Lista completa de Questões de Auditoria do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Quando o auditor obtém evidência de auditoria apropriada e suficiente e conclui que as distorções, individualmente ou em conjunto, são relevantes e generalizadas para as demonstrações contábeis, o auditor deve manifestar, no relatório de auditoria, conforme regulamenta a legislação em vigor, a opinião
com ressalva
sem ressalva
verídica
adversa
diversa
Auditoria - Parecer de Auditoria e Opinião do Auditor - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Em relação a controle de qualidade, unidades de auditoria interna e apresentação de resultados dos trabalhos de auditoria, julgue os itens que se seguem.
A avaliação das unidades de auditoria interna das entidades da administração indireta deve ser realizada pelos órgãos e unidades do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, por ocasião das auditorias de gestão, sem prejuízo da avaliação por outras unidades de auditoria interna, denominada revisão pelos pares.
Atenção: As questões de números 55 a 70 referem-se a Contabilidade Geral.
É INCORRETO afirmar:
As demonstrações financeiras das companhias abertas devem ser obrigatoriamente auditadas por auditores independentes registrados na Comissão de Valores Mobiliários.
O auditor deve reduzir o risco de auditoria a zero, e, portanto, obter segurança absoluta de que as demonstrações contábeis estão livres de distorção relevante devido a fraude ou erro.
O objetivo de uma auditoria é aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários.
As demonstrações contábeis sujeitas à auditoria são as da entidade, elaboradas pela administração, com supervisão geral dos responsáveis pela governança.
Risco de auditoria é o risco de que o auditor expresse uma opinião de auditoria inadequada quando as demonstrações contábeis contiverem distorção relevante.
Em relação às normas gerais de Auditoria, assinale a alternativa incorreta.
Se um objetivo em uma Norma Brasileira de Contabilidade Técnica de Auditoria (NBC TA) relevante não pode ser cumprido, o auditor deve avaliar se isso o impede de cumprir os objetivos gerais de auditoria e se isso exige que ele, em conformidade com as NBC TAs, modifique sua opinião ou renuncie ao trabalho.
As NBC TAs não impõem responsabilidades à administração ou aos responsáveis pela governança e não se sobrepõe às leis e regulamentos que governam as suas responsabilidades. Contudo, a auditoria, em conformidade com as normas de auditoria, é conduzida com base na premissa de que a administração e, quando apropriado, os responsáveis pela governança têm conhecimento de certas responsabilidades que são fundamentais para a condução da auditoria.
Para obter segurança razoável, o auditor deve obter evidência de auditoria apropriada e suficiente para reduzir o risco de auditoria a um nível baixo aceitável e, com isso, possibilitar a ele obter conclusões razoáveis e nelas basear a sua opinião.
O auditor não deve exercer julgamento profissional ao planejar e executar a auditoria de demonstrações contábeis.
NÃO representa um requisito necessário para que o auditor possa conduzir adequadamente os trabalhos de asseguração das demonstrações contábeis:
ceticismo profissional.
acesso irrestrito a todas as informações necessárias para fundamentar seu parecer.
julgamento profissional.
corresponsabilidade pela elaboração das demonstrações contábeis da entidade auditada.
obtenção de evidência de auditoria apropriada e suficiente.
Auditoria - Planejamento, Relevância, Risco de Auditoria e Controles Internos - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2012
O Planejamento em auditoria consiste na determinação antecipada dos procedimentos a serem aplicados. Em relação ao Planejamento do Trabalho de Auditoria Interna, é correto afirmar que
Auditoria - Planejamento, Relevância, Risco de Auditoria e Controles Internos - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2012
De acordo com as normas de auditoria, a deficiência de controle interno existe quando
a falta de controle impede o auditor de comunicar aos responsáveis pela governança e à administração outros assuntos sobre controle interno que o auditor tenha identificado durante a auditoria.
há falta de controle ou o controle é planejado, implementado ou operado, de tal forma que não consegue prevenir ou detectar e corrigir, tempestivamente, distorções nas demonstrações contábeis.
o auditor deixa de comunicar, tempestivamente, por escrito, as deficiências significativas de controle interno identificadas durante a auditoria aos responsáveis pela governança.
a auditoria incluiu a consideração do controle interno relevante para a elaboração das demonstrações contábeis com a finalidade de planejar procedimentos de auditoria que são apropriados nas circunstâncias, mas não para fins de expressar uma opinião sobre a eficácia do controle interno.
Auditoria - Planejamento, Relevância, Risco de Auditoria e Controles Internos - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A aceitação e a continuidade do relacionamento com o cliente, a avaliação da conformidade com os requisitos éticos e o entendimento dos termos do trabalho do auditor ocorrem:
na fase da revisão.
na fase do planejamento.
no controle de qualidade.
na discussão do relatório.
no término dos trabalhos.
Auditoria - Planejamento, Relevância, Risco de Auditoria e Controles Internos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Em relação a instrumentos de fiscalização, tipos, escopo e execução de auditorias, julgue os itens seguintes.
O planejamento e a execução de uma auditoria devem ser realizados com base no conceito de materialidade, a fim de que se avaliem o efeito das distorções identificadas em relação às demonstrações contábeis e à formação da opinião expressa no relatório do auditor.
Auditoria - Planejamento, Relevância, Risco de Auditoria e Controles Internos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Em relação ao planejamento de auditorias, julgue os itens que se seguem.
O risco de distorção relevante, que se refere à possibilidade de ocorrência de distorções relevantes em demonstrações contábeis antes da realização de uma auditoria, compõe-se de risco inerente, risco de detecção e risco de controle.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...