Questões sobre Auditoria Governamental

Lista completa de Questões sobre Auditoria Governamental para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Devem ser mantidos à disposição dos órgãos de controle por cinco anos a contar da data de julgamento das contas dos responsáveis pelo Tribunal de Contas da União.

  • A.

    o Programa de Educação Profissional Continuada.

  • B.

    o Exame Nacional de Qualificação Técnica.

  • C.

    o Cadastro Nacional de Auditores Independentes.

  • D.

    a Revisão Externa de Qualidade pelos Pares.

  • E.

    a Supervisão e Controle de Qualidade Externa.

Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta, quanto às Auditorias do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal.

 I - Auditoria Operacional: consiste em avaliar as ações gerenciais e os procedimentos relacionados ao processo operacional, ou parte dele, das unidades ou entidades da administração pública federal, programas de governo, projetos, atividades, ou segmentos destes.

 I - Auditoria de Avaliação da Gestão: consiste em verificar as datas de início e fim da execução de contratos, acordos, convênios ou ajustes.

 III - Auditoria Especial: objetiva o exame de fatos ou situações consideradas relevantes, de natureza incomum ou extraordinária, sendo realizadas para atender determinação expressa de autoridade competente. Classifica-se nesse tipo os demais trabalhos auditoriais não inseridos em outras classes de atividades.

  • A. Apenas as afirmativas I e III estão certas.
  • B. Apenas a afirmativa I está certa.
  • C. Todas as afirmativas estão certas.
  • D. Apenas a afirmativa II está certa.
  • E. Apenas as afirmativas II e III estão certas.

O Relatório é a exposição adequadamente pormenorizada de circunstância, fato ou objeto. É uma forma de comunicação e deve atender à diversas técnicas, exceto:

  • A. ausência de ruído.
  • B. redundância suficiente.
  • C. ser conseqüente (ter lógica, coerência).
  • D. ser conclusivo.
  • E. ser omissivo.

De acordo com as técnicas de elaboração de Relatórios, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta, quanto aos seus atributos.

 I - Extensão: suficiente para atingir o objetivo pretendido e cumprir sua função principal que é informar. Devem ser evitadas lucubrações desnecessárias. Deve-se ter em mente o (a) destinatário (s) do Relatório e assim o tipo e nível de informação requeridos. Esclarecimentos, comprovação, detalhes para consulta opcional, se for o caso, devem ser englobados em Anexos. A eficiência do Relatório pode ser medida pela relação entre a quantidade de informação que este encerra e o número de palavras utilizadas para este fim, e não pelo seu tamanho.

II - Comunicação: correta e agradável; grafia e pontuação correta; tom apropriado; envolvimento lógico e redundância adequada para reforço da clareza. Dar preferência para a forma impessoal ou para a primeira pessoa do plural. A primeira pessoa do singular pode ser adotada em casos especiais. Não usar gíria ou palavras de sentido figurado. Termos em língua estrangeira, quando indispensáveis, deverão ser colocados entre aspas.

III - Objetividade: a matéria relatada deve se cingir ao escopo do Relatório. No caso de ser necessária a abordagem de assuntos paralelos, esta deve ser breve e destacada por parêntese ou em nota de rodapé.

  • A. Apenas as afirmativas I e III estão certas.
  • B. Apenas a afirmativa I está certa.
  • C. Todas as afirmativas estão certas.
  • D. Apenas a afirmativa III está errada.
  • E. Apenas as afirmativas I e II estão erradas.

De acordo com as normas do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, quanto às finalidades e objetivos, assinale a alternativa incorreta:

  • A.

    avaliar a ação governamental, a gestão dos administradores públicos federais e a aplicação de recursos públicos por entidades de Direito Privado, por intermédio da fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial.

  • B.

    avaliar o cumprimento das metas previstas no Plano Plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos da União.

  • C.

    comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e à eficiência da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e entidades da Administração Pública Federal, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado.

  • D.

    exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da União;

  • E.

    apoiar a decisão dos gestores no exercício de sua missão institucional.

Em relação à auditoria no setor governamental, pode-se afirmar que

  • A. a auditoria de conformidade ou de legalidade é a única admitida no setor governamental, muito embora existam outros tipos de auditoria sendo utilizadas de forma experimental.
  • B. a auditoria de natureza operacional consiste na avaliação sistemática dos programas, projetos, atividades e sistemas governamentais.
  • C. o objetivo da auditoria de desempenho operacional é examinar a ação governamental quanto à efetividade dos programas e projetos governamentais.
  • D. o objetivo da avaliação de programa é examinar a ação governamental quanto aos aspectos da economicidade, eficiência e eficácia.
  • E. as causas de práticas antieconômicas e ineficientes não fazem parte do foco da auditoria de desempenho operacional.

Para que o Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, possa atingir as suas finalidades básicas diversas atividades essenciais, exceto:

  • A.

    avaliar o cumprimento das metas do Plano Plurianual.

  • B.

    avaliar a execução dos programas de governo.

  • C.

    avaliar a execução dos orçamentos da União.

  • D.

    avaliar a gestão dos administradores públicos

  • E.

    avaliar a aplicação dos recursos das entidades de Direito Privado.

Sobre o Sistema de Controle Interno Federal, nos termos da Instrução Normativa SFC no 01, de 06/04/2001, é correto afirmar que

  • A. o Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal visa à avaliação da ação governamental, da gestão dos administradores públicos federais e da aplicação de recursos públicos por entidades de Direito Privado, por intermédio da fiscalização contábil, financeira, orçamentária e operacional, não admitidos quaisquer outros tipos de fiscalização.
  • B. a avaliação da aplicação de recursos públicos por entidades de Direito Privado não faz parte do seu rol de competência.
  • C. prestar orientação, consultoria e assessoramento jurídico, fazem parte das atribuições do Controle Interno Federal.
  • D. as atividades do Controle Interno Federal destinamse preferencialmente a subsidiar o exercício da direção superior da Administração Pública Federal, a cargo do Presidente da República.
  • E. a avaliação dos mecanismos de controle social previstos nos respectivos programas de governo não faz parte da competência do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal.

Quanto à abrangência de atuação do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A abrangência de atuação do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal inclui as atividades de gestão das unidades da administração direta, entidades da Administração Indireta Federal, programas de trabalho, recursos e sistemas de controles administrativo, operacional e contábil, projetos financiados por recursos externos, projetos de cooperação junto a organismos internacionais, a aplicação de quaisquer recursos repassados pela União mediante contratos de gestão, transferências a fundo, convênio, acordo, ajuste ou outro instrumento congênere.

II. Estão sujeitos à atuação do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal quaisquer pessoas física ou jurídica, pública ou privada, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores públicos ou pelos quais a União responda, ou que, em nome desta, assuma obrigações de natureza pecuniária, exceto as agências autônomas, executivas e reguladoras.

III. As pessoas física ou jurídica, pública ou privada, sujeitam-se à atuação do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal mediante os processos de Tomada de Contas e Prestação de Contas.

  • A.

    Apenas as afirmativas I e III estão certas.

  • B.

    Apenas a afirmativa I está certa.

  • C.

    Todas as afirmativas estão certas.

  • D.

    Apenas a afirmativa II está certa.

  • E.

    Apenas as afirmativas I e II estão erradas.

Constitui princípio de controle interno administrativo, nos termos da Instrução Normativa SFC no 01, de 06/04/2001:

  • A. Política de pessoal que mantenha a integridade dos servidores, excetuando-se a que contemple a obrigatoriedade de funcionários gozarem férias regularmente.
  • B. Vedação de delegação de poderes, tendo em vista assegurar maior rapidez e objetividade às decisões.
  • C. Segregação de funções  a estrutura das unidades/entidades deve prever a separação entre as funções de autorização/aprovação de operações, execução, controle e contabilização, de tal forma que nenhuma pessoa detenha competências e atribuições em desacordo com este princípio.
  • D. Instruções devidamente formalizadas para atingir um grau de segurança adequado, sendo admitida a informalidade em atos de mera gestão.
  • E. Existência de regimento, estatuto e organograma adequados, sendo necessária apenas a clareza quanto à definição de autoridade e conseqüentes responsabilidades.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...