Questões de Biblioteconomia

Lista completa de Questões de Biblioteconomia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Segundo LANCASTER, as principais necessidades e demandas de usuários de serviços de informação se classificam em dois tipos:

  • A. a necessidade de ser cadastrado no sistema de informação; a necessidade de receber informação atualizada constante na coleção da instituição;
  • B. a necessidade de divulgar a sua produção intelectual; a necessidade de receber informações de acordo com o seu perfil cadastrado;
  • C. a necessidade de se localizar e obter a cópia de um determinado documento do qual se conhece o autor ou o título; a necessidade de se localizarem documentos tratando de assuntos determinados ou capazes de responder a uma questão específica;
  • D. a necessidade de se localizar e obter a cópia de um determinado documento do qual se conhece o autor ou o título; a necessidade de receber informações de acordo com o seu perfil cadastrado;
  • E. a necessidade de se localizarem documentos tratando de assuntos determinados ou capazes de responder a uma questão específica; a necessidade de obter informações impressas e eletrônicas de seus pares.

Sobre catálogos de bibliotecas, analise as assertivas.

I - Catálogo é um meio de comunicação que veicula mensagens sobre os registros do conhecimento, de um ou vários acervos, reais ou ciberespaciais.

II - Catálogo explicita os atributos das entidades e os relacionamentos entre elas.

III - O objetivo do catálogo é mostrar o que a biblioteca possui e permitir ao usuário encontrar um item do qual ignore qualquer informação.

Estão corretas as afirmativas

  • A. II e III, apenas.
  • B. I e II, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. I, II e III.

Estratégia de Busca é:

  • A. a principal ferramenta que o usuário utiliza para avaliar o resultado de uma pesquisa;
  • B. o instrumento que proporciona ao sistema localizar eletronicamente a informação desejada por um indivíduo;
  • C. a forma de atender, com segurança, à necessidade de informação de um sistema especializado;
  • D. a elaboração de um mapa conceitual, que determina o êxito de uma busca no sistema;
  • E. é o meio pelo qual o pesquisador se comunica com o sistema, e é muitas vezes a chave para uma busca bem sucedida.

Na atualidade, a Internet é um canal importante para disseminar e procurar informação, para comunicar, aprender, ensinar, etc. O acesso à rede pode ser efetuado através de alguns protocolos, entre eles o FTP - File Transfer Protocol, que significa:

  • A. protocolo para transferência de arquivos de dados de um computador para outro;
  • B. protocolo Internet que permite conexão com um computador remoto;
  • C. protocolo e software desenvolvido para pesquisa e recuperação de informação em computadores remotos na rede Internet;
  • D. protocolo desenvolvido para prover acesso hipertexto de documentos via Internet;
  • E. protocolo que permite pesquisar e recuperar informação em bases de dados distribuídas na rede Internet.

Numa biblioteca, o catálogo interno ou auxiliar que tem como função precípua arrolar os cabeçalhos autorizados para nomes de pessoas e de entidades coletivas, que ocorrem nas catalogações, é denominado:

  • A. catálogo decisório;
  • B. catálogo oficial;
  • C. catálogo de identidade;
  • D. catálogo de registro;
  • E. catálogo dicionário.

Entre os serviços oferecidos por uma Biblioteca, direcionados ao público, encontra-se a Orientação e auxílio ao usuário, que envolve as seguintes atividades:

  • A. registrar as atividades de divulgação realizadas pela biblioteca, tanto de suas coleções, como de seus serviços, orientação ao uso dos catálogos, orientação dos processos técnicos;
  • B. facilitar o acesso e o uso das coleções, orientação ao uso dos catálogos, orientação de leitura, os levantamentos documentais, a orientação quanto ao uso das normas em trabalhos escolares ou acadêmicos;
  • C. anotar atividades como palestras e/ou conferências, noites de autógrafos, debates, etc. Observar a freqüência dos usuários a este tipo de atividade;
  • D. levantar dados sobre a inscrição de usuários internos e externos da instituição, registrar as atividades de divulgação realizadas pela biblioteca, tanto de suas coleções, como de seus serviços, orientar no uso dos serviços oferecidos;
  • E. observar o comportamento do usuário, elaborar o perfil e oferecer atividades que venham a suprir as suas necessidades de informação impressa e eletrônica, treinar com objetivo específico.

A definição de Documentação que a Federação Internacional de Documentação - FID, órgão máximo da documentação no mundo, disponibilizou na década de 30, durante a X Conferência Internacional de Bibliografia, e que está sendo adotada até o momento, é:

  • A. processo de reunir, classificar e difundir documentos em todos os campos da atividade humana;
  • B. instrumento capaz de transmitir ao leitor o conhecimento produzido na academia;
  • C. suporte que reúne o conhecimento humano e disponibiliza de maneira democrática para gerações posteriores;
  • D. forma de organizar os documentos em suportes específicos e disseminar para determinadas comunidades;
  • E. maneira de classificar conteúdos contidos na produção técnica e científica disponíveis nas comunidades acadêmicas.

Definida a importância do documento em uma Unidade de Informação, inicia-se o preparo do material para a digitalização. No processo de armazenamento, utilizam-se drives de backup, que são:

  • A. dispositivos que trabalham com disquetes que, dependendo do modelo e do fabricante, possuem capacidade entre 100 Mb e 1 Gb, e se destinam ao armazenamento de cópias de segurança;
  • B. sistemas de discos, considerado como a solução consagrada para informações que precisam ficar disponíveis on-line. Cada disco pode ser substituído enquanto o sistema trabalha, evitando problemas no sistema;
  • C. mídia removível com grande capacidade de armazenamento, ou seja, associa características de disco rígido com características de disquete;
  • D. meio obtido a partir de uma matriz gravada com laser de alta potência. Servem apenas para armazenamento e têm larga utilização comercial;
  • E. formato que utiliza mais de uma camada de gravação de dados e associa características de disco rígido com características de disquete.

Na literatura da área de Biblioteconomia encontram-se diversos conceitos sobre Internet. Um deles a define como:

  • A. arquitetura de formação de um endereço eletrônico integrada a uma rede, que permite o acesso a um grande número de recursos informacionais;
  • B. sistema que permite a comunicação rápida e eficaz entre pessoas, independentemente da sua localização geográfica, não existindo a barreira de tempo e espaço;
  • C. sistema de informação integrado por redes de computadores, coordenado por uma determinada instituição, com o objetivo de atualizar e manter as informações;
  • D. um enorme sistema de informação integrado por redes de computadores, proporcionando a todos que a ela estão interligados uma gama de recursos e serviços de informações;
  • E. universo de informações organizadas e mantidas, que oferece serviços e produtos disponibilizados para a comunidade virtual, elaborado por meio de marketing que aciona o e-commerce.

Conforme a norma da ABNT - Informação e documentação - Referências - Elaboração, NBR 6023, uma monografia no todo que teve como organizadores Cristina S. Ribeiro e José L. Furtado, deve ser referida como:

  • A. RIBEIRO, Cristina S. (Org.); FURTADO, José L. (Org.);
  • B. RIBEIRO, Cristina S.; FURTADO, José L. (Orgs.);
  • C. RIBEIRO, Cristina S.; FURTADO, José L. (Org.);
  • D. RIBEIRO, Cristina S.; FURTADO, José L. (orgs.);
  • E. RIBEIRO, Cristina S. (org.); FURTADO, José L. (org.).
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...