Questões de Auditoria da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

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Quanto à Auditoria Operacional, é correto afirmar que:

  • A.

    tem como foco principal o estudo do controle interno da entidade, buscando identificar seus pontos fortes e deficiências;

  • B.

    visa examinar os procedimentos e documentos referentes à salvaguarda dos ativos e à fidedignidade das contas;

  • C.

    tem por objetivo acompanhar, examinar e avaliar a execução dos programas e projetos governamentais;

  • D.

    visa apurar a adequação dos procedimentos e documentos de suporte aos processos de tomada de decisão;

  • E.

    incide em todos os níveis de gestão sob o ponto de vista da economia, eficiência e eficácia, nas suas fases de programação, execução e supervisão.

O Órgão Central de Controle Interno da Presidência do Brasil e o responsável pelo Controle Externo da República Federativa do Brasil são:

  • A.

    Contadoria-Geral da União e Congresso Nacional;

  • B.

    Contadoria-Geral da União e Senado Federal;

  • C.

    Contadoria-Geral da União e Tribunal de Contas da União;

  • D.

    Controladoria-Geral da República e Senado Federal;

  • E.

    Controladoria-Geral da União e Congresso Nacional.

Constitui-se em exemplo de classificação de parecer dos auditores independentes sobre as demonstrações financeiras de uma empresa, segundo a natureza da opinião que contém:

  • A. parecer auditorial;
  • B. parecer com abstenção de opinião;
  • C. parecer pericial;
  • D. parecer financeiro;
  • E. parecer operacional.

São exemplos de papéis de trabalho correntes:

  • A.

    cópia de contrato bancário de financiamento a longo prazo, questionário do controle interno, revisão analítica, imposto de renda, patrimônio líquido;

  • B.

    questionário do controle interno, cópia de contrato bancário de financiamento a longo prazo, imposto de renda, patrimônio líquido;

  • C.

    questionário do controle interno, revisão analítica, cópia de contrato bancário de financiamento a longo prazo, patrimônio líquido;

  • D.

    questionário do controle interno, cópia de contrato de assistência técnica permanente, imposto de renda, patrimônio líquido;

  • E.

    questionário do controle interno, revisão analítica, imposto de renda, patrimônio líquido

O método de amostragem se subdivide em:

  • A.

    probabilístico e não-probabilístico;

  • B.

    probabilístico, não-probabilístico e causal;

  • C.

    probabilístico, não-probabilístico, causal e temporal;

  • D.

    representativo e populacional;

  • E.

    representativo, populacional, causal e temporal.

O auditor externo deve avaliar o sistema de controle interno da empresa auditada a fim de determinar:

  • A.

    os honorários que serão cobrados;

  • B.

    a natureza, época e extensão dos procedimentos de auditoria

  • C.

    o tipo de parecer que deverá emitir;

  • D.

    se a diretoria segrega funções de forma adequada;

  • E.

    se a presidência possui o controle efetivo das operações.

O auditor independente não recebeu a resposta de carta de confirmação enviada a um banco estabelecido no exterior a respeito de um saldo de aplicação financeira em moeda estrangeira registrada no ativo da empresa auditada. Tal fato enseja:

  • A.

    limite no escopo do exame;

  • B.

    exposição informativa inadequada;

  • C.

    incerteza quanto ao efeito de eventos futuros;

  • D.

    falta de uniformidade dos princípios contábeis;

  • E.

    falha nos controles internos.

  • A.

    R$ 1.172,20

  • B.

    R$ 737,00

  • C.

    R$ 1.085,00

  • D.

    R$ 532,20

  • E.

    R$ 1.520,20

É uma finalidade do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal

  • A.

    elaborar Parecer Prévio às contas do Presidente da República;

  • B.

    participar do Conselho de Administração das empresas públicas;

  • C.

    participar do Comitê de Auditoria das empresas públicas;

  • D.

    participar do Conselho Fiscal das empresas públicas;

  • E.

    apoiar o controle externo em sua missão institucional.

Ao apreciar as contas prestadas por empresa de economia mista, o Plenário do Tribunal de Contas da União poderá julgá-las

  • A.

    regulares, regulares com ressalva ou irregulares;

  • B.

    regulares, regulares com ressalva, irregulares ou com negativa de opinião;

  • C.

    adequadas, adequadas com ressalva ou inadequadas;

  • D.

    adequadas, adequadas com ressalva, inadequadas ou com negativa de opinião;

  • E.

    adequadas, adequadas com ressalva, inadequadas, com negativa de opinião e iliquidáveis.

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