Lista completa de Questões de Auditoria da Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
São técnicas de auditoria, segundo o Decreto Estadual nº 425/99:
I. Exames Físicos e de Amostragem.
II. Circularizações/Confirmações Formais e o Exame dos Lançamentos Contábeis.
III. Exame da Documentação Original.
IV. Conferência de Somas e Cálculos.
V. Controle da Legalidade
Estão corretos os itens:
Somente as afirmativas III e IV estão corretas.
Somente as afirmativas I, II e V estão corretas.
Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.
As afirmativas I, II, III, IV e V estão corretas.
Nenhuma afirmativa está correta.
Auditoria - Procedimentos de Auditoria - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
Assinale a alternativa correta.
A técnica de auditoria chamada de circularização ou confi rmação do tipo branco é aquela em que se colocam os valores nos pedidos efetuados a clientes.
A confirmação ou circularização implica a obtenção de declaração informal e parcial de pessoas independentes à empresa e que estejam habilitadas a confi rmar.
A técnica de auditoria chamada de exame físico serve para determinar se os registros estão corretos e seus valores adequados, em função da qualidade do item examinado.
O tipo de confi rmação ou circularização a ser empregado na auditoria é algo pertinente aos desejos de evidências que a entidade auditada escolher para o auditor.
Auditoria - Procedimentos de Auditoria - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
Sobre as sentenças abaixo, é correto afirmar:
O procedimento ou a técnica utilizada pelo auditor para a constatação da adequação das operações aritméticas é chamado de exame de documentos originais.
O inquérito é uma das técnicas de auditoria que consiste na formulação de perguntas e obtenção de respostas. Pode ser utilizado através de declarações formais, conversações normais ou sem compromisso.
O suporte da autenticidade dos registros principais examinados pelo auditor é a aplicação da técnica de auditoria chamada exame dos registros auxiliares. Esta técnica não pode ser conjugada com o uso de outras técnicas de auditoria, justamente por ser auxiliar.
A técnica de auditoria chamada de observação é dispensável na auditoria das demonstrações contábeis, pois o auditor deve procurar evidências objetivas.
Auditoria - Procedimentos de Auditoria - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
Quanto às Normas Técnicas de Auditoria (NBC T´s) sobre amostragem, assinale a alternativa incorreta.
Amostragem é a utilização de um processo para obtenção de dados aplicáveis a um conjunto, denominado universo ou população, por meio do exame de uma parte deste conjunto, denominada amostra.
Ao determinar a extensão de um teste de auditoria ou método de seleção de itens a testar, o auditor é obrigado a empregar técnicas de amostragem.
Ao usar métodos de amostragem estatística ou não-estatística, o auditor deve planejar e selecionar a amostra de auditoria, aplicar a essa amostra procedimentos de auditoria e avaliar os resultados da amostra, de forma a proporcionar evidência de auditoria sufi ciente e apropriada.
Auditoria - Procedimentos de Auditoria - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
Na determinação da amostra, o auditor deve levar em consideração os seguintes fatores:
Estratifi cação da amostra, tamanho da organização, risco da amostragem, erro tolerável e erro esperado.
Tamanho da amostra, população objeto da amostra, tamanho da organização e número de empregados.
População objeto da amostra, estratifi cação da amostra, tamanho da amostra, risco da amostragem, erro tolerável e erro esperado.
População objeto da amostra, risco da amostragem, número de empregados, erro tolerável e erro esperado.
Auditoria - Procedimentos de Auditoria - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
Segundo as Normas Técnicas de Auditoria (NBC T´s), assinale a alternativa incorreta.
O tamanho da amostra não é afetado pelo nível do risco de amostragem que o auditor está disposto a aceitar dos resultados da amostra. Quanto mais baixo o risco que o auditor estiver disposto a aceitar, maior deve ser o tamanho da amostra.
O risco de amostragem surge da possibilidade de que a conclusão do auditor, com base em uma amostra, possa ser diferente da conclusão que seria alcançada se toda a população estivesse sujeita ao mesmo procedimento de auditoria.
Nos testes de observância de auditoria, o risco de subavaliação da confi abilidade é o risco de que, embora o resultado da aplicação de procedimentos de auditoria sobre a amostra não seja satisfatório, o restante da população possua menor nível de erro do que aquele detectado na amostra.
Nos testes substantivos de auditoria, o risco de rejeição incorreta é o risco de que, embora o resultado da aplicação de procedimentos de auditoria sobre a amostra leve à conclusão de que o saldo de uma conta ou classe de transações registradas está, relevantemente, distorcido, mas, efetivamente, não está.
Auditoria - Procedimentos de Auditoria - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
Quanto às fontes de evidências, assinale a alternativa incorreta.
Evidência de conhecimento pessoal, adquirida pela experiência profi ssional direta, é normalmente derivada do exame físico do auditor e da observação das atividades. Esse tipo de evidência tende a ser mais confi ável, desde que o auditor possa minimizar o risco de erros de observação.
Evidência analítica, a mais comum, obtida em documentos classifi cados em internos e externos.
Evidência externa, aquela obtida de terceiros que são independentes do auditado.
Evidência interna, aquela coletada na entidade auditada.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...