Questões de Auditoria do ano 2007

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As estimativas contábeis são utilizadas na definição do volume das provisões a serem constituídas, dessa forma pode-se afirmar que são de responsabilidade

  • A. do auditor, tendo os advogados que ter conhecimentos suficientes sobre os controles, procedimentos e métodos utilizados pela entidade na determinação dos valores.
  • B. da administração, tendo os advogados que ter conhecimentos suficientes sobre os controles, procedimentos e métodos utilizados pela entidade na determinação dos valores, informando os auditores.
  • C. da administração, tendo o auditor que ter conhecimentos suficientes sobre os controles, procedimentos e métodos utilizados pela entidade na determinação dos valores.
  • D. do auditor, tendo a empresa que ter conhecimentos suficientes sobre os controles, procedimentos e métodos utilizados pela entidade na determinação dos valores.
  • E. dos advogados ou assessores jurídicos, tendo a empresa que ter conhecimentos suficientes sobre os controles, procedimentos e métodos utilizados pela entidade na determinação dos valores.

Com relação à auditoria, julgue os itens seguintes.

As normas de auditoria, diferentemente dos procedimentos, são claramente estabelecidas, têm aplicação geral e não admitem desvios, possibilitando, com isso, o controle da qualidade dos exames e relatórios.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considera-se conduta (s) ética (s) do auditor com relação a seu trabalho:

  • A.

    utilizar informações obtidas na realização do trabalho de auditoria para decidir o momento de comprar ações da empresa na bolsa de valores.

  • B.

    divulgar negócios estratégicos da empresa para permitir que os acionistas e demais interessados do mercado saibam como os negócios estão sendo conduzidos.

  • C.

    guardar informações que sejam consideradas pela legislação societária relevantes para o mercado acionário.

  • D.

    aplicar procedimentos contábeis que melhorem os valores dos ativos e reconheça somente as exigibilidades, deixando as incertezas sem registrar.

  • E.

    manter sigilo profissional das informações a que tiver acesso, somente disponibilizando mediante ordem judicial.

Analise:

I. Papéis de trabalho são documentos que fundamentam as informações obtidas nos trabalhos de auditoria e fiscalização governamental efetuados pelo Sistema de Controle Interno.

II. Os arquivos correntes de papéis de trabalho devem conter assuntos que forem de interesse para consulta sempre que se quiserem dados sobre o sistema, área ou unidade objeto de controle.

III. Os arquivos permanentes de papéis de trabalho devem conter o programa de auditoria e fiscalização, o registro dos exames feitos e as conclusões resultantes desses trabalhos.

IV. Os papéis de trabalho devem ter abrangência e grau de detalhe suficientes para propiciar o entendimento e o suporte da atividade de controle executada.

É correto o que consta APENAS em

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e IV.

  • C.

    II e III.

  • D.

    II e IV.

  • E.

    III e IV.

Os papéis de trabalho representam o registro de todas as evidências obtidas ao longo da execução de um serviço de auditoria. Considerando os principais objetivos desses documentos, julgue os itens a seguir.

I Por serem de uso privativo, tais documentos não são relevantes no caso de substituição dos auditores.

II Os papéis de trabalho devem ser mantidos sob a custódia do auditor até a realização da próxima auditoria, quando, então, poderão ser destruídos.

III O conteúdo dos papéis de trabalho é importante para comprovar a realização do trabalho e fundamentar o parecer do auditor.

Assinale a opção correta.

  • A. Apenas um item está certo.
  • B. Apenas os itens I e II estão certos.
  • C. Apenas os itens I e III estão certos.
  • D. Apenas os itens II e III estão certos.
  • E. Todos os itens estão certos.

Com relação aos papéis de trabalho, pode-se afirmar que

  • A. devem ter grau de detalhe e abrangência que sejam suficientes para o entendimento e suporte da auditoria executada.
  • B. somente podem ser considerados como papéis de trabalho da auditoria externa aqueles elaborados pelo seu quadro de funcionários.
  • C. não servem como prova judicial, uma vez que nem sempre são baseados em documentos legais.
  • D. só possuem valor quando registrados em cartório e reconhecidos como legítimos.
  • E. sempre devem ser apresentados como papéis impressos, para que sejam reconhecidos como prova.

Os papéis de trabalho constituem a documentação preparada pelo auditor ou fornecida a este na execução da auditoria. Eles integram um processo organizado de registro de evidências da auditoria, por intermédio de informações em papel, meios eletrônicos ou outros que assegurem o objetivo a que se destinam. É FALSA a afirmação:

  • A. A confidencialidade dos papéis de trabalho é dever permanente do auditor
  • B. Os papéis de trabalho são de propriedade exclusiva do auditor. Partes ou excertos destes podem, a critério do auditor, ser postos à disposição da entidade.
  • C. Os papéis de trabalho, apesar de permanecerem sob a guarda do auditor, são propriedade da entidade auditada.
  • D. O auditor deve adotar procedimentos apropriados para manter a custódia dos papéis de trabalho pelo prazo de cinco anos, a partir da data de emissão do seu parecer
  • E. Os papéis de trabalho quando solicitados por terceiros somente podem ser disponibilizados após autorização formal da entidade auditada

Os papéis de trabalho

I. não são de propriedade exclusiva do auditor, que deverá entregá-los à administração da entidade auditada após o final de seus trabalhos, para que esta possa avaliar o seu conteúdo;

II. podem ser utilizados para fins legais, além de serem indispensáveis à realização da auditoria, pois constituem meio de prova para consubstanciar as conclusões do relatório do auditor;

III. devem registrar informações relativas ao planejamento da auditoria, aos procedimentos a serem adotados, à oportunidade e extensão dos mesmos;

IV. permanentes têm utilidade apenas em relação a um determinado exercício da entidade auditada, como é o caso dos extratos bancários e mapas de inventários.

Está correto o que se afirma SOMENTE em

  • A. I e II.
  • B. I e IV.
  • C. II e III.
  • D. II e IV.
  • E. II, III e IV.

A empresa Previdência S.A. contratou atuário autônomo para refazer os cálculos de seus planos de aposentadoria, utilizando uma nova tábua de mortalidade. O auditor ao concluir seus trabalhos ressalva o parecer, em decorrência de divergências relativas aos critérios adotados pelo atuário. Assim o auditor poderá:

  • a.

    manter sigilo com relação ao especialista, contratado pela empresa, não podendo mencionar no parecer.

  • b.

    fazer menção ao trabalho do especialista em seu parecer.

  • c.

    ser obrigado a refazer o trabalho do especialista registrando no balanço os valores corretos.

  • d.

    emitir parecer conjunto com o especialista, conciliando as duas posições.

  • e.

    exigir que a empresa faça a evidenciação em nota explicativa, sem menção no parecer.

Julgue o item subseqüente, a respeito do tipo de parecer do auditor.

Considere que um auditor tenha sido contratado para examinar as demonstrações financeiras da sociedade controladora de um grupo. As demonstrações das controladas já haviam sido examinadas por outros auditores. Nesse caso, o auditor contratado deverá emitir parecer com negativa de opinião ou, pelo menos, com ressalva, dada a limitação no escopo do exame.

  • C. Certo
  • E. Errado
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