Questões de Auditoria do ano 0000

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Os resultados obtidos nos procedimentos de auditoria executados pelo auditor independente contribuem para fundamentar as conclusões apresentadas em seu relatório. O auditor pode utilizar como procedimentos de avaliação de riscos, testes de controles ou procedimentos substantivos, dependendo do contexto em que sejam aplicados, entre outros, os procedimentos de auditoria:

  • A. inspeção, amostragem, pericia.
  • B. inspeção, monitoramento, vistoria.
  • C. inspeção, indagação, perícia.
  • D. inspeção, observação, confirmação externa.
  • E. inspeção, amostragem, vistoria.

Nas auditorias das demonstrações contábeis o auditor deve preparar tempestivamente a documentação de auditoria. Quanto à forma, ao conteúdo e à extensão, o auditor deve levar em conta, entre outros, os seguintes fatores:

I. Resultado de auditorias anteriores e os ajustes promovidos pela entidade.

II. Natureza dos procedimentos de auditoria a serem executados.

III. Volume dos recursos e a importância das transações realizadas pela entidade.

IV. Riscos identificados de distorção relevante.

V. Tamanho e complexidade da entidade.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. II, IV e V.
  • B. I, III e IV.
  • C. II e III.
  • D. III, IV e V.
  • E. I, II, e V.

Na auditoria realizada na companhia distribuidora de peças e acessórios para veículos leves e pesados, o auditor registrou as seguintes constatações:

I. Descontos obtidos pelo pagamento de duplicatas a fornecedores contabilizados como receitas de aplicações financeiras.

II. Adulteração para mais de valores de créditos de ICMS registrados no livro apuração do ICMS referente a compras para comercialização.

III. Por desatenção de funcionário da tesouraria recém contratado foi concedido desconto no pagamento com atraso de duplicatas a receber efetuado pelo cliente.

IV. Registro de notas fiscais fictícias de despesas, com o objetivo de justificar saque na tesouraria da empresa.

 Segundo as Normas de Auditoria, as constatações registradas pelo auditor caracterizam, respectivamente,

  • A. erro, fraude, erro e fraude.
  • B. fraude, fraude, erro e erro.
  • C. erro, fraude, fraude e erro.
  • D. fraude, erro, fraude e fraude.
  • E. fraude, erro, fraude e fraude.

O documento que inclui a natureza, a época e a extensão dos procedimentos de auditoria a serem realizados pelos membros da equipe de trabalho é denominado de

  • A. roteiro de auditoria.
  • B. plano de auditoria.
  • C. papeis de trabalho.
  • D. normas de auditoria.
  • E. estratégia para execução dos trabalhos.

O auditor concluiu, se a despesa com seguro do exercício de 2015 tivesse sido apropriada corretamente, o lucro do exercício de 2015 passaria de R$ 1.390.000,00, para, em reais, de

  • A. 1.190.000,00.
  • B. 1.440.000,00.
  • C. 1.615.000,00.
  • D. 1.165.000,00.
  • E. 1.465.000,00.

A despesa de seguro paga antecipadamente (seguro a vencer), segundo o auditor, deveria ter sido classificada, respectivamente, nos grupos de contas e valores

  • A. ativo imobilizado – R$ 300.000,00 e passivo não circulante – R$ 225.000,00.
  • B. ativo circulante – R$ 75.000,00 e ativo não circulante – R$ 525.000,00.
  • C. ativo realizável curto prazo – R$ 225.000,00 e ativo realizável longo prazo – R$ 300.000,00.
  • D. ativo circulante – R$ 300.000,00 e ativo não circulante – R$ 225.000,00.
  • E. passivo circulante – R$ 75.000,00 e passivo não circulante – R$ 300.000,00.

O auditor considerou que as distorções, individualmente ou em conjunto, são relevantes, mas não generalizadas nas demonstrações contábeis. Nestas condições, o auditor deve

  • A. expressar uma opinião pela regularidade, com ressalvas.
  • B. considerar as demonstrações contábeis regulares, após ajustes.
  • C. expressar uma opinião adversa.
  • D. considerar as demonstrações contábeis regulares, com recomendação.
  • E. expressar uma opinião com ressalvas.

Com relação ao Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal é incorreto afirmar que:

  • A.

    tem por finalidade avaliar o cumprimento das metas previstas no Plano Plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos da União.

  • B.

    é integrado por diversos órgãos dentre os quais a Controladoria-Geral da União

  • C.

    (C) a Comissão de Coordenação de Controle Interno (CCI) é órgão colegiado de função consultiva do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal.

  • D.

    o Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal utiliza como técnicas de trabalho, para a consecução de suas finalidades, a auditoria e a fiscalização.

  • E.

    não tem por finalidade exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da União.

Analise as afirmativas abaixo:

I. O Relatório Longo ou Relatório Circunstanciado é uma comunicação técnica da auditoria, de caráter gerencial e, orientado para usuários internos;

II. A ocorrência de Eventos Subseqüentes enseja a emissão de parecer de auditoria com data dupla;

III. A não apresentação da Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos (DOAR) dá margem à emissão de parecer adverso;

IV. O Relatório Longo ou Relatório Circunstanciado deve ser elaborado de forma construtiva e ainda assim, dentre outros elementos, apresentar todas as deficiências identificadas, as possíveis conseqüências e as recomendações do auditor.

Assinale a alternativa CORRETA:

  • A.

    as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.

  • B.

    as afirmativas I, II e III são falsas.

  • C.

    as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.

  • D.

    todas as afirmativas são verdadeiras.

Assinale a afirmativa CORRETA:

  • A.

    o Controle na Administração Pública Estadual é exercido pela Assembléia Legislativa, mediante controle externo, no que se refere à contratação das operações de crédito.

  • B.

    a Câmara de Vereadores auxilia o controle externo estadual no cumprimento de sua missão.

  • C.

    a missão do controle interno do poder executivo consiste na avaliação do cumprimento das metas previstas no plano plurianual.

  • D.

    a aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado é sujeita a fiscalização pelo órgão de controle interno.

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