Lista completa de Questões sobre Auditoria Interna para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Quanto ao relatório da auditoria interna, considere as seguintes afirmativas:
1. O relatório é o documento pelo qual a auditoria interna apresenta o resultado dos seus trabalhos, devendo ser redigido com objetividade e imparcialidade, de forma a expressar, claramente, suas conclusões, recomendações e providências a serem tomadas pela administração da entidade. 2. A auditoria interna não deve emitir relatório parcial, devendo aguardar a conclusão de todos os exames. 3. Os riscos associados e as conclusões e recomendações resultantes dos fatos constatados fazem parte dos aspectos mínimos que devem ser abordados no relatório da auditoria interna. Assinale a alternativa correta.Quanto à função da auditoria interna, considere as seguintes afirmativas:
1. A auditoria interna pode ser responsável por fornecer análises, avaliações, assegurações, recomendações e outras informações para a administração e responsáveis pela governança. 2. A auditoria interna em organização prestadora de serviços pode realizar atividades relacionadas com o sistema de controle interno da própria organização prestadora de serviços, ou atividades relacionadas com os serviços e sistemas, incluindo controles, que a organização prestadora de serviços está prestando para entidades usuárias. 3. Se a organização prestadora de serviços possui a função de auditoria interna, o auditor da organização prestadora de serviços deve obter entendimento sobre a natureza das responsabilidades da função de auditoria interna e das atividades realizadas, para determinar se essa função é relevante para o seu trabalho. Assinale a alternativa correta.Uma das principais características que diferencia o auditor interno do auditor externo é que o auditor interno
dispõe de maior tempo à disposição da empresa e se dedica mais à análise das demonstrações contábeis para emitir parecer ou opinião sobre elas.
realiza uma menor quantidade de testes, em decorrência de seu envolvimento com as operações da empresa.
tem maior grau de liberdade e independência no desenvolvimento de suas atividades, por ser empregado da empresa.
tem como objetivo verificar a necessidade de aprimorar as normas internas vigentes.
é considerado, na prática, olhos e ouvidos da administração e, por isso, só executa a auditoria operacional.
A Instrução Normativa SFC/MF n.º 01, da Secretaria Federal de Controle Interno do Ministério da Fazenda, determina procedimentos, define diretrizes, princípios, conceitos e aprova normas técnicas para orientar a atuação do sistema de controle interno do Poder Executivo federal. Com relação às normas de funcionamento e à avaliação das unidades de auditoria interna e do controle de qualidade do SCI, julgue os próximos itens.
O monitoramento dos trabalhos realizados pelas unidades de auditoria interna destina-se à elaboração de metodologias de processos de trabalho e orientação das equipes. Mediante esse monitoramento, são identificadas falhas a serem corrigidas posteriormente, no processo de auditoria de gestão.
A Instrução Normativa SFC/MF n.º 01, da Secretaria Federal de Controle Interno do Ministério da Fazenda, determina procedimentos, define diretrizes, princípios, conceitos e aprova normas técnicas para orientar a atuação do sistema de controle interno do Poder Executivo federal. Com relação às normas de funcionamento e à avaliação das unidades de auditoria interna e do controle de qualidade do SCI, julgue os próximos itens.
As unidades de auditoria interna das entidades da administração indireta federal submetem-se, a cada três anos, à revisão pelos pares, ou seja, executada por outra unidade de auditoria interna. O objetivo dessa revisão é verificar se a unidade avaliada está realizando suas atividades de acordo com as normas estabelecidas na instrução normativa supracitada.
Com respeito ao controle interno e ao externo e à prestação de contas no âmbito da União, julgue os itens subsequentes.
O ordenador de despesas do MPU presta contas de qualquer recurso público federal sob sua guarda ou responsabilidade, cabendo à CGU o julgamento das contas.
Com respeito ao controle interno e ao externo e à prestação de contas no âmbito da União, julgue os itens subsequentes.
Após o término de cada exercício, o órgão público organiza seu processo de prestação de contas, que é auditado pelo controle interno mediante auditoria de programas.
Com base na legislação pertinente, julgue os itens de 77 a 80, acerca da metodologia de trabalho do Sistema de Controle Interno.
A criticidade é uma variável básica utilizada em todas as fases de planificação dos trabalhos de controle. A criticidade representa o quadro de situações críticas efetivas ou potenciais a auditar ou fiscalizar ou, em outros termos, o conjunto sistematizado dos pontos fracos de uma organização.
Os procedimentos e as técnicas de auditoria constituem-se em investigações técnicas que, tomadas em conjunto, permitem a formação fundamentada da opinião por parte do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal. Com relação aos tipos básicos de técnicas de auditoria, julgue os itens subsequentes.
A técnica de correlação das informações obtidas representa o cotejamento de informações independentes e distintas, fora da organização, e procura verificar a consistência mútua entre diferentes amostras de evidência.
Com relação às normas brasileiras para o exercício da auditoria interna, julgue os itens a seguir.
Um dos objetivos precípuos da auditoria interna é avaliar a necessidade de edição de novas normas internas ou de reformulação das existentes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...