Questões sobre Auditoria Governamental

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O Órgão Central de Controle Interno da Presidência do Brasil e o responsável pelo Controle Externo da República Federativa do Brasil são:

  • A.

    Contadoria-Geral da União e Congresso Nacional;

  • B.

    Contadoria-Geral da União e Senado Federal;

  • C.

    Contadoria-Geral da União e Tribunal de Contas da União;

  • D.

    Controladoria-Geral da República e Senado Federal;

  • E.

    Controladoria-Geral da União e Congresso Nacional.

Considerando as formas de execução da auditoria governamental, julgue os itens a seguir.

Uma auditoria é classificada como auditoria indireta compartilhada quando é realizada com a utilização de indicadores de desempenho que fundamentam a opinião do agente executor das ações de controle e cuja relação custo/benefício não justifica o deslocamento de uma equipe para o órgão auditado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as formas de execução da auditoria governamental, julgue os itens a seguir.

Auditoria executada de forma direta é aquela praticada por servidor em exercício nos órgãos do sistema de controle interno do Poder Executivo federal. Essa auditoria pode ser descentralizada.

  • C. Certo
  • E. Errado

A auditoria governamental tem por objetivo primordial garantir resultados operacionais na gerência da coisa pública. Com relação à auditoria governamental, no âmbito federal, assinale a opção correta.

  • A.

    Não compete ao controle interno do Poder Executivo federal realizar auditoria nos processos de tomada de contas especial.

  • B.

    Procedimentos de auditoria são ações necessárias para se atingirem os objetivos nas normas auditoriais. Embora seja de fundamental importância, o procedimento de auditoria não representa a essência do ato de auditar, pois, para tanto, seria necessário também incluir as técnicas de auditoria.

  • C.

    Os testes de observância não são tão importantes quanto os testes substantivos, por exemplo, no que tange à segurança de que os procedimentos de controle interno estabelecidos pela administração estejam em efetivo funcionamento.

  • D.

    Se, ao examinar tomada de contas especial instaurada pelo Ministério das Cidades contra o gestor de uma prefeitura municipal de um estado da federação, em razão de desvio significativo de recursos detectado na construção de uma ponte com recursos federais repassados mediante convênio, o órgão de controle interno federal confirmar a existência das irregularidades praticadas na gestão dos recursos públicos transferidos, nesse caso, o parecer do auditor deverá ser pela regularidade com ressalva.

  • E.

    O certificado de auditoria será emitido na verificação das contas dos responsáveis pela guarda de valores públicos. Quando a unidade de controle interno do Poder Executivo federal não obtiver elementos suficientes para formar opinião quanto à regularidade da gestão, a opinião fica sobrestada, porém novo prazo para o cumprimento de diligência deve ser previamente fixado, e o Tribunal de Contas da União, informado.

Com referência à finalidade e às formas de execução da auditoria governamental, assinale a opção incorreta.

  • A.

    Na hipótese de o governo federal receber e aplicar recursos internacionais do Banco Mundial (BIRD), na reformulação do sistema eletrônico de votação, a auditoria contábil, após verificar a efetividade e a aplicação desses recursos, deverá emitir opinião com base nos demonstrativos financeiros e contábeis, cujos modelos são estabelecidos pela própria auditoria governamental.

  • B.

    Entre os diversos tipos de auditoria governamental, destacam-se as auditorias contábil, especial e de acompanhamento de gestão.

  • C.

    Entre as formas de execução das auditorias, estão a direta centralizada, a indireta terceirizada e a simplificada.

  • D.

    Em uma situação considerada relevante e de natureza incomum, e desde que seja para atender determinação expressa de autoridade competente, pode ser instaurado procedimento de fiscalização, em particular, auditoria de natureza especial.

  • E.

    O fim básico da auditoria governamental é comprovar a legalidade e legitimidade dos atos administrativos, avaliar os resultados operacionais e patrimoniais alcançados, bem como apreciar a aplicação, por exemplo, de recursos públicos em entidades de iniciativa privada.

O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal tem as seguintes finalidades:

  • A.

    V, V, V

  • B.

    V, V, F

  • C.

    F, F, V

  • D.

    F, F, F

  • E.

    V, F, F

Assinale a assertiva incorreta.

  • A.

    existir impossibilidade de execução dos trabalhos de auditoria diretamente pela Secretaria Federal de Controle Interno.

  • B.

    evidenciar-se impossibilidade de execução dos trabalhos de auditoria diretamente por órgãos setoriais do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo.

  • C.

    existir a obrigatoriedade estatutária de ter suas demonstrações financeiras auditadas por auditores independentes.

  • D.

    tratar-se das Demonstrações Financeiras do Banco Central do Brasil e dos fundos por ele administrados.

  • E.

    que a auditoria interna das entidades da Administração Pública Federal indireta requer seus trabalhos.

Após a posse do auditor, o mesmo só perderá o cargo por

  • A.

    determinação de Procurador Geral da União.

  • B.

    sentença administrativa transitada em julgado.

  • C.

    sentença judicial transitada em julgado.

  • D.

    determinação dos Ministros do Tribunal de Contas da União.

  • E.

    determinação do Presidente da República sem recurso.

Para alteração do regimento interno do Tribunal de Contas da União é necessário aprovação por

  • A.

    maioria simples dos auditores e ministros titulares.

  • B.

    três quintos dos ministros titulares.

  • C.

    cinqüenta por cento dos ministros titulares.

  • D.

    cinqüenta e um por cento dos auditores e ministros titulares.

  • E.

    maioria absoluta de seus ministros titulares.

É função do sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal prestar

  • A.

    consultoria aos administradores de bens e recursos públicos nos assuntos pertinentes à área de competência do Sistema de Controle Interno.

  • B.

    orientação aos administradores de bens e recursos públicos nos assuntos pertinentes à área de competência do Sistema de Controle Interno.

  • C.

    serviços de elaboração de relatórios contábeis aos administradores de bens e recursos públicos nos assuntos pertinentes à área de competência do Sistema de Controle Interno.

  • D.

    serviços advocatícios aos administradores de bens e recursos públicos nos assuntos pertinentes à área de competência do Sistema de Controle Interno.

  • E.

    assessoramento jurídico aos administradores de bens e recursos públicos nos assuntos pertinentes à área de competência do Sistema de Controle Interno.

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