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A empresa Clean S.A. modificou as demonstrações contábeis publicadas. A administração não tomou as medidas necessárias para assegurar que todas as pessoas que tinham recebido as demonstrações contábeis anteriormente divulgadas tivessem acesso às novas, limitando-se a divulgar em seu site. O auditor entendeu que deveria modificar seu parecer, mas a administração não aceitou. Nesse caso, o auditor
não tem nenhum procedimento a fazer, uma vez que as demonstrações contábeis publicadas não são as que serviram para o trabalho de auditoria, podendo ele justificar com os papéis de trabalho.
deverá informar à administração que poderá tomar medidas para impedir que seu parecer seja utilizado por terceiros, resguardando seus direitos e obrigações legais.
deverá comunicar tal ocorrência diretamente ao mercado e aos órgãos competentes, mesmo que a empresa não seja informada de que ele tomará essas providências.
só deverá se manifestar se estiver no período entre a data do encerramento das demonstrações contábeis e a publicação, não sendo responsável por eventos ocorridos após a publicação.
deverá refazer os trabalhos, complementando-os, sendo que o parecer dentro dessas circunstâncias se torna nulo.
O auditor externo, ao se deparar com algum passivo que represente para a empresa uma incerteza relevante, deve emitir parecer
com ressalva e limitação de escopo do trabalho.
sem ressalva e com limitação de escopo do trabalho.
adverso, evidenciando a incerteza constatada.
sem ressalva e com parágrafo adicional de ênfase.
com negativa de opinião e limitação de escopo.
Auditoria - Planejamento, Relevância, Risco de Auditoria e Controles Internos - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
Em um processo de análise de riscos em TI, uma avaliação da vulnerabilidade depende das avaliações
do risco e dos controles.
do ativo e dos controles.
do ativo e das ameaças.
das ameaças e das contramedidas.
dos controles e do risco residual.
Auditoria - Planejamento, Relevância, Risco de Auditoria e Controles Internos - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
Na relação entre risco de auditoria e relevância,
I. quanto maior o risco, maior será o valor estabelecido como nível de relevância.
II. quanto maior a relevância de um item, menor é a possibilidade de ele não ser selecionado para teste.
III. o auditor deve selecionar o item que será examinado para diminuir o risco.
Está correto o que se afirma em
I, II e III.
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
Auditoria - Planejamento, Relevância, Risco de Auditoria e Controles Internos - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
O auditor externo, ao verificar os passivos contingenciais da empresa auditada, realizando os procedimentos necessários para avaliação dessa área, não constatou a existência de dois processos trabalhistas. Os processos não foram provisionados pela empresa, mas tinham possível probabilidade de ocorrência de perda. Esses evento representa um risco de
controle.
contabilidade.
negócio.
detecção.
processo.
Auditoria - Planejamento, Relevância, Risco de Auditoria e Controles Internos - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
O auditor, ao escolher as notas fiscais a serem examinadas, determinou que fossem separadas as notas com último dígito representado pelo número cinco. Esse procedimento representa uma seleção
casual.
sistemática.
aleatória.
direcionada.
geométrica.
Quando uma auditoria é realizada com o objetivo de verificar se os normativos, legais ou regimentais, foram respeitados pelos atos praticados por um gestor público, o que se procura avaliar é o aspecto da
publicidade.
legitimidade.
legalidade.
impessoalidade.
economicidade.
A carta de responsabilidade da administração é um documento que compõe os papéis de auditoria. Dessa forma, NÃO seria seu objetivo
impedir que o auditor possa ser processado societária ou criminalmente.
dar maior credibilidade às informações verbais recebidas durante a auditoria.
dar garantia ao auditor independente quanto às suas responsabilidades, após a publicação das demonstrações.
atender as normas de auditoria independente.
Políticas, procedimentos, práticas e estruturas organizacionais desenvolvidas para dar razoável garantia de que os objetivos do negócio serão alcançados e que os eventos indesejáveis serão prevenidos ou detectados e corrigidos definem o conceito de
controle.
objetivo de controle.
técnica de auditoria.
processo de auditoria.
governança de TI ou corporativa.
NÃO se trata de uma conformidade normalmente já incluída no arquivo de auditoria, cuja documentação em separado seja desnecessária,
o plano de auditoria.
o julgamento significativo do auditor.
a carta de contratação de auditoria.
o parecer do auditor com ressalva.
a ata de reunião com a participação do responsável pelo trabalho de auditoria.
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