Lista completa de Questões de Auditoria do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O controle interno divide-se em componentes que fornecem uma estrutura de apoio ao auditor, nos quais são considerados diferentes aspectos que podem afetar a auditoria.
Um dos componentes que fazem parte da estrutura de apoio é o(a)demonstração do valor adicionado
desenvolvimento do plano de recursos humanos
aplicação de atividades fora de controle administrativo
geração de informação fora do ambiente de controle da entidade
processo de avaliação do risco da entidade
Acerca das técnicas de autuação, fiscalização, auditoria, noções de legislação de segurança industrial e análise de riscos, julgue os itens subsequentes.
Evidência em uma auditoria é a informação que pode ser comprovada com base nos fatos obtidos por meio de observação, medição, ensaios e documentos.
Com base no que dispõem as normas fundamentais de auditoria do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal acerca da execução dos trabalhos de auditoria e fiscalização, julgue os itens subsequentes.
Os servidores encarregados de realizar auditorias internas não podem, durante os trabalhos de campo, divulgar as ocorrências identificadas aos responsáveis pelas áreas auditadas, a fim de que se garanta isenção na análise final da auditoria.
Um Auditor independente no curso de seu trabalho na Cia XWZ, verifica que, no decorrer do exercício sob análise, ocorreram prejuízos em função de atos voluntários de omissão e por atos relacionados à má interpretação de normas relativas à atividade da empresa auditada. Em conformidade com as Normas Brasileiras de Contabilidade, tais atos são, respectivamente, caracterizados, como:
erro e fraude.
materiais e formais.
fraude e erro.
formais e fraude.
imateriais e materiais.
Assinale a opção que indica o procedimento a ser adotado pelo órgão de contabilidade quando detectar a prática de ilegalidade nos atos de gestão orçamentária, financeira e patrimonial das unidades administrativas.
Deve encaminhar à autoridade a quem o responsável esteja subordinado os elementos necessários para os procedimentos disciplinares cabíveis.
Representar ao órgão de controle interno para que este proceda ao exame da questão.
Encaminhar ao dirigente máximo do órgão os elementos necessários para abertura do competente processo administrativo disciplinar.
Autuar, ele próprio, o procedimento disciplinar e encaminhá-lo ao superior hierárquico do responsável pelo ato praticado.
Tomar as contas do responsável e comunicar ao órgão de controle interno.
A empresa Condor S.A. atua no segmento de crédito pessoal, com financiamentos de até R$ 30.000,00. Como sua política de análise de crédito é bastante flexível, possui um volume de operações grande, fazendo com que as perdas por inadimplência sejam absorvidas pelas operações. Como a política comercial é atuar junto a grandes lojas de varejo, a empresa concede aos inadimplentes, 80% de perdão nas multas e juros, concedido pelo próprio colaborador no caixa, desde que o cliente venha até as lojas parceiras para quitar os débitos. O auditor constatou que devido à facilidade da concessão dos descontos, os funcionários passaram a se apropriar das quitações em dinheiro feita pelos inadimplentes, dando o desconto e ficando com o dinheiro. Segundo os conceitos de auditoria externa, referida fraude evidencia um risco de
detecção.
controle.
monitoramento.
inerente.
operações.
Atenção: As questões de números 49 e 50 referem-se ao texto abaixo.
Um auditor externo ao proceder a auditoria da empresa Grãos e Cia, constata no ano de 2010, na fase pré-operacional da unidade construída em Palmas, o custo de R$ 18.000.000,00 relativos à terraplanagem do terreno da fábrica. Foram feitos os testes, que evidenciaram que o contrato de serviços de terraplanagem foi realizado com empresa devidamente constituída juridicamente e em atividade normal. O pagamento do serviço contratado foi efetuado à empresa de terraplanagem e comprovado por pagamento eletrônico constante do extrato bancário. O auditor em procedimento complementar e diante da expressividade dos valores foi até a unidade verificar os serviços. Ao indagar alguns funcionários foi informado que o serviço de terraplanagem havia sido feito pela prefeitura da cidade, a qual também doou o terreno a empresa Grãos e Cia. Os funcionários também informaram que nunca esteve na empresa Grãos e Cia qualquer funcionário da empresa de terraplanagem contratada.
A situação evidencia uma operação de
erro contábil e financeiro.
fraude contábil e financeira.
ato incondicional com distorções contábeis e financeiras.
ato condicional, sem efeitos contábeis e financeiros.
falha de governança, sem impacto na auditoria.
Sobre a responsabilidade do auditor em relação à fraude, no contexto da auditoria de Demonstrações Contábeis, assinale a opção incorreta.
As distorções nas demonstrações contábeis podem originar-se de fraude ou erro. O fator distintivo entre fraude e erro está no fato de ser intencional ou não intencional a ação subjacente que resulta em distorção nas demonstrações contábeis.
Embora a fraude constitua um conceito jurídico amplo, para efeitos das normas de auditoria, o auditor está preocupado com a fraude que causa distorção relevante nas demonstrações contábeis.
Devido às limitações inerentes da auditoria, há um risco inevitável de que algumas distorções relevantes das demonstrações contábeis podem não ser detectadas, apesar de a auditoria ser devidamente planejada e realizada de acordo com as normas de auditoria.
O risco do auditor de não detectar uma distorção relevante decorrente de fraude é mais alto do que o risco do auditor de não detectar uma fraude decorrente de erro.
O auditor deve avaliar se variações inesperadas ou usuais que foram identificadas durante a aplicação dos procedimentos de revisão analítica, inclusive aqueles relacionados com o caixa, podem indicar riscos de distorção decorrente de fraude.
Assinale a alternativa correta.
As respostas do Auditor para enfrentar os riscos avaliados de distorção relevante decorrente de fraude no nível das afirmações mantém a natureza dos procedimentos de auditoria.
O Auditor deve tratar os riscos de distorção relevantes decorrentes de fraude avaliados como riscos significativos e obter entendimento dos respectivos controles da entidade, que são relevantes para tais riscos.
o Auditor deve determinar respostas específicas para tratar os riscos avaliados de distorção decorrente de fraude nas demonstrações contábeis.
O Auditor deve tratar os riscos inerentes decorrentes de fraude, avaliados como riscos significativos e obter entendimento dos respectivos riscos de distorção que são relevantes.
As informações colhidas na obtenção de entendimento da entidade e do seu ambiente não interferem na avaliação do risco relacionado com as mudanças significativas nas premissas das estimativas.
Para lidar com riscos avaliados de distorção relevante decorrente de fraude, o auditor independente pode lançar mão dos seguintes procedimentos de auditoria, exceto:
Visitar locais ou executar certos testes de surpresa, sem anúncio prévio.
Rever o nível e a adequação dos relatórios de gastos apresentados pela alta administração.
Executar procedimentos em contas ou outras conciliações elaboradas pela entidade.
Testar a integridade de registros e operações processados em sistema computadorizado.
Buscar evidências de auditoria adicionais em fontes fora da entidade sendo auditada.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...