Lista completa de Questões de Auditoria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com referência à parte geral do manual de auditoria do TCDF, julgue os itens que se seguem. O visto do supervisor dos trabalhos da equipe de auditoria na matriz de achados comprova que ele, além de tomar conhecimento, concorda integralmente com o seu conteúdo.
A posição negativa do capital circulante líquido da entidade que está sendo auditada, assim como o não cumprimento de normas legais, regulamentares e estatutárias, são:
circunstâncias anormais que devem ser objeto de ressalvas no parecer do auditor independente.
pressupostos por serem considerados pelo auditor na análise da continuidade das atividades da entidade.
evidências concretas da iminente descontinuidade operacional da entidade auditada.
evidências suficientes para a emissão de parecer adverso ou com abstenção de opinião.
situações que obrigam o auditor independente a emitir parecer com ressalvas ou adverso.
Com referência à parte geral do manual de auditoria do TCDF, julgue os itens que se seguem. As melhorias posteriores que não alterem o fundamento legal do ato concessório inicial para fins de registro de aposentadorias, reformas e pensões, não deverão ser objeto de exame do controle externo.
Qual o procedimento que um auditor independente deve adotar ao aceitar o parecer de outro auditor independente sobre, por exemplo, empresa coligada relevante, por não ter evidências que indiquem restrições ao seu trabalho e conclusões:
destacar no seu parecer a divisão de responsabilidades entre ambos.
ressalvar a sua opinião, em razão da limitação de escopo dos trabalhos.
não expressar sua opinião sobre as demonstrações contábeis como um todo.
adicionar um parágrafo de ênfase em seu parecer, pela incerteza gerada pelo fato.
indicar no parecer que não auditou a coligada e, portanto, não dividir a responsabilidade.
Com referência à parte geral do manual de auditoria do TCDF, julgue os itens que se seguem. Denomina-se inspeção a modalidade de fiscalização realizada pelos auditores do TCDF que tem por objetivo obter informações saneadoras de falhas verificadas em processos.
A NBC-P-1 Normas Profissionais de Auditor Independente prevê algumas hipóteses de conflito de interesses que, se ocorrerem no período a que se refere a auditoria ou durante a execução dos serviços, em relação à entidade auditada, o auditor deve recusar o trabalho de auditoria independente de demonstrações contábeis. Assinale a opção que não é prevista na citada norma.
Participação direta ou indireta como acionista ou sócio.
Fixados honorários incompatíveis com a natureza do trabalho contratado.
Vínculo de parentesco consangüíneo em linha reta, sem limites de grau.
Relação de trabalho como empregado nos cinco últimos anos.
Função incompatível com a atividade de auditoria independente.
Julgue os itens subsecutivos, referentes aos documentos, à execução e ao planejamento de auditoria. Memorandos, fotos ou desenhos obtidos durante inspeção ou observação na realização da auditoria, que sejam suficientes, relevantes e convincentes à comprovação da conclusão atingida, serão classificados como evidências físicas do tipo positivo, obtidas pelo auditor como fonte, e representarão uma prova primária.
Os procedimentos de revisão analítica pertencem ao conjunto de:
Julgue os itens subsecutivos, referentes aos documentos, à execução e ao planejamento de auditoria. Após a definição do perfil da equipe de auditoria, têm início as atividades para elaboração do planejamento de auditoria.
Quando um auditor conclui que as demonstrações contábeis "apresentam adequadamente" ou "apresentam adequadamente, em todos os seus aspectos relevantes", de acordo com a estrutura conceitual identificada para relatórios contábeis, que tipo de parecer é este?
Parecer adverso
Parecer modificado.
Parecer sem ressalvas.
Parecer com fins especiais.
Parecer com ressalvas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...