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A atividade de auditoria executada exclusivamente por servidores em exercício nos órgãos centrais ou setoriais do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal é denominada
Simplificada.
Direta centralizada.
Indireta.
Direta descentralizada.
Integrada.
O requisito que deve ser avaliado para aferir o desempenho da gestão de unidade orçamentária auditada é a
seletividade.
cobertura.
permanência.
estabilidade.
eficiência.
Os procedimentos que visam à obtenção de razoável segurança de que os procedimentos de controle interno estabelecidos pela Administração estão em efetivo funcionamento e cumprimento são denominados
Testes substantivos.
Revisão analítica.
Amostragem estratificada.
Testes de observância.
Exame dos registros.
São considerados os elementos documentais mais importantes do trabalho do servidor do Sistema de Controle Interno:
dos Relatórios.
dos Registros das constatações.
dos Papéis de trabalho.
dos Certificados de regularidade.
dos Correlações de informações obtidas.
O tipo de auditoria cujo objetivo é evidenciar melhorias e economias existentes nos atos efetivos praticados pelos administradores públicos ao gerir uma unidade orçamentária e, ao mesmo tempo, prevenir gargalos que a impeçam de desempenhar adequadamente sua missão institucional é denominado auditoria
Operacional.
Especial.
de Avaliação de Gestão.
Contábil.
de Acompanhamento de Gestão.
Os indicadores de gestão do Sistema de Controle Interno da União são informações obtidas com a aplicação de fórmulas que fornecem indícios de eficiência, eficácia, legalidade e economicidade de como são conduzidas as operações. A eficácia pode ser definida como
a aderência dos atos e fatos de gestão praticados aos normativos legais e técnicos que os regem.
a variação positiva da relação custo/benefício, na qual busca-se a otimização dos resultados com a escolha dos menores custos em relação aos maiores benefícios.
o grau de cumprimento das metas fixadas para um determinado objeto de uma ação em relação ao previsto, em um determinado período.
a medida da relação entre os recursos efetivamente utilizados para a realização de uma meta, frente a padrões estabelecidos.
a capacidade de registrar, fornecer e manter adequadamente os dados, informações e a memória de cálculo utilizados na geração dos próprios indicadores.
É objetivo dos testes de observância nas auditorias do setor público
o exame de processos, atos formalizados e documentos avulsos da entidade auditada que possam comprometer a eficiência e eficácia da gestão.
a observação de atividades que exigem a aplicação de testes flagrantes, com a finalidade de detectar erros e deficiências.
a verificação, junto a fontes externas à entidade auditada, da fidedignidade das observações obtidas internamente.
a obtenção de razoável segurança de que os procedimentos de controle interno estão sendo obedecidos.
o uso de entrevistas e questionários junto ao pessoal da entidade auditada para obtenção de dados e informações.
Nas atividades de auditoria governamental, NÃO se recomenda a utilização de amostragem quando
as características da população forem de fácil mensuração.
a população for considerada muito grande.
o grau de dispersão dos eventos a serem controlados for muito elevado.
há necessidade de baixa precisão nos dados a serem coletados.
a urgência na obtenção das informações necessárias aos controles for pequena.
A materialidade é uma das variáveis básicas utilizadas em todas as fases do processo de planificação dos trabalhos de controle interno de uma unidade orçamentária. Ela pode ser definida como
o quadro de situações críticas efetivas ou potenciais a auditar ou fiscalizar.
a condição imprópria, por ilegalidade, por ineficácia ou por ineficiência, de uma situação gerencial específica da unidade orçamentária.
o montante de recursos orçamentários ou financeiros alocados em um específico ponto de controle objeto dos exames de auditoria ou fiscalização.
a não-aderência normativa e os riscos potenciais a que estão sujeitos os recursos utilizados pela unidade.
o perfil organizado, por área, dos pontos fracos de uma organização, com o objetivo de subsidiar as atividades de auditoria ou de fiscalização.
O documento destinado a dar ciência ao gestor/administrador da área examinada, no decorrer dos exames, das impropriedades ou irregularidades constatadas ou apuradas no desenvolvimento dos trabalhos, com a finalidade de obter a manifestação deles sobre fatos que resultaram em prejuízo à Fazenda Nacional ou de outras situações que necessitem de esclarecimentos formais, é denominado
Parecer com ressalva.
Relatório de auditoria.
Registro de constatações.
Certificado de irregularidade.
Nota.
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