Questões de Auditoria da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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A análise de risco de controle, que tem como base o cuidado que o auditor deve ter ao selecionar e classificar áreas de acordo com os critérios de importância para garantir que todo o sistema seja representado, é

  • A. algoritmo de análise de risco de controle.
  • B. teste substantivo sobre o grupo de contas disponível.
  • C. controle paralelo.
  • D. amostragem de variáveis.
  • E. hierarquização das áreas possíveis de incidência de erro.

No processo de apresentação dos trabalhos de auditoria operacional, deve ser observado o monitoramento dos benefícios alcançados pela implementação das recomendações. Assim, os benefícios alcançados em procedimentos gerenciais geram impactos

  • A.

    financeiros quantificáveis.

  • B.

    na quantificação de benefícios imateriais.

  • C.

    financeiros não-quantificáveis.

  • D.

    qualitativos não-quantificáveis.

  • E.

    na identificação de benefícios materiais.

Separação de cada transação em etapas, de forma que nenhum indivíduo possa controlá-la integralmente, é uma citação referente ao elemento de controle interno de

  • A. normas escritas e organizadas.
  • B. plano de organização.
  • C. adequação de pessoal.
  • D. sistemas de autorização e procedimentos de registros.
  • E. avaliação permanente de desempenho.

Para obter uma evidência conclusiva quanto à suficiência e validade do sistema de controle interno da entidade auditada, inclusive o adequado cumprimento por parte dos funcionários, o auditor deve aplicar os testes

  • A.

    de cálculos.

  • B.

    de relevância.

  • C.

    de observância.

  • D.

    substantivos.

  • E.

    de confirmação.

Na divisão das categorias dos controles internos os dispositivos pelos quais as informações são produzidas e fornecidas à administração da empresa de forma que possam ser controladas, revisadas e utilizadas, são controles

  • A. independentes.
  • B. funcionais.
  • C. gerenciais.
  • D. de fluxo.
  • E. de manejo de fundos.

É característica da auditoria operacional no setor público:

  • A.

    Exame de fatos ou situações consideradas relevantes, de natureza incomum ou extraordinária.

  • B.

    Obter elementos comprobatórios suficientes para fundamentar a opinião sobre os registros contábeis.

  • C.

    Emissão de opinião sobre a gestão quanto aos aspectos de eficiência, eficácia e economicidade.

  • D.

    Atuação em tempo real sobre os atos efetivos e os efeitos potenciais positivos e negativos de um órgão público.

  • E.

    Certificação da regularidade das contas e a probidade na aplicação dos recursos públicos.

A atividade de auditoria executada com a participação de servidores não lotados nos órgãos e unidades do Sistema de Controle Interno é denominada forma de execução

  • A.

    centralizada.

  • B.

    descentralizada.

  • C.

    integrada.

  • D.

    indireta.

  • E.

    simplificada.

Na auditoria governamental, o documento que representa a opinião do Sistema de Controle Interno sobre a exatidão e regularidade da gestão (ou não) e a adequação das peças examinadas (ou não) é denominado:

  • A.

    Nota Técnica.

  • B.

    Certificado.

  • C.

    Relatório de auditoria.

  • D.

    Registro das constatações.

  • E.

    Parecer conclusivo.

Não havendo evidências suficientes para formar uma opinião acerca da fidedignidade das demonstrações contábeis, o parecer apropriado a ser emitido é do tipo

  • A. com negativa de opinião.
  • B. limpo.
  • C. qualificado.
  • D. adverso.
  • E. com ressalvas do tipo "sujeito a".

Na execução dos procedimentos de auditoria, a obtenção de declaração formal e isenta de pessoas independentes com relação ao ente auditado denomina-se

  • A. inspeção física.
  • B. exame de registros.
  • C. exame documental.
  • D. observação e correlação.
  • E. circularização.
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