Questões sobre Auditoria Governamental

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Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta, quanto às Auditorias do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal.

I. Auditoria de Avaliação da Gestão: esse tipo de auditoria objetiva as datas de início e fim da execução de contratos, acordos, convênios ou ajustes.

II. Auditoria de Acompanhamento da Gestão: realizada ao longo dos processos de gestão.

III. Auditoria Contábil: compreende o exame dos registros e documentos e na coleta de informações e confirmações, mediante procedimentos específicos, pertinentes ao controle do patrimônio de uma unidade, entidade ou projeto.

  • A.

    Apenas as afirmativas I e III estão certas.

  • B.

    Apenas a afirmativa I está certa.

  • C.

    Todas as afirmativas estão certas.

  • D.

    Apenas a afirmativa II está certa.

  • E.

    Apenas as afirmativas II e III estão certas.

Em relação à postura profissional do servidor do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, considere as seguintes assertivas:

I. Agir com prudência, habilidade e atenção, de modo a reduzir ao mínimo a margem de erro e acatar as normas de ética profissional, o bom senso em seus atos e recomendações, o cumprimento das normas gerais de controle interno e o adequado emprego dos procedimentos de aplicação geral ou específica.

II. Conhecimento técnico e capacidade profissional em função de sua atuação multidisciplinar. Deve possuir um conjunto de conhecimentos técnicos, experiência e capacidade para as tarefas que executa, conhecimentos contábeis, econômicos, financeiros e de outras disciplinas para o adequado cumprimento do objetivo do trabalho.

III. Deve abster-se de intervir em casos onde haja conflito de interesses que possam influenciar o seu trabalho, comunicando o fato aos seus superiores.

É correto o que consta em

  • A. I, II e III.
  • B. I e II, apenas.
  • C. II e III, apenas.
  • D. I e III, apenas.
  • E. I, apenas.

O Relatório é a exposição adequadamente pormenorizada de circunstância, fato ou objeto. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Quanto ao alcance: devem ser preliminares (abrangência ou profundidade restritas); de progresso (relativos a um período; relacionado com períodos anteriores e com o posterior) e finais (completos em si).

II. Quanto às finalidades: informar para efeitos posteriores; manter um repositório de dados e informações de valor técnico, científico ou administrativo.

III. Quanto à periodicidade: constante (anuais, mancais, diários, etc.); variável (circunstanciais mas seqüentes e dependentes); singulares (isolados e independentes).

  • A.

    Apenas a afirmativa III está certa.

  • B.

    Apenas a afirmativa I está certa.

  • C.

    Todas as afirmativas estão certas.

  • D.

    Apenas a afirmativa II está errada.

  • E.

    Apenas as afirmativas I e II estão erradas.

De acordo com as técnicas de elaboração de relatórios, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta, quanto aos seus atributos.

I. Precisão: os informes deverão ser precisos e corretos. Em caso de dúvida insanável ou na falta da comprovação, esta situação deve ser explicitada (cerca de, aproximadamente, segundo fulano, prevê-se que, é provável, etc.).

II. Concluimento: um Relatório deve produzir resultados. A reprovação da essência da mensagem central ao início do Relatório ou nos últimos parágrafos, como fecho do mesmo, facilitará este objetivo.

III. Apresentação: deve ter boa apresentação; limpeza; índice correto; espaçamento das linhas; margens; encadernação (quando for o caso).

  • A.

    Apenas as afirmativas I e III estão certas.

  • B.

    Apenas a afirmativa I está errada.

  • C.

    Todas as afirmativas estão certas

  • D.

    Apenas a afirmativa III está errada.

  • E.

    Apenas as afirmativas I e II estão erradas.

O auditor externo, para elaborar e consubstanciar seu relatório circunstanciado sobre os processos de informação e comunicação, deve avaliar se os processos

  • A. transmitem aos funcionários da direção todas as normas da empresa, de forma escrita.
  • B. estão todos documentados e disponíveis aos funcionários administrativos e da gerência, permitindo a interação entre as diversas atividades de seus funcionários com funcionários de outras áreas.
  • C. permitem que todos os funcionários entendam suas responsabilidades na estrutura de controles internos, bem como a interação de suas atividades com as atividades de outros funcionários.
  • D. elaborados, permitem que a maioria dos funcionários possua o entendimento dos processos da empresa e que suas responsabilidades estejam determinadas por escrito, ainda que os mesmos não tenham sido informados.
  • E. possibilitam que todos os funcionários tenham acesso às normas da empresa, podendo executar qualquer função nos processos e nas atividades da empresa, sem restrição.

Segundo o Decreto Estadual 425, na emissão dos relatórios de auditoria e dos relatórios de atividades de auditoria, inclusive dos resultantes de processos de Tomadas de Contas Especial dos órgãos e entidades auditadas, observar-se-ão os seguintes requisitos:

Com base nas afirmativas acima, assinale a alternativa correta:

  • A. Todas as opções estão corretas.
  • B. Apenas as opções I, IV e VII estão corretas.
  • C. Apenas as opções I, IV, VI e VIII estão corretas.
  • D. Apenas as opções I, II, V e VII estão corretas.
  • E. Apenas as opções I, II, V, e VIII estão corretas.

A Auditoria de gestão tem como objetivos centrais:

  • A. A regularidade das contas, a execução de contratos e convênios e a probidade administrativa.
  • B. A execução de contratos e convênios e a obediência aos princípios fundamentais da contabilidade.
  • C. A privacidade dos dados, a execução de contratos e a obediência aos princípios fundamentais da contabilidade.
  • D. Fatos e situações relevantes, a privacidade dos dados e a obediência aos princípios fundamentais da contabilidade.
  • E. A privacidade dos dados e das contas, a execução de contratos e convênios e a probidade administrativa.

As normas relativas à execução de auditoria governamental estabelecem que o servidor

  • A. está dispensado da detecção e apuração de impropriedades e irregularidades nos procedimentos adotados pela entidade auditada, uma vez que este não é o objetivo primordial de sua atividade.
  • B. deve comunicar tal fato, de imediato e por escrito, ao dirigente do órgão ou entidade examinada, solicitando as providências necessárias, quando houver limitação de sua ação.
  • C. na elaboração de seu programa de trabalho deve evitar a determinação precisa dos objetivos do exame a ser efetuado no órgão auditado, para resguardar sua liberdade de ação.
  • D. na obtenção da evidência deve abster-se de ser conduzido pelos critérios de importância relativa e de níveis de riscos prováveis, já que a auditoria deve ser a mais completa possível.
  • E. quando constatar falhas, omissões ou impropriedades que sejam relevantes e expressivas deverá emitir Certificado de Regularidade com Ressalvas.

Uma auditoria foi realizada com a participação de servidores não lotados nos órgãos e unidades do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, que desempenham atividades de auditoria em quaisquer instituições da Administração Pública Federal ou entidade privada. Esse tipo de auditoria é denominada

  • A. centralizada.
  • B. integrada.
  • C. direta.
  • D. simplificada.
  • E. indireta.

O servidor do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo

  • A. não é obrigado a guardar confidencialidade das informações obtidas.
  • B. deve atuar em auditorias mesmo que haja conflitos de interesses que possam influenciar a imparcialidade de seu trabalho.
  • C. não pode valer-se de informações anteriormente produzidas por outros profissionais do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo, sem a prévia certificação de sua correção.
  • D. deve possuir, em virtude de sua atuação multidisciplinar, conhecimentos contábeis e econômicos, para o adequado cumprimento do objetivo do trabalho.
  • E. deve privilegiar, em situações de conflito, o seu conhecimento profissional, mesmo que em detrimento da cortesia e da urbanidade no trato com superiores e subordinados.
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