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O Órgão Central de Controle Interno da Presidência do Brasil e o responsável pelo Controle Externo da República Federativa do Brasil são:
Contadoria-Geral da União e Congresso Nacional;
Contadoria-Geral da União e Senado Federal;
Contadoria-Geral da União e Tribunal de Contas da União;
Controladoria-Geral da República e Senado Federal;
Controladoria-Geral da União e Congresso Nacional.
Considerando as formas de execução da auditoria governamental, julgue os itens a seguir.
Uma auditoria é classificada como auditoria indireta compartilhada quando é realizada com a utilização de indicadores de desempenho que fundamentam a opinião do agente executor das ações de controle e cuja relação custo/benefício não justifica o deslocamento de uma equipe para o órgão auditado.
Considerando as formas de execução da auditoria governamental, julgue os itens a seguir.
Auditoria executada de forma direta é aquela praticada por servidor em exercício nos órgãos do sistema de controle interno do Poder Executivo federal. Essa auditoria pode ser descentralizada.
A auditoria governamental tem por objetivo primordial garantir resultados operacionais na gerência da coisa pública. Com relação à auditoria governamental, no âmbito federal, assinale a opção correta.
Não compete ao controle interno do Poder Executivo federal realizar auditoria nos processos de tomada de contas especial.
Procedimentos de auditoria são ações necessárias para se atingirem os objetivos nas normas auditoriais. Embora seja de fundamental importância, o procedimento de auditoria não representa a essência do ato de auditar, pois, para tanto, seria necessário também incluir as técnicas de auditoria.
Os testes de observância não são tão importantes quanto os testes substantivos, por exemplo, no que tange à segurança de que os procedimentos de controle interno estabelecidos pela administração estejam em efetivo funcionamento.
Se, ao examinar tomada de contas especial instaurada pelo Ministério das Cidades contra o gestor de uma prefeitura municipal de um estado da federação, em razão de desvio significativo de recursos detectado na construção de uma ponte com recursos federais repassados mediante convênio, o órgão de controle interno federal confirmar a existência das irregularidades praticadas na gestão dos recursos públicos transferidos, nesse caso, o parecer do auditor deverá ser pela regularidade com ressalva.
O certificado de auditoria será emitido na verificação das contas dos responsáveis pela guarda de valores públicos. Quando a unidade de controle interno do Poder Executivo federal não obtiver elementos suficientes para formar opinião quanto à regularidade da gestão, a opinião fica sobrestada, porém novo prazo para o cumprimento de diligência deve ser previamente fixado, e o Tribunal de Contas da União, informado.
Com referência à finalidade e às formas de execução da auditoria governamental, assinale a opção incorreta.
Na hipótese de o governo federal receber e aplicar recursos internacionais do Banco Mundial (BIRD), na reformulação do sistema eletrônico de votação, a auditoria contábil, após verificar a efetividade e a aplicação desses recursos, deverá emitir opinião com base nos demonstrativos financeiros e contábeis, cujos modelos são estabelecidos pela própria auditoria governamental.
Entre os diversos tipos de auditoria governamental, destacam-se as auditorias contábil, especial e de acompanhamento de gestão.
Entre as formas de execução das auditorias, estão a direta centralizada, a indireta terceirizada e a simplificada.
Em uma situação considerada relevante e de natureza incomum, e desde que seja para atender determinação expressa de autoridade competente, pode ser instaurado procedimento de fiscalização, em particular, auditoria de natureza especial.
O fim básico da auditoria governamental é comprovar a legalidade e legitimidade dos atos administrativos, avaliar os resultados operacionais e patrimoniais alcançados, bem como apreciar a aplicação, por exemplo, de recursos públicos em entidades de iniciativa privada.
O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal tem as seguintes finalidades:
V, V, V
V, V, F
F, F, V
F, F, F
V, F, F
Assinale a assertiva incorreta.
existir impossibilidade de execução dos trabalhos de auditoria diretamente pela Secretaria Federal de Controle Interno.
evidenciar-se impossibilidade de execução dos trabalhos de auditoria diretamente por órgãos setoriais do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo.
existir a obrigatoriedade estatutária de ter suas demonstrações financeiras auditadas por auditores independentes.
tratar-se das Demonstrações Financeiras do Banco Central do Brasil e dos fundos por ele administrados.
que a auditoria interna das entidades da Administração Pública Federal indireta requer seus trabalhos.
Após a posse do auditor, o mesmo só perderá o cargo por
determinação de Procurador Geral da União.
sentença administrativa transitada em julgado.
sentença judicial transitada em julgado.
determinação dos Ministros do Tribunal de Contas da União.
determinação do Presidente da República sem recurso.
Para alteração do regimento interno do Tribunal de Contas da União é necessário aprovação por
maioria simples dos auditores e ministros titulares.
três quintos dos ministros titulares.
cinqüenta por cento dos ministros titulares.
cinqüenta e um por cento dos auditores e ministros titulares.
maioria absoluta de seus ministros titulares.
É função do sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal prestar
consultoria aos administradores de bens e recursos públicos nos assuntos pertinentes à área de competência do Sistema de Controle Interno.
orientação aos administradores de bens e recursos públicos nos assuntos pertinentes à área de competência do Sistema de Controle Interno.
serviços de elaboração de relatórios contábeis aos administradores de bens e recursos públicos nos assuntos pertinentes à área de competência do Sistema de Controle Interno.
serviços advocatícios aos administradores de bens e recursos públicos nos assuntos pertinentes à área de competência do Sistema de Controle Interno.
assessoramento jurídico aos administradores de bens e recursos públicos nos assuntos pertinentes à área de competência do Sistema de Controle Interno.
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