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A principal finalidade dos papéis de trabalho de auditoria é
suportar com dados a elaboração das demonstrações contábeis da entidade.
registrar as evidências obtidas durante a execução dos trabalhos de auditoria.
fornecer informações a respeito da integridade do controle interno administrativo ao conselho de administração.
oferecer comprovações hábeis ao auditor para a preparação de relatório de exceção.
oferecer dados ao auditor que lhe permita elaborar os demonstrativos contábeis.
São objetivos dos papéis de trabalho do auditor:
servir de base para avaliação de auditoria, auxiliar o contador na execução do trabalho de auditoria, atender às normas contábeis geralmente aceitas
representar na justiça as evidências do trabalho executado, permitir ao contador da companhia auditada o acompanhamento dos trabalhos
acumular provas necessárias para suportar o parecer do auditor, facilitar a revisão dos trabalhos por parte da empresa auditada
representar na justiça as evidências do trabalho executado, acumular provas necessárias para suportar o parecer do auditor
atender às normas contábeis geralmente aceitas, permitir ao contador da companhia auditada o acompanhamento dos trabalhos
De acordo com a NBC-T-IT-02 – Papéis de Trabalho e Documentação de Auditoria, do Conselho Federal de Contabilidade:
os papéis de trabalho são de propriedade exclusiva do auditor.
os papéis de trabalho devem ser mantidos em custódia por 4 anos.
as informações em filmes ou meios eletrônicos não se constituem em papéis de trabalho
a natureza da atividade da entidade não altera a forma dos papéis de trabalho
os papéis de trabalho são de propriedade da empresa auditada
O documento emitido pelos administradores da entidade auditada e endereçado ao auditor independente, confirmando as informações e dados fornecidos ao auditor, as bases de preparação, apresentação e divulgação das demonstrações contábeis submetidas à auditoria, denomina-se:
Assinale a opção que não se refere ao objetivo de obtenção, pelo auditor independente, da carta de responsabilidade da administração.
Atendimento às normas de auditoria independente.
Delimitação de responsabilidade do auditor e da administração.
Obtenção de evidências de auditoria por escrito.
Esclarecimento de pontos não constantes nas demonstrações contábeis.
Confirmação da exatidão e fidedignidade dos números.
O auditor independente constatou, durante seus trabalhos de campo, que uma contingência ativa, provável e estimada, não constava nos registros contábeis da entidade auditada. Nesse caso, o auditor deve emitir um parecer
sem ressalva.
com ressalva.
adverso.
com negativa de opinião.
com abstenção de opinião.
Após a data de fechamento, mas antes da emissão de seu parecer, o auditor independente constatou que a matriz da empresa que ele audita requereu concordata. Esse fato pode afetar a continuidade operacional de seu cliente que é dependente financeiramente da matriz. A administração da empresa apresentou adequada interpretação nas demonstrações contábeis; diante dessa situação, o auditor deve emitir um parecer
com ressalva e parágrafo de ênfase.
com abstenção de opinião.
adverso com parágrafo de descontinuidade.
sem ressalva com parágrafo de ênfase.
de incerteza com parágrafo de descontinuidade.
Quando um auditor conclui que as demonstrações contábeis "apresentam adequadamente" ou "apresentam adequadamente, em todos os seus aspectos relevantes", de acordo com a estrutura conceitual identificada para relatórios contábeis, que tipo de parecer é este?
Parecer adverso
Parecer modificado.
Parecer sem ressalvas.
Parecer com fins especiais.
Parecer com ressalvas.
Analise a situação abaixo:
A auditoria das demonstrações contábeis da Empresa Mercúrio Indústria Hospitalar S.A., relativas ao ano findo em 31/12/X8 comprovou satisfatoriamente todas as transações, exceto pelo fato de que, não obteve respostas para a circularização das contas a receber. Os registros da companhia não permitiram a aplicação de procedimentos alternativos de auditoria para esse grupo de contas do balanço patrimonial, considerado pela avaliação dos auditores, como relevante.
O parecer de auditoria aplicável à situação é:
parcial.
sem ressalvas.
com abstenção de opinião.
com ressalvas.
O Parecer de Auditoria é o documento que representa a opinião do auditor sobre a exatidão e regularidade (ou não) da gestão e a adequacidade (ou não) das peças examinadas. Assinale a alternativa incorreta sobre o assunto:
o Parecer Pleno será emitido quando o Auditor formar a opinião de que na gestão dos recursos públicos foram adequadamente observados os princípios da legalidade, legitimidade e economicidade.
o Parecer Restritivo será emitido quando o Auditor constatar falhas, omissões ou impropriedades de natureza formal no cumprimento das normas e diretrizes governamentais, quanto à legalidade, legitimidade e economicidade e que, pela sua irrelevância ou imaterialidade, não caracterizam irregularidade de atuação dos agentes responsáveis.
o Parecer de Irregularidade será emitido quando o Auditor verificar a não observância da aplicação dos princípios de legalidade, legitimidade e economicidade, constatando a existência de desfalque, alcance, desvio de bens ou outra irregularidade de que resulte prejuízo quantificável, para a Fazenda Estadual mas que não comprometam, substancialmente, as demonstrações financeiras e a respectiva gestão dos agentes responsáveis, no período ou exercício examinado.
quando o Auditor não obtiver elementos comprobatórios suficientes e adequados, de tal modo que o impeça de formar opinião quanto à regularidade da gestão, a opinião decorrente dos exames fica sobrestada, por prazo previamente fixado para o cumprimento de diligência pelo auditado, o que, mediante novos exames o Auditor emitirá o competente parecer.
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