Lista completa de Questões de Auditoria do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
De modo diferente do auditor externo, o auditor interno é um empregado da empresa, o que lhe permite, em decorrência, maior dedicação para realizar o seu trabalho. Além dessa, outra diferença do trabalho do auditor interno em relação ao auditor externo é:
emitir opinião fundamentada sobre as demonstrações contábeis.
utilizar testes que visam a identificar erros que possam alterar substancialmente as demonstrações.
verificar a necessidade de aprimorar normas operacionais.
A respeito de auditorias interna e externa e da avaliação dos controles internos, julgue os próximos itens.
Uma das áreas em que atuam preferencialmente os auditores internos é a auditoria operacional, que envolve a obtenção e avaliação de evidências a respeito da eficiência e da eficácia das atividades operacionais de uma entidade em comparação com objetivos estabelecidos.
A respeito de auditorias interna e externa e da avaliação dos controles internos, julgue os próximos itens.
Em uma revisão de transação efetuada por meio de fluxograma, a identificação dos pontos fracos permite avaliar riscos significativos de erros mediante a realização de testes substantivos.
A propósito dos relatórios de auditoria, julgue os itens subseqüentes.
O relatório da auditoria interna que contenha recomendações resultantes de irregularidades constatadas somente será encaminhado ao setor onde as mesmas tenham sido cometidas mediante autorização do solicitante do trabalho.
Com relação à auditoria, julgue os itens seguintes.
Uma importante distinção entre auditoria interna e externa nas sociedades anônimas é que a primeira se reporta à diretoria, e a segunda, ao conselho de administração.
Com relação à auditoria, julgue os itens seguintes.
Uma das características das funções da auditoria interna é a revisão periódica do programa de trabalho dos auditores externos, entre outras razões, para evitar a duplicação de esforços e recursos.
Acerca da auditoria no setor público federal, bem como à administração da função de auditoria, julgue os itens que se seguem.
É responsabilidade da auditoria interna fazer periodicamente uma avaliação dos controles internos. Nesse sentido, é correto afirmar que a auditoria interna representa um controle interno.
Fundamentado no conceito de fraude e de erro estabelecido pelo Conselho Federal de Contabilidade:
I. O setor financeiro da empresa contratou empréstimo com carência de um ano, com juros de 4% a.a. e a analista do setor, cadastrou no sistema de reconhecimento dos encargos financeiros 4% ao mês, fazendo com que o sistema reconhece-se contabilmente, juros durante os doze meses na contabilidade da empresa, reduzindo o seu resultado.
II. O Diretor de Recursos Humanos da Empresa, tendo que contabilizar a saída de valores para o pagamento de funcionário, não registrado na empresa, efetuou um adiantamento de viagem em seu nome para obter os recursos do pagamento. Posteriormente baixou o adiantamento com notas de combustível e de táxi, visto que o seu cargo tem o benefício de reembolso destas despesas.
III. O almoxarifado recebeu ordens do departamento de faturamento/vendas, para agilizar a entrega de mercadorias ao consumidor em situações que o cliente não deseje levar a nota fiscal, recomendando que aquela unidade administrativa, guarde o documento e utilize-o para outra venda posterior, economizando assim tempo e gastos com impressos.
Estas afirmações referem-se, respectivamente, a
fraude, erro, fraude.
erro, fraude, fraude.
erro, erro, erro.
erro.erro,fraude.
fraude, fraude, erro.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
De acordo com as normas de Auditoria, o termo fraude refere-se a ato intencional de omissão ou manipulação de transações, adulteração de documentos, registros e demonstrações contábeis. O termo erro refere-se a ato não-intencional na elaboração de registros e demonstrações contábeis que resulte em incorreções dele. Marque a alternativa que caracteriza, respectivamente, um ato de fraude e um ato de erro:
Apropriação indébita de ativos e supressão ou omissão de transações nos registros contábeis.
Aplicação de práticas contábeis indevidas e aplicação incorreta das normas contábeis.
Apropriação indébita de ativos e aplicação de práticas contábeis indevidas.
Aplicação incorreta das normas contábeis e interpretação errada das variações patrimoniais.
Motivam as fraudes em contabilidade as intenções de lesão de interesses alheios. Das situações a seguir, assinale a que não caracterizaria fraude, segundo o entendimento do CFC.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...