Questões de Auditoria do ano 2016

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Nas empresas de auditoria, o monitoramento destina-se a garantir que o controle de qualidade seja efetivo. Para concretizar esse objetivo, o(s) responsável(is) pela execução do monitoramento deve(m)

  • A. requerer que as pessoas que executarão a revisão do controle de qualidade de determinados trabalhos não sejam envolvidas na inspeção desses mesmos trabalhos.
  • B. comunicar os requisitos de independência da empresa a seu pessoal e, quando aplicável, a outras pessoas sujeitas a ela.
  • C. identificar e avaliar circunstâncias e relações que criem ameaças à independência, e tomar as medidas apropriadas.
  • D. aplicar medidas disciplinares contra aqueles que deixarem de cumprir políticas e procedimentos da empresa, especialmente os reincidentes.
  • E. tratar de maneira apropriada as reclamações e alegações de que o trabalho realizado pela empresa não está de acordo com as normas técnicas.

Constitui atribuição do responsável pela supervisão do trabalho de auditoria

  • A. avaliar se o trabalho realizado é compatível com as conclusões obtidas.
  • B. examinar se os objetivos dos procedimentos do trabalho foram alcançados.
  • C. identificar os assuntos que deverão ser submetidos à consulta de membros mais experientes.
  • D. certificar se o trabalho concluído foi realizado de acordo com as normas técnicas.
  • E. verificar se foram levantados assuntos significativos para consideração adicional.

De acordo com os postulados básicos de auditoria governamental, é obrigação dos órgãos de controle externo

  • A. apresentar recomendações acerca de controles inadequados ou inexistentes nas entidades auditadas.
  • B. alertar a autoridade administrativa para que instaure tomada de contas especial em relação a irregularidades conhecidas.
  • C. realizar auditorias solicitadas pelo sistema de controle interno.
  • D. estabelecer, juntamente com a administração, um sistema adequado de controle interno no âmbito da entidade auditada.
  • E. enviar, no caso de auditoria em órgão da administração direta, relatório de auditoria ao titular do Poder Executivo.

Com base nas normas de auditoria governamental relativas a planejamento e execução dos trabalhos, assinale a opção correta.

  • A. Concluída a auditoria, os correspondentes papéis de trabalho ficarão sob a guarda do sistema de controle interno da entidade auditada.
  • B. Na hipótese de suspeita de irregularidades fora do escopo da auditoria em curso, o auditor deverá solicitar ao tribunal de contas a realização de uma nova auditoria para confirmar ou afastar essa suspeita.
  • C. A previsão de auditorias deve ser independente e desvinculada de outras modalidades de fiscalização.
  • D. Na auditoria de regularidade, deve-se verificar a conformidade de leis e regulamentos aplicáveis.
  • E. Por motivos de economia e eficiência, a seleção do objeto de auditoria deve restringir-se aos critérios de relevância e materialidade.

Nos procedimentos analíticos, podem-se incluir informações que se mostrem contraditórias ou inconsistentes com outras informações relevantes ou que produzam valores inesperados.

  • A. física.
  • B. testemunhal.
  • C. por confirmação de terceiros.
  • D. documental.
  • E. analítica.

Na realização de auditoria de uma obra realizada por órgão do estado do Paraná com recursos do próprio estado, os auditores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná constataram a falta dos seguintes documentos de controle: processo licitatório completo; anotações de responsabilidade técnica (ART) dos projetos; documento de designação de fiscal de obras; termo de convênio e as respectivas prestações de contas. Além disso, os documentos que foram apresentados não se encontravam organizados.

Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta acerca das constatações da auditoria.

  • A. Caso os projetos tenham sido realizados por servidores públicos, ficam dispensadas as respectivas ART.
  • B. O documento de designação do fiscal de obras torna-se dispensável desde que o fiscal de contrato tenha sido um servidor público, independentemente de sua formação profissional.
  • C. Todas as obras do estado do Paraná são realizadas mediante aprovação legislativa prévia de termo de convênio, por isso a falta da referida documentação não é justificável.
  • D. A auditoria não deve considerar a falta de organização uma irregularidade, apesar de essa falha dificultar o trabalho dos auditores.
  • E. Caso o contrato da obra tenha sido firmado por dispensa ou inexigibilidade de licitação, os documentos de controle do processo licitatório devem ser substituídos pelos respectivos documentos de dispensa ou inexigibilidade.

O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí obteve autorização para receber uma descentralização de créditos orçamentários para execução de despesas negociadas com o Gabinete do Governo do Estado. O registro desse fato deve ser feito sob a forma de:

  • A. descentralização interna;
  • B. destaque;
  • C. provisão;
  • D. transferência;
  • E. transposição.

De acordo com as Normas internacionais para a prática profissional de auditoria interna, emitidas pelo Institute of Internal Auditors, a avaliação do ambiente de controle é componente essencial para se atingir os principais objetivos do sistema de controle interno. São elementos constituintes do ambiente de controle, EXCETO:

  • A. atividades de controle sobre a tecnologia;
  • B. atribuição de autoridade e responsabilidade;
  • C. estilo operacional da administração;
  • D. integridade e valores éticos;
  • E. políticas e práticas de recursos humanos.

Acerca dos requisitos de controle relativos à execução do trabalho do auditor independente, assinale a opção correta.

  • A. Cada membro da equipe de auditoria deve emitir uma declaração afirmando não ter qualquer impedimento legal e ético em relação aos clientes.
  • B. A identificação do risco de perda de independência é de responsabilidade da entidade auditada.
  • C. É vedada a comunicação entre o auditor e os integrantes da entidade auditada.
  • D. Todos os membros da equipe de auditoria são responsáveis pelo estabelecimento das regras de independência.
  • E. O rol de clientes de uma entidade de auditoria deve ser mantido em sigilo interno e externo a essa entidade.

As regras e os procedimentos relacionados com o controle interno de pessoal das entidades de auditoria independente devem tratar obrigatoriamente

I do conhecimento esperado em relação aos atributos relacionados à atividade de auditoria independente.

II da necessidade de disponibilização, para os auditores, dos sistemas de informação que contenham dados sobre clientes e outras informações relevantes.

III dos programas de graduação científica dos membros da equipe.

IV do monitoramento do cumprimento das políticas de independência.

Estão certos apenas os itens

  • A. I e II.
  • B. I e III.
  • C. III e IV.
  • D. I, II e IV.
  • E. II, III e IV.
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