Questões sobre Auditoria Governamental

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A atividade de auditoria executada exclusivamente por servidores em exercício nos órgãos centrais ou setoriais do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal é denominada

  • A.

    Simplificada.

  • B.

    Direta centralizada.

  • C.

    Indireta.

  • D.

    Direta descentralizada.

  • E.

    Integrada.

O requisito que deve ser avaliado para aferir o desempenho da gestão de unidade orçamentária auditada é a

  • A.

    seletividade.

  • B.

    cobertura.

  • C.

    permanência.

  • D.

    estabilidade.

  • E.

    eficiência.

Os procedimentos que visam à obtenção de razoável segurança de que os procedimentos de controle interno estabelecidos pela Administração estão em efetivo funcionamento e cumprimento são denominados

  • A.

    Testes substantivos.

  • B.

    Revisão analítica.

  • C.

    Amostragem estratificada.

  • D.

    Testes de observância.

  • E.

    Exame dos registros.

São considerados os elementos documentais mais importantes do trabalho do servidor do Sistema de Controle Interno:

  • A.

    dos Relatórios.

  • B.

    dos Registros das constatações.

  • C.

    dos Papéis de trabalho.

  • D.

    dos Certificados de regularidade.

  • E.

    dos Correlações de informações obtidas.

O tipo de auditoria cujo objetivo é evidenciar melhorias e economias existentes nos atos efetivos praticados pelos administradores públicos ao gerir uma unidade orçamentária e, ao mesmo tempo, prevenir gargalos que a impeçam de desempenhar adequadamente sua missão institucional é denominado auditoria

  • A.

    Operacional.

  • B.

    Especial.

  • C.

    de Avaliação de Gestão.

  • D.

    Contábil.

  • E.

    de Acompanhamento de Gestão.

Os indicadores de gestão do Sistema de Controle Interno da União são informações obtidas com a aplicação de fórmulas que fornecem indícios de eficiência, eficácia, legalidade e economicidade de como são conduzidas as operações. A eficácia pode ser definida como

  • A.

    a aderência dos atos e fatos de gestão praticados aos normativos legais e técnicos que os regem.

  • B.

    a variação positiva da relação custo/benefício, na qual busca-se a otimização dos resultados com a escolha dos menores custos em relação aos maiores benefícios.

  • C.

    o grau de cumprimento das metas fixadas para um determinado objeto de uma ação em relação ao previsto, em um determinado período.

  • D.

    a medida da relação entre os recursos efetivamente utilizados para a realização de uma meta, frente a padrões estabelecidos.

  • E.

    a capacidade de registrar, fornecer e manter adequadamente os dados, informações e a memória de cálculo utilizados na geração dos próprios indicadores.

É objetivo dos testes de observância nas auditorias do setor público

  • A.

    o exame de processos, atos formalizados e documentos avulsos da entidade auditada que possam comprometer a eficiência e eficácia da gestão.

  • B.

    a observação de atividades que exigem a aplicação de testes flagrantes, com a finalidade de detectar erros e deficiências.

  • C.

    a verificação, junto a fontes externas à entidade auditada, da fidedignidade das observações obtidas internamente.

  • D.

    a obtenção de razoável segurança de que os procedimentos de controle interno estão sendo obedecidos.

  • E.

    o uso de entrevistas e questionários junto ao pessoal da entidade auditada para obtenção de dados e informações.

Nas atividades de auditoria governamental, NÃO se recomenda a utilização de amostragem quando

  • A.

    as características da população forem de fácil mensuração.

  • B.

    a população for considerada muito grande.

  • C.

    o grau de dispersão dos eventos a serem controlados for muito elevado.

  • D.

    há necessidade de baixa precisão nos dados a serem coletados.

  • E.

    a urgência na obtenção das informações necessárias aos controles for pequena.

A materialidade é uma das variáveis básicas utilizadas em todas as fases do processo de planificação dos trabalhos de controle interno de uma unidade orçamentária. Ela pode ser definida como

  • A.

    o quadro de situações críticas efetivas ou potenciais a auditar ou fiscalizar.

  • B.

    a condição imprópria, por ilegalidade, por ineficácia ou por ineficiência, de uma situação gerencial específica da unidade orçamentária.

  • C.

    o montante de recursos orçamentários ou financeiros alocados em um específico ponto de controle objeto dos exames de auditoria ou fiscalização.

  • D.

    a não-aderência normativa e os riscos potenciais a que estão sujeitos os recursos utilizados pela unidade.

  • E.

    o perfil organizado, por área, dos pontos fracos de uma organização, com o objetivo de subsidiar as atividades de auditoria ou de fiscalização.

O documento destinado a dar ciência ao gestor/administrador da área examinada, no decorrer dos exames, das impropriedades ou irregularidades constatadas ou apuradas no desenvolvimento dos trabalhos, com a finalidade de obter a manifestação deles sobre fatos que resultaram em prejuízo à Fazenda Nacional ou de outras situações que necessitem de esclarecimentos formais, é denominado

  • A.

    Parecer com ressalva.

  • B.

    Relatório de auditoria.

  • C.

    Registro de constatações.

  • D.

    Certificado de irregularidade.

  • E.

    Nota.

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