Lista completa de Questões de Biblioteconomia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segundo Sayão e Marcondes (2002): ... o rompimento de barreiras tecnológicas importantes, experimentadas na última década, permitiu o surgimento de um novo patamar para os sistemas de informação: antes orientados basicamente para a recuperação de referências bibliográficas em bases de dados isoladas e textos em papel, voltam-se hoje para a recuperação distribuída de objetos digitais – textos completos, imagens em movimento, som, etc – estabelecendo como palavras de ordem a publicação na internet e a interoperabilidade entre fontes de informação heterogêneas e globalmente distribuídas. Para se garantir a interoperabilidade mencionada, é necessário o uso de padrões e protocolos internacionais, como por exemplo:
Padrão Dublin Core, formato MARC, Protocolo Z39.50, Protocolo OAI.
Padrão SCIELO, Padrão Dublin Core, Modelo IFLA, formato MARC.
Protocolo URL, Padrão Dublin Core, Padrão ISO.
Padrão XML, formato BDTD, formato MARC e Padrão ISO.
Protocolo Z39.50, Formato APA, Normas Vancouver, Normas ISO.
Considerando os metadados, analise as afirmativas, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) A diferença fundamental entre a informação registrada em bases de dados ou catálogos e aquela dos registros em metadados consiste no fato de a primeira se colocar externamente ao recurso descrito, enquanto a segunda está contida no próprio recurso de acesso remoto.
( ) O padrão de metadados Dublin Core, ferramenta de descrição para registro de objetos eletrônicos em rede, foi desenvolvido pela Library of Congress, EUA, e apresenta um elenco básico de dados classificados em oito áreas descritivas.
( ) Um registro metadados consiste em um conjunto de atributos, ou elementos, necessários para descrever recursos da web.
A sequência está correta em
processo de identificar as necessidades de informação de um usuário, facultar-lhe o acesso aos recursos e fornecer-lhe apoio apropriado para satisfação das suas necessidades.
O registro bibliográfico é composto por três etapas. Acerca dessas etapas, analise as afirmativas.
I - A descrição bibliográfica é a representação sintética e codificada das características de um recurso informacional, de forma a garantir sua unicidade em ambientes informacionais.
II - O controle bibliográfico eficiente é a representação sintética e codificada do conhecimento e acesso aos recursos informacionais disponíveis em acervos específicos ou coletivos, em dimensões geográficas ou institucionais, em estruturas fechadas ou abertas, disponíveis de modo presencial ou remoto.
III - A definição dos dados de localização é a representação sintética e codificada de elementos que definem o armazenamento do item em um ambiente informacional.
IV - A definição de pontos de acesso é a representação sintética e de termos contidos nos recursos relacionados a sua descrição de forma e conteúdo de modo a garantir o instanciamento do recurso disponível em ambientes informacionais.
V - A padronização da forma de representação sintética e codificada da informação contida em um item informacional deve possibilitar sua transmissão em diferentes e diversificados ambientes informacionais.
Estão corretas as afirmativas
No MARC 21, o código de subcampo vem precedido por um delimitador e por
No MARC 21, em qual campo deve-se registrar a entrada principal de um item informacional?
Acerca do marketing em bibliotecas, é correto afirmar que
Sobre publicações impressas que podem receber o ISBN, considere:
I - Estejam disponíveis ao público e não exista a intenção de ser uma publicação em série.
II - Contenham texto.
III - Materiais promocionais e propagandas.
IV - Jornais e revistas.
Podem receber o ISBN:
É INCORRETO afirmar que ao setor de Marketing de uma biblioteca universitária compete:
Durante a implementação do marketing em bibliotecas, deve-se priorizar a qualidade dos serviços oferecidos seguindo certas etapas. Numere as etapas dadas a seguir na sequência em que devem ocorrer.
( ) Fazer avaliação responsiva quanto aos interesses e desejos dos usuários.
( ) Identificação dos usuários, suas necessidades e preferências.
( ) Definição dos objetivos e metas a curto, médio e longo períodos de tempo, visando à satisfação das necessidades dos usuários.
( ) Integração dos objetivos de marketing e operações da biblioteca.
Marque a sequência correta.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...