, em uma Carta de Responsabilidade, uma informação verbal relevante fornecida ao auditor independente,
o auditor deve aumentar os testes substantivos, de maneira a comprovar a informação.
tal fato constitui uma limitação de escopo do exame do auditor.
não há problema, porque a entidade auditada não tem essa obrigação para com o auditor.
o auditor deve relatar tal fato no seu relatório de recomendações de melhorias.
o auditor deve adicionar um parágrafo de ênfase no seu parecer, destacando o fato.
O auditor independente constatou, durante seus trabalhos de campo, que uma contingência ativa, provável e estimada, não constava nos registros contábeis da entidade auditada. Nesse caso, o auditor deve emitir um parecer
sem ressalva.
com ressalva.
adverso.
com negativa de opinião.
com abstenção de opinião.
Com referência à parte geral do manual de auditoria do TCDF, julgue os itens que se seguem. O processo de monitoramento de entidades públicas divide-se em três etapas; ao final de cada uma delas, as respectivas avaliações, devidamente documentadas, devem ser submetidas ao plenário do TCDF, para conhecimento e adoção de medidas eventuais.
O Conselho Federal de Contabilidade determina que o auditor independente avalie permanentemente sua carteira de clientes, considerando aspectos como grau de independência existente, capacidade de atendimento ao cliente e outros aspectos. Essa obrigação refere-se ao:
Programa de Avaliação dos Sistemas de Controles Internos.
Programa de Acompanhamento da Continuidade Operacional da Entidade.
Programa de Capacitação e Atualização de Profissionais.
Programa de Controle de Qualidade dos Trabalhos de Auditoria.
Programa de Educação Profissional Continuada.
Após a data de fechamento, mas antes da emissão de seu parecer, o auditor independente constatou que a matriz da empresa que ele audita requereu concordata. Esse fato pode afetar a continuidade operacional de seu cliente que é dependente financeiramente da matriz. A administração da empresa apresentou adequada interpretação nas demonstrações contábeis; diante dessa situação, o auditor deve emitir um parecer
com ressalva e parágrafo de ênfase.
com abstenção de opinião.
adverso com parágrafo de descontinuidade.
sem ressalva com parágrafo de ênfase.
de incerteza com parágrafo de descontinuidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...