Lista completa de Questões de Auditoria do ano 0000 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Durante o acompanhamento de um inventário físico de estoques, o auditor deve efetuar o cut-off para:
determinar o momento em que os registros contábeis auxiliares, bem como os documentos com eles relacionados, refletem o levantamento do inventário.
comprovar que efetivamente todos os itens a serem inventariados estão adequadamente acondicionados no almoxarifado da empresa.
determinar o momento em que as três últimas compras e as três últimas vendas de mercadorias ocorreram durante o inventário.
comprovar que os procedimentos adotados pela administração para a contagem de estoques são adequados às práticas usuais.
comprovar que os documentos de compras de mercadorias estão suportados por documentação suporte às necessidades da empresa.
Durante o trabalho final de auditoria, o auditor identificou algumas diferenças numéricas em determinadas áreas testadas. Assinale, entre os pontos relacionados abaixo, o de maior relevância.
Diferença de 2% no valor da depreciação anual do imobilizado.
Ausência de apropriação pro-rata temporis de receita financeira.
Diferença de 5% no valor da provisão para devedores duvidosos.
Ausência de contratos de seguros dos veículos e caminhões.
Diferença de 5%, considerado imaterial, de conciliação bancária.
A Cia. Miudezas vende, em média, 70% de seus produtos a prazo e possui cerca de 5 mil clientes. O perfil de seus clientes é o de pessoas que possuem renda familiar de até 10 salários mínimos. Na análise da constituição de provisão para devedores duvidosos do saldo de clientes da Cia. Miudezas, o auditor deve
circularizar um percentual significativo de clientes, questionando quanto à posição em atraso e suas justificativas.
analisar individualmente o máximo possível a carteira de clientes da empresa e tirar suas conclusões pessoais.
segregar a carteira de clientes em função de períodos de contas vencidas, medindo tendências e probabilidades de perdas.
efetuar testes globais sobre o saldo de clientes, uma vez que as perdas efetivas do setor variam de 5 a 10 % das vendas.
estabelecer um valor adicional de provisão para cobrir perdas prováveis, de modo que não afete o fluxo de caixa projetado.
A responsabilidade do auditor independente sobre as demonstrações contábeis é até
a data base das demonstrações contábeis.
o último dia de serviço da equipe de campo.
a data de assinatura do parecer de auditoria.
a data da carta de responsabilidade da administração.
a data de publicação das demonstrações contábeis.
O auditor independente foi contratado apenas para opinar sobre o balanço patrimonial da empresa "ABC". O auditor não encontrou nenhuma restrição ao acesso de informações e registros, e todos os procedimentos julgados necessários foram efetuados. Nesse caso, o trabalho do auditor caracterizase
pela extensão limitada de seu objetivo.
pelo objetivo limitado de seu trabalho.
pela abstenção de outros demonstrativos.
por uma ressalva de escopo.
pela limitação de escopo.
De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade, descritas na Resolução CFC nº 986/03, em seu tópico "Conceituação e Objetivos da Auditoria Interna", qual é a finalidade do trabalho de auditoria interna?
Dar subsídios aos clientes da organização.
Auxiliar os fornecedores na tomada de decisão
Manter e promover os funcionários.
Aperfeiçoar e dinamizar o mercado de trabalho.
Agregar valor ao resultado da organização.
Que aspecto deve ser abordado em um relatório de auditoria interna, conforme a resolução CFC nº 986/03, no seu capítulo 12.3, item 12.3.2?
O processo de terceiros.
O total de horas a serem incorridas.
A metodologia adotada.
O risco associado ao fato duvidoso.
Recomendação baseada em diálogos informais.
A Resolução CFC nº 986/03, em seu capítulo 12.3 – Normas Relativas ao Relatório da Auditoria Interna, estabelece a finalidade do relatório de auditoria. Com base neste capítulo, assinale qual das alternativas a seguir é a correta:
"O relatório é o documento pelo qual a Auditoria Interna apresenta o resultado dos seus trabalhos, devendo ser redigido com objetividade e imparcialidade, de forma a expressar, claramente, suas conclusões, recomendações e providências a serem tomadas pela administração da entidade".
"O relatório é o documento pelo qual a Auditoria Interna apresenta o resultado dos seus trabalhos, devendo ser redigido com objetividade e imparcialidade, de forma a expressar, com limitações, suas conclusões, recomendações e providências a serem tomadas pela administração da entidade".
"O relatório é o documento pelo qual a Auditoria Interna apresenta o resultado dos seus trabalhos, devendo ser redigido parcialmente e com imparcialidade, de forma a expressar, claramente, suas conclusões, recomendações e providências a serem tomadas pela administração da entidade".
"O relatório é o documento pelo qual a Auditoria Interna apresenta o resultado dos seus trabalhos, devendo ser redigido com objetividade e imparcialidade, de forma a expressar, claramente, suas conclusões, recomendações e providências a serem tomadas pelos fornecedores".
"O relatório é o documento pelo qual a Auditoria Interna apresenta as horas incorridas dos seus trabalhos, devendo ser redigido com objetividade e parcialidade, de forma a expressar, claramente, suas conclusões, recomendações e providências a serem tomadas pela administração da entidade".
Qual é a principal finalidade do trabalho de auditoria interna?
Avaliar a qualidade e aderência às normas da empresa no que se refere aos procedimentos operacionais e controles internos exercidos por terceiros que não prestam serviço à empresa.
Atestar a qualidade dos valores irrelevantes nos demonstrativos financeiros e contábeis da empresa.
Avaliar a qualidade e aderência às normas da empresa no que se refere aos procedimentos operacionais e controles internos exercidos pela empresa
Verificar a pontualidade dos funcionários e o cumprimento das suas tarefas, bem como identificar fraudes.
Constatar a aplicação das punições adequadas, quando uma fraude é apurada.
Método gráfico de demonstrar pormenores das atividades, fornecendo uma visão geral e concisa do mesmo. Facilita a análise, o acompanhamento e a atualização das rotinas registradas, bem como auxilia a Auditoria Interna no entendimento dos processos executados pela empresa. Esta definição refere-se a um:
fluxograma.
organograma.
programa de Auditoria.
modelo de Gestão.
índice funcional.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...