Questões de Auditoria do ano 2016

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Marque a alternativa correta quanto ao conteúdo da carta de responsabilidade da empresa:

  • A. Mencionar a não necessidade da administração cumprir normas e regulamentos a que ela está sujeita.
  • B. Deve conter as apresentações das demonstrações submetidas para exame de acordo com as normas de auditoria independente das demonstrações.
  • C. Deve conter as apresentações das críticas submetidas para exame em desacordo com as normas de auditoria.
  • D. Mencionar a não necessidade da administração a prevenir erros.
  • E. Deve conter as normas brasileiras de auditoria.

Marque o exemplo correto quanto a diferença entre auditoria interna e externa:

  • A. A auditoria interna é realizada por um ou mais funcionários de dentro da empresa, já a auditoria externa é realizada por um ou mais profissionais autônomos e independentes.
  • B. A auditoria interna busca promover a eficiência operacional e encorajar a aderência às políticas definidas pelas lideranças, a externa busca abrir a mente do Auditor.
  • C. A auditoria interna tende a definir a época em que vai aplicar determinados procedimentos, enquanto a externa busca atender as necessidades próprias.
  • D. A auditoria interna objetiva evitar fraudes, erros, ineficiências e crises no órgão público, enquanto a externa busca mantê-los.
  • E. A auditoria interna busca a redução do nível de incertezas, já a externa se caracteriza pela busca incessante da elevação do nível de incertezas.

É um exemplo de testes de auditoria:

  • A. Revisão analógica.
  • B. Auditoria por teste (amostragem).
  • C. Revisão ao ponto de equilíbrio.
  • D. Auditoria por estimação.
  • E. Revisão intuitiva.

É uma informação relevante para se obter uma amostragem Estatística:

  • A. Escrituração.
  • B. Desvio padrão em um universo uniforme.
  • C. Universo ou população.
  • D. Habilitação.
  • E. Elemento contábil nulo.

A respeito dos procedimentos preliminares de auditoria relacionados à identificação e avaliação de riscos, assinale a opção correta.

  • A. Todas as informações obtidas pelo auditor em auditorias prévias na mesma entidade auditada terão de ser consideradas na avaliação de riscos.
  • B. No exame dos riscos decorrentes do uso da tecnologia de informação, cabe exclusivamente ao auditor a tarefa de verificar a fidedignidade dos relatórios eletrônicos que forem gerados.
  • C. As conclusões e os pareceres da auditoria interna a respeito das demonstrações contábeis são considerados irrelevantes para o auditor independente.
  • D. Os riscos de negócio devem constituir declarações da administração, explícitas ou não, incorporadas às demonstrações contábeis.
  • E. Procedimentos analíticos de avaliação de riscos incluem a análise de informações como, por exemplo, a relação entre compras e volume de produtos em estoque.

Assinale a opção correta, com referência à determinação da materialidade e da relevância no planejamento e na execução da auditoria.

  • A. No caso de entidades com fins lucrativos, as demonstrações contábeis tidas como relevantes para o público em geral podem não ser relevantes para os investidores que fornecem o capital de risco para o empreendimento.
  • B. Na determinação da materialidade, o auditor deve pressupor que os usuários do relatório de auditoria desconhecem os negócios e a atividade da entidade auditada.
  • C. É indispensável determinar um valor mínimo para a classificação de relevância das distorções encontradas.
  • D. Nas auditorias das demonstrações contábeis, a definição de materialidade para entidades públicas segue as mesmas regras e condições adotadas para as entidades privadas.
  • E. Determinada distorção pode ser considerada irrelevante em termos materiais, ainda que afete a decisão de um usuário específico da informação contábil.

No que se refere à documentação de auditoria, assinale a opção correta.

  • A. Discussões entre auditor e administração devem ser mantidas em sigilo, devendo, portanto, ser excluídas da documentação.
  • B. Procedimentos podem ser executados mesmo depois da conclusão do relatório de auditoria, desde que sejam devidamente documentados.
  • C. A documentação de auditoria deve limitar-se aos registros elaborados pelo auditor, para fins de confirmação da autenticidade.
  • D. De acordo com as normas em vigor, os termos arquivo de auditoria e documentação de auditoria são sinônimos.
  • E. Por exigência da preservação probatória estabelecida nas normas de auditoria, a documentação de auditoria deve incluir todos os documentos, inclusive versões superadas de documentos e notas que reflitam entendimento incompleto.

Assinale a opção correta, relativamente aos procedimentos analíticos em trabalhos de auditoria.

  • A. Os procedimentos analíticos, em função do seu caráter detalhista, só devem ser aplicados a pequenos volumes de transações.
  • B. Com o fim de evitar a ocorrência de algum viés em seu trabalho, nos procedimentos analíticos o auditor deve desconsiderar o desempenho de entidades do mesmo setor de atividade da entidade auditada.
  • C. A fim de manter a consistência do relatório, em cada auditoria realizada o auditor deve selecionar um procedimento analítico único e específico para ser executado.
  • D. Os procedimentos analíticos que forem realizados por administradores da própria entidade auditada deverão ser desprezados ou realizados novamente pelo auditor.
  • E. Nos procedimentos analíticos, podem-se incluir informações que se mostrem contraditórias ou inconsistentes com outras informações relevantes ou que produzam valores inesperados.

Uma evidência de auditoria que tenha sido obtida comprovando-se a existência real de recursos humanos, instalações, imóveis ou equipamentos é denominada evidência

  • A. analítica.
  • B. física.
  • C. testemunhal.
  • D. por confirmação de terceiros.
  • E. documental.

No relatório, o auditor deverá especificar, em determinada seção, que a auditoria foi conduzida em conformidade com as normas vigentes e indicar a origem dessas normas. Essa declaração de conformidade normativa deverá constar da seção do relatório de auditoria intitulada

  • A. parágrafo de opinião.
  • B. outras responsabilidades.
  • C. responsabilidades do auditor.
  • D. parágrafo introdutório.
  • E. responsabilidades da administração.
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