Lista completa de Questões de Auditoria do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Auditoria - Planejamento, Relevância, Risco de Auditoria e Controles Internos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A respeito de auditorias interna e externa e da avaliação dos controles internos, julgue os próximos itens.
O planejamento do trabalho dos auditores independentes não deve levar em conta a existência e a participação de auditores internos. Em contrapartida, a auditoria independente deve orientar seus trabalhos para as áreas indicadas e priorizadas pela auditoria interna.
Auditoria - Planejamento, Relevância, Risco de Auditoria e Controles Internos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A respeito de auditorias interna e externa e da avaliação dos controles internos, julgue os próximos itens.
Para avaliar a eficácia da configuração ou da operação de controles internos, a evidência obtida indiretamente, pela formulação de perguntas, fornece mais segurança que a obtida diretamente, por meio de observação pelo auditor.
Auditoria - Planejamento, Relevância, Risco de Auditoria e Controles Internos - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2007
Assinale a afirmativa CORRETA:
O controle contábil compreende o plano de organização e todos os métodos e procedimentos referentes principalmente à eficiência operacional e a obediência às diretrizes administrativas que normalmente se relacionam apenas indiretamente com os registros contábeis e financeiros.
O controle interno compreende o plano de organização e todos métodos e medidas adotados numa empresa para proteger seu ativo, verificar a exatidão e a fidedignidade de seus dados contábeis, incrementar a eficiência operacional e promover a obediência às diretrizes administrativas estabelecidas.
O controle interno administrativo compreende o plano de organização e todos os métodos e procedimentos referentes diretamente relacionados com a salvaguarda do ativo e a fidedignidade dos registros financeiros.
A avaliação dos controles internos visa supervisionar todo o trabalho de auditoria, desde seu planejamento até a emissão do parecer e o conseqüente acompanhamento dos resultados.
Auditoria - Planejamento, Relevância, Risco de Auditoria e Controles Internos - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
O auditor está elaborando seu planejamento de auditoria para a empresa NovaData S.A, cliente novo da carteira. Em seu planejamento inclui:
I. Ter conhecimento detalhado das práticas contábeis adotadas pela entidade e seu grau de confiabilidade.
II. Identificar a existência de entidades associadas, filiais e partes relacionadas.
III. A forma de utilização dos trabalhos de outros auditores independentes, especialistas e auditores internos.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Auditoria - Planejamento, Relevância, Risco de Auditoria e Controles Internos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens subseqüentes, a respeito da execução do trabalho de auditoria.
De acordo com a estrutura conceitual da análise de risco do tipo COSO, é imprescindível a existência de controles internos para o cumprimento das metas e objetivos da entidade. Caso se detecte potencial de risco na obtenção desses objetivos, poderá o controle interno atuar como a auditoria interna.
Auditoria - Planejamento, Relevância, Risco de Auditoria e Controles Internos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Um dos objetivos fundamentais da auditoria é a avaliação dos controles internos dos órgãos e entidades sob exame. Somente por meio do conhecimento da efetiva estruturação e funcionamento desses controles, poderá o auditor fundamentar, com a devida segurança, a sua avaliação sobre a gestão examinada. Considerando as práticas de auditoria governamental, julgue os itens subseqüentes.
O planejamento de auditoria objetiva a elaboração do programa de auditoria. Nessa fase, a equipe de auditoria deve buscar, por meio de fontes internas e externas, elementos que permitam o pleno conhecimento da organização que se vai auditar. Como exemplo de fontes internas citam-se as secretarias de controle externo e a secretaria de controle interno.
Auditoria - Planejamento, Relevância, Risco de Auditoria e Controles Internos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Acerca das normas de auditoria do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), julgue os itens subseqüentes
O auditor independente deve, no planejamento da auditoria, considerar a ocorrência de fatos relevantes que possam afetar a entidade e a sua opinião sobre as demonstrações contábeis. O auditor independente deve, na fase de execução, efetuar a avaliação dos riscos de auditoria para que os trabalhos transcorram adequadamente, evitando a apresentação de informações errôneas no parecer de auditoria.
A técnica de auditoria denominada rastreamento consiste em
corte interruptivo das operações ou transações para apurar, de forma seccionada, a dinâmica de um procedimento, representando a "fotografia" do momento- chave de um processo.
investigação minuciosa, com exame de documentos, setores, unidades, órgãos e procedimentos interligados, visando dar segurança à opinião do responsável pela execução do trabalho sobre o fato observado.
cotejamento de informações obtidas de fontes independentes, autônomas e distintas, no interior da própria organização, com o objetivo de procurar a consistência mútua entre diferentes amostras de evidência.
verificação dos registros constantes de controles regulamentares, relatórios sistematizados, mapas e demonstrativos formalizados, elaborados de forma manual ou por sistemas informatizados.
revisão das memórias de cálculos ou a confirmação de valores por meio do cotejamento de elementos numéricos correlacionados, de modo a constatar a adequação dos cálculos apresentados.
Com relação à utilização de técnicas de amostragem pelo auditor, pode-se afirmar que:
somente são considerados como métodos de seleção de amostra válidos, os estatísticos.
não é permitida a estratificação da amostra para determiná- la.
a seleção da amostra deve ser feita sempre de forma sistemática e não permitindo intervalos constantes entre as transações.
são fatores a serem considerados: o erro tolerável e o erro esperado.
sendo aplicado técnicas de amostragem, não há necessidade de proporcionar evidência.
O auditor, ao realizar seus testes, procedeu à confrontação física dos estoques com os relatórios contábeis, solicitou junto aos advogados da empresa a identificação das contingências trabalhistas e qual o valor das causas. Pediu ainda para o fornecedor Tolerância S.A. confirmar o saldo que ele tinha a receber da empresa naquela data. Os testes aplicados objetivam concluir, respectivamente, quanto a
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...