Questões de Auditoria do ano 0000

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A principal finalidade dos papéis de trabalho de auditoria é

  • a.

    suportar com dados a elaboração das demonstrações contábeis da entidade.

  • b.

    registrar as evidências obtidas durante a execução dos trabalhos de auditoria.

  • c.

    fornecer informações a respeito da integridade do controle interno administrativo ao conselho de administração.

  • d.

    oferecer comprovações hábeis ao auditor para a preparação de relatório de exceção.

  • e.

    oferecer dados ao auditor que lhe permita elaborar os demonstrativos contábeis.

São objetivos dos papéis de trabalho do auditor:

  • A.

    servir de base para avaliação de auditoria, auxiliar o contador na execução do trabalho de auditoria, atender às normas contábeis geralmente aceitas

  • B.

    representar na justiça as evidências do trabalho executado, permitir ao contador da companhia auditada o acompanhamento dos trabalhos

  • C.

    acumular provas necessárias para suportar o parecer do auditor, facilitar a revisão dos trabalhos por parte da empresa auditada

  • D.

    representar na justiça as evidências do trabalho executado, acumular provas necessárias para suportar o parecer do auditor

  • E.

    atender às normas contábeis geralmente aceitas, permitir ao contador da companhia auditada o acompanhamento dos trabalhos

De acordo com a NBC-T-IT-02 – Papéis de Trabalho e Documentação de Auditoria, do Conselho Federal de Contabilidade:

  • A.

    os papéis de trabalho são de propriedade exclusiva do auditor.

  • B.

    os papéis de trabalho devem ser mantidos em custódia por 4 anos.

  • C.

    as informações em filmes ou meios eletrônicos não se constituem em papéis de trabalho

  • D.

    a natureza da atividade da entidade não altera a forma dos papéis de trabalho

  • E.

    os papéis de trabalho são de propriedade da empresa auditada

O documento emitido pelos administradores da entidade auditada e endereçado ao auditor independente, confirmando as informações e dados fornecidos ao auditor, as bases de preparação, apresentação e divulgação das demonstrações contábeis submetidas à auditoria, denomina-se:

  • A. Confirmação de Partes Relacionadas
  • B. Circularização de Partes Relacionadas
  • C. Carta de Responsabilidade da Administração
  • D. Carta de Proposta de Auditoria
  • E. Carta de Resposta da Administração

Assinale a opção que não se refere ao objetivo de obtenção, pelo auditor independente, da carta de responsabilidade da administração.

  • A.

    Atendimento às normas de auditoria independente.

  • B.

    Delimitação de responsabilidade do auditor e da administração.

  • C.

    Obtenção de evidências de auditoria por escrito.

  • D.

    Esclarecimento de pontos não constantes nas demonstrações contábeis.

  • E.

    Confirmação da exatidão e fidedignidade dos números.

O auditor independente constatou, durante seus trabalhos de campo, que uma contingência ativa, provável e estimada, não constava nos registros contábeis da entidade auditada. Nesse caso, o auditor deve emitir um parecer

  • A.

    sem ressalva.

  • B.

    com ressalva.

  • C.

    adverso.

  • D.

    com negativa de opinião.

  • E.

    com abstenção de opinião.

Após a data de fechamento, mas antes da emissão de seu parecer, o auditor independente constatou que a matriz da empresa que ele audita requereu concordata. Esse fato pode afetar a continuidade operacional de seu cliente que é dependente financeiramente da matriz. A administração da empresa apresentou adequada interpretação nas demonstrações contábeis; diante dessa situação, o auditor deve emitir um parecer

  • A.

    com ressalva e parágrafo de ênfase.

  • B.

    com abstenção de opinião.

  • C.

    adverso com parágrafo de descontinuidade.

  • D.

    sem ressalva com parágrafo de ênfase.

  • E.

    de incerteza com parágrafo de descontinuidade.

Quando um auditor conclui que as demonstrações contábeis "apresentam adequadamente" ou "apresentam adequadamente, em todos os seus aspectos relevantes", de acordo com a estrutura conceitual identificada para relatórios contábeis, que tipo de parecer é este?

  • A.

    Parecer adverso

  • B.

    Parecer modificado.

  • C.

    Parecer sem ressalvas.

  • D.

    Parecer com fins especiais.

  • E.

    Parecer com ressalvas.

Analise a situação abaixo:

A auditoria das demonstrações contábeis da Empresa Mercúrio Indústria Hospitalar S.A., relativas ao ano findo em 31/12/X8 comprovou satisfatoriamente todas as transações, exceto pelo fato de que, não obteve respostas para a circularização das contas a receber. Os registros da companhia não permitiram a aplicação de procedimentos alternativos de auditoria para esse grupo de contas do balanço patrimonial, considerado pela avaliação dos auditores, como relevante.

O parecer de auditoria aplicável à situação é:

  • A.

    parcial.

  • B.

    sem ressalvas.

  • C.

    com abstenção de opinião.

  • D.

    com ressalvas.

O Parecer de Auditoria é o documento que representa a opinião do auditor sobre a exatidão e regularidade (ou não) da gestão e a adequacidade (ou não) das peças examinadas. Assinale a alternativa incorreta sobre o assunto:

  • A.

    o Parecer Pleno será emitido quando o Auditor formar a opinião de que na gestão dos recursos públicos foram adequadamente observados os princípios da legalidade, legitimidade e economicidade.

  • B.

    o Parecer Restritivo será emitido quando o Auditor constatar falhas, omissões ou impropriedades de natureza formal no cumprimento das normas e diretrizes governamentais, quanto à legalidade, legitimidade e economicidade e que, pela sua irrelevância ou imaterialidade, não caracterizam irregularidade de atuação dos agentes responsáveis.

  • C.

    o Parecer de Irregularidade será emitido quando o Auditor verificar a não observância da aplicação dos princípios de legalidade, legitimidade e economicidade, constatando a existência de desfalque, alcance, desvio de bens ou outra irregularidade de que resulte prejuízo quantificável, para a Fazenda Estadual mas que não comprometam, substancialmente, as demonstrações financeiras e a respectiva gestão dos agentes responsáveis, no período ou exercício examinado.

  • D.

    quando o Auditor não obtiver elementos comprobatórios suficientes e adequados, de tal modo que o impeça de formar opinião quanto à regularidade da gestão, a opinião decorrente dos exames fica sobrestada, por prazo previamente fixado para o cumprimento de diligência pelo auditado, o que, mediante novos exames o Auditor emitirá o competente parecer.

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