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De acordo com o COSO, o gerenciamento de riscos corporativos é constituído de oito componentes interrelacionados. Um deles, realizado por meio de atividades gerenciais contínuas, avaliações independentes ou uma combinação desses dois procedimentos, cuida da integridade do processo de gerenciamento de riscos corporativos, provendo suas alterações, quando necessário. Trata-se da(o):
Avaliação de riscos.
Identificação de eventos.
Atividade de controle.
Monitoramento.
Fixação de objetivos.
Acerca da aplicação da estrutura conceitual de análise de risco, é correto afirmar que
o gerenciamento de riscos corporativos é um processo em série, por meio do qual um componente afeta apenas o próximo, e assim sucessivamente.
uma fórmula bem sucedida de gerenciamento de riscos pode ser replicada de maneira homogênea entre diversas organizações, desde que elas atuem em campos semelhantes.
o controle interno, dado seu caráter fiscalizador, não pode ser tido como parte integrante do gerenciamento de riscos corporativos.
um eficaz gerenciamento de riscos corporativos dita não só os objetivos que a administração deve escolher, mas também sua estratégia.
o fato de um agente externo contribuir diretamente para que uma organização alcance seus objetivos não o torna parte do gerenciamento de riscos corporativos.
A atividade da Auditoria Interna está estruturada em procedimentos com enfoque técnico, objetivo, sistemático e disciplinado. (NBC TI 01).
Segundo a legislação em vigor, afirma-se que a finalidade da auditoria interna éagregar valor ao resultado da organização, apresentando subsídios para o aperfeiçoamento dos processos, da gestão e dos controles internos, por meio da recomendação de soluções para as não conformidades apontadas nos relatórios.
apontar as dificuldades de gerenciamento encontradas, propondo metodologias de trabalho que favoreçam o atendimento às normas tributárias, trabalhistas e previdenciárias.
analisar formas de desvio referentes ao cumprimento das normas legais, sem que os órgãos pertinentes identifiquem possíveis fraudes ou erros.
apresentar técnicas de aperfeiçoamento do processo que envolvam o gerenciamento da empresa, visando ao aumento do lucro, independente das normas legais exigidas.
organizar a documentação que envolve o sistema de controle dos processos, aplicando a metodologia de trabalho conforme o auditor julgar pertinente, visando à maximização dos resultados.
Os exames e as investigações constituem os procedimentos de Auditoria Interna, incluindo os testes de observância que facilitam o trabalho de auditor.
A verificação de registros, de documentos e de ativos intangíveis, na realização dos testes de observância, é conhecida por procedimento deobservação
investigação
confirmação
inspeção
execução
No caso de identificar inconsistências que necessitem de providências imediatas, o auditor interno de uma empresa deve avaliar a necessidade de emissão de relatório parcial.
Quanto ao sigilo das informações, o relatório da auditoria interna deve serarquivado, ficando disponível para consulta dos usuários, sejam eles internos ou externos.
apresentado a quem tenha solicitado o trabalho ou a quem o solicitante autorizar, devendo ser preservada a confidencialidade do conteúdo.
apresentado a todos os profissionais envolvidos na gestão e na operação das atividades da empresa, sem autorização do solicitante.
entregue a quem solicitou, não podendo o auditor manter cópia do documento emitido, mas devendo entregar cópia ao fisco.
eliminado logo após sua apresentação ao solicitante.
Para definir a amplitude e a época do trabalho a ser realizado, o planejamento da auditoria interna compreende os exames preliminares das áreas, atividades, produtos e processos envolvidos.
Considere as afirmações abaixo sobre os fatores relevantes na execução dos trabalhos de auditoria.
I O conhecimento detalhado da política e dos instrumentos de gestão de riscos da empresa fundamenta o trabalho de auditoria
II A partir do conhecimento detalhado das atividades operacionais e dos sistemas contábil e de controles internos e do grau de confi abilidade da empresa, o parecer do auditor será amparado em legitimidade
III A natureza, a oportunidade e a extensão dos procedimentos de auditoria externa a serem aplicados resultarão em maior agilidade no encerramento da auditoria
IV É relevante a existência de entidades associadas, filiais e partes relacionadas que sejam participantes dos trabalhos de auditoria interna
São corretas as afirmações
I e II, apenas.
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
A empresa realiza procedimentos de auditoria interna. Um desses procedimentos é o teste que visa à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelos sistemas de informação.
Esse teste é conhecido comode observância
aleatório
substantivo
provisório
demonstrativo
O relatório da Auditoria Interna deve ser redigido com objetividade e imparcialidade, para que possa expressar, claramente, suas conclusões e recomendações. Para tal, é necessário que sejam abordados alguns aspectos mínimos.
Dentre os aspectos mínimos listados a seguir, todos necessitam ser abordados, EXCETOa metodologia adotada
o objetivo e a extensão dos trabalhos
os principais procedimentos de auditoria aplicados e sua extensão
os riscos associados aos atos constatados
eventuais limitações ao alcance dos procedimentos de auditoria
No que diz respeito à amostragem estatística em auditoria, o tamanho da amostra exigida é afetado pelo nível de risco de amostragem que o auditor está disposto a aceitar.
Com base no exposto, afirma-se quequanto menor o risco que o auditor está disposto a aceitar, maior deve ser o tamanho da amostra.
quanto maior o risco que o auditor está disposto a aceitar, maior deve ser o tamanho da amostra.
quanto menor o risco que o auditor está disposto a aceitar, menor deve ser o tamanho da amostra.
quanto maior o risco que o auditor está disposto a aceitar, menor deve ser o tamanho da amostra.
independente do tamanho do risco que o auditor está disposto a aceitar, maior deve ser o tamanho da amostra.
O auditor deve comunicar, apropriadamente, as deficiências de controle interno que identificar durante a auditoria aos responsáveis pela administração da entidade.
Uma das formas de deficiência que pode ocorrer é quandohá recusa do parecer contido no relatório do auditor pela empresa auditada.
o controle é planejado, implementado ou operado de tal forma que não se consegue prevenir ou detectar e corrigir as distorções nas demonstrações contábeis.
é necessário realizar o levantamento sobre o sistema bancário, adotado pela instituição financeira com o qual a empresa trabalha.
é identificada a falta do controle necessário sobre os estoques terceiros.
não há registro das responsabilidades do auditor, em contrato, quanto ao tempo de assinatura do parecer final.
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