Lista completa de Questões de Biblioteconomia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação ao marketing, marque V para assertivas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A análise de mercado é item fundamental para a implantação do marketing, visando organizar, construir, manter ou revitalizar uma demanda, com a finalidade de conhecer a amplitude, tendências, barreiras tecnológicas, vulnerabilidade, concentração de demanda, nível de necessidade informacional, que nortearão a escolha do segmento de mercado de atuação da unidade de informação.
( ) A análise ambiental é o estudo sobre a clientela e deve ser feito da forma mais particularizada possível, conhecendo suas peculiaridades em busca da promoção da satisfação de suas necessidades informacionais.
( ) A análise do cliente é o conhecimento sobre as tecnologias e demais informações nos âmbitos nacional e internacional na área de atuação da unidade de informação.
( ) Segmentação de mercado é o estudo de grupos de clientes com características semelhantes ou relacionadas, que têm necessidades e desejos comuns e que responderão a motivações idênticas e usarão os mesmos produtos e serviços para satisfazer suas necessidades.
Assinale a sequência correta.
O serviço de referência e informação, atualmente denominado serviço de atendimento ao usuário, compreende uma série de atividades voltadas à mediação entre os serviços e produtos desenvolvidos pelo sistema de informação e os seus usuários. Assinale o conjunto de atividades que melhor compõem o escopo desse serviço.
Entrevista de referência, estudos de usabilidade, seleção e aquisição de acervo, empréstimos e indexação.
Processo de referência, estudos de usuários, educação de usuários, comunicação visual/interface, propaganda e marketing dos produtos e serviços.
Classificação, serviços de extensão à comunidade, gerenciamento e administração do sistema de informação como um todo.
Estudos de usuários, estudos de usabilidade, empréstimos entre bibliotecas e políticas de indexação e classificação
Os objetivos da avaliação dos serviços oferecidos por um Sistema de Informação podem ser:
I. acompanhar tendências, monitorar inovações e justificar prestações de contas;
II. planejar o processo de desenvolvimento de coleções;
III. desenvolver estudos de usuários e traçar políticas de indexação do acervo;
IV. obter os recursos necessários para o desenvolvimento de novos serviços e produtos;
V. identificar os programas e serviços necessários para atingir as metas e otimizar a alocação de recursos.
O que melhor identifica os objetivos da avaliação é o contido nos itens
I e V, apenas.
II e V, apenas.
I, II e III, apenas.
III, IV e V, apenas
I, II, III, IV e V.
A partir das respostas às questões para a elaboração de um diagnóstico sobre as necessidades de informação, inicia-se o planejamento do sistema de informação de marketing.
Dentre seus componentes, o sistema de inteligência de marketing é o conjunto de:
Uma representação do Processo de Referência pode ser:
Analisando esse modelo à luz das teorias de recepção e comunicação, assinale o conjunto de atividades que compõem de forma mais completa esse processo.
Analisando esse modelo à luz das teorias de recepção e comunicação, assinale o conjunto de atividades que compõem de forma mais completa esse processo.
As relações públicas e a publicidade constituem o maior componente da promoção. Incluem-se entre as atividades de relações públicas em bibliotecas:
De acordo com a norma da ABNT - Informação e documentação - Referências - Elaboração, NBR 6023, a localização da Referência pode aparecer:
De acordo com a norma da ABNT – Informação e documentação – Apresentação de citações em documentos, NBR 10520, as expressões latinas devem ser utilizadas somente em:
As obras de referências têm como característica comum o fato de serem documentos secundários. No que se refere à produção do seu conteúdo, essas obras:
Um sistema de informática é composto por:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...