Questões de Auditoria da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE)

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Analise o parecer descrito a seguir:

“Em nossa opinião, exceto pelos possíveis efeitos decorrentes do assunto mencionado no parágrafos 3 e 5, as demonstrações contábeis referidas no parágrafo 1, representam adequadamente, em todos os aspectos relevantes a posição patrimonial e financeira da Companhia Nação RF em 31 de dezembro de X7, o resultado de suas operações, as mutações do patrimônio líquido e as origens e aplicações de seus recursos, correspondentes ao exercício findo naquela data, de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil”

De acordo com as normas de auditoria, o parecer acima é do tipo:

  • A.

    adverso;

  • B.

    com abstenção de opinião;

  • C.

    sem ressalva;

  • D.

    com ressalva;

  • E.

    conclusivo.

Para fins de auditoria contábil e operacional, a estrutura de controle interno pode ser subdividida em :

  • A.

    ambiente de controle, procedimento substantivo e sistema contábil;

  • B.

    ambiente de controle, procedimento de controle e sistema contábil;

  • C.

    sistema contábil, sistema administrativo e procedimento substantivo;

  • D.

    procedimento substantivo, procedimento de observância e sistema contábil;

  • E.

    planejamento, procedimento substantivo e sistema contábil.

Sobre o trabalho de um auditor não é correto afirmar:

  • A.

    os papéis de trabalho devem ser guardados por 5 anos a partir da publicação de parecer do auditor;

  • B.

    os papéis de trabalho são o conjunto de documentos e apontamentos do auditor;

  • C.

    o auditor interno pode prestar assessoria ao Conselho Fiscal ou órgãos equivalentes.

  • D.

    a amplitude do trabalho do auditor interno e sua responsabilidade estão limitadas a sua área de atuação;

  • E.

    o parecer de auditoria sobre as demonstrações contábeis de “Cia aberta” deve ser publicado juntamente com as mesmas.

De acordo com a Resolução 821/97, o sigilo profissional deve ser observado nas seguintes circunstâncias, exceto:

  • A.

    na relação entre o auditor e a entidade auditada;

  • B.

    na relação entre os auditores;

  • C.

    na relação entre os auditores e os organismos reguladores e fiscalizadores;

  • D.

    na relação entre o auditor e demais terceiros;

  • E.

    quando autorizado, por escrito, pela administração da entidade, com poderes para tanto, contendo, de forma clara e objetiva, os limites das informações a serem fornecidas, sob pena de infringir o sigilo profissional.

Refere-se a teste substantivo de auditoria:

  • A.

    inspeção – verificação de registros, documentos e ativos tangíveis;

  • B.

    verificação – verificação de registros, documentos e ativos tangíveis;

  • C.

    observação – acompanhamento de processo ou procedimento quando de sua execução;

  • D.

    investigação e confirmação – obtenção de informações perante pessoas físicas ou jurídicas conhecedoras das transações e das operações, dentro ou fora da entidade;

  • E.

    obtenção de evidência – quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelos sistemas de informação da entidade.

O auditor terminou, em 24/03/X1, seus trabalhos de auditoria dos Balanços Contábeis de 31/12/X0 da empresa Campos S/A. O mesmo deve atentar para a ocorrência de eventos subseqüentes até a data de:

  • A.

    31/12/X0 – data-base dos balanços;

  • B.

    15/03/X1 – término dos testes de auditoria das contas de passivo;

  • C.

    20/03/X1 – término dos testes substantivos;

  • D.

    24/03/X1 – término dos trabalhos;

  • E.

    31/03/X1 – publicação dos demonstrativos em jornais de circulação.

O auditor externo da empresa Gama deve guardar em seu poder os papéis de trabalho que suportaram seu exame e parecer, devendo os mesmos ser guardados durante:

  • A. o exercício social seguinte;
  • B. até a divulgação do parecer;
  • C.

    o período em que a empresa figurar no rol dos clientes de auditoria;

  • D. 5 anos;
  • E. 20 anos.

Assinale a única alternativa que NÃO é adequada para completar a sentença seguinte. Os papéis de trabalho, além de outros mais específicos, incluem:

  • A.

    informações sobre a estrutura organizacional e legal da entidade;

  • B.

    cópias ou excertos de documentos legais, contratos e atas;

  • C.

    cópia de curriculum vitae resumido dos profissionais envolvidos na auditoria;

  • D.

    evidências do processo de planejamento, incluindo programas de auditoria e quaisquer mudanças nesses programas;

  • E.

    evidências do entendimento, por parte do auditor, do sistema contábil e do controle interno, e sua concordância quanto à eficácia e adequação.

O parecer de auditoria independente classifica-se, segundo a natureza da opinião que contém, nos 4 (quatro) tipos seguintes:

  • A.

    parecer sem ressalva; parecer com ressalva; parecer adverso; e parecer com abstenção de opinião;

  • B.

    parecer sem ressalva; parecer com ressalva de sujeito a; parecer com ressalva de exceto por; e parecer adverso;

  • C.

    parecer de regularidade sem ressalva; parecer de regularidade com ressalva; parecer contrário; e parecer pelo trancamento das contas;

  • D.

    parecer de regularidade sem ressalva; parecer de regularidade com ressalva; parecer contrário; e parecer pela negativa de opinião;

  • E.

    parecer de regularidade sem ressalva; parecer de regularidade com ressalva; parecer contrário; parecer pela abstenção de opinião.

Com o objetivo de assegurar que todos os passivos contingentes relevantes foram identificados e considerados pela administração da entidade na elaboração das demonstrações contábeis, o auditor deve adotar os procedimentos listados a seguir, EXCETO:

  • A.

    fazer a revisão de atas de Diretoria e de Assembléias;

  • B.

    obter carta dos advogados quanto à existência de contingências na época de execução dos trabalhos finais de auditoria;

  • C.

    discutir com a administração da entidade acerca das políticas e procedimentos adotados para identificar, avaliar e contabilizar as contingências passivas;

  • D.

    analisar minuciosamente todas as despesas realizadas pela entidade, de modo a que nenhum passivo reste oculto;

  • E.

    discutir, junto com os advogados e a administração da entidade, as perspectivas no desfecho das contingências, as provisões efetuadas e a divulgação dos fatos nas demonstrações contábeis.

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