Questões de Biblioteconomia do ano 2008

Lista completa de Questões de Biblioteconomia do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca da implantação de um plano de marketing para bibliotecas, julgue os itens a seguir.

Quando realizadas isoladamente, as atividades de promoção restringem o potencial das técnicas mercadológicas, daí advindo a necessidade do plano de marketing.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os relatórios são instrumentos de planejamento e avaliação dos serviços de uma biblioteca. Julgue os itens que se seguem, acerca da elaboração desses relatórios.

O relatório é também um instrumento de marketing da biblioteca e apresenta a vantagem de fornecer informação em profundidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de serviços de notificação corrente, julgue os itens que se seguem.

Os serviços de notificação corrente utilizam buscas em bases de dados bibliográficas, bases de dados de texto integral e bases de dados de sumários de periódicos. Como as estratégias de busca são formuladas com operadores booleanos, as bases de dados multimídia não são contempladas nesses serviços.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de serviços de notificação corrente, julgue os itens que se seguem.

A tecnologia RSS (Rich Site Summary) aplica-se à produção de serviços de notificação corrente de periódicos impressos e eletrônicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Caracteriza-se pela comunicação direcionada, de forma individualizada, procurando manter os usuários informados sobre as últimas publicações de acordo com um perfil de interesses, e envolvendo a coleta e análise de informações segundo a sua relevância e a divulgação de dados.

Trata-se do serviço de

  • A.

    indexação e recuperação de informações.

  • B.

    atendimento ao usuário.

  • C.

    estratégia de busca de informação.

  • D.

    disseminação seletiva da informação.

  • E.

    gestão de relacionamento com o usuário.

A figura acima apresenta os principais conceitos

  • A.

    do planejamento.

  • B.

    da administração.

  • C.

    do marketing.

  • D.

    da promoção.

  • E.

    da qualidade.

Com a vantagem de prover um ponto central de acesso aos recursos de informação de uma empresa, assume o papel, sem precedentes, de integrador universal, constituindo um novo instrumento de gestão de informação e conhecimento nas organizações. Trata-se

  • A.

    da inteligência de negócios.

  • B.

    da gestão do conhecimento.

  • C.

    do mecanismo de busca automatizada.

  • D.

    da universidade corporativa.

  • E.

    do portal corporativo.

O documento que registra a forma como as atividades de aquisição de materiais de informação são realizadas no dia-a-dia de uma unidade de informação é denominado

  • A.

    declaração de procedimentos de aquisição.

  • B.

    manual de aquisição.

  • C.

    política de desenvolvimento de coleções.

  • D.

    política de seleção.

  • E.

    lista de desiderata.

Serão adquiridos todos os títulos das bibliografias básicas de cada disciplina na proporção de 1 (um) exemplar para até 10 (dez) alunos (conforme recomendação do MEC).

 O texto acima, extraído de um documento de Política de Desenvolvimento de Coleções disponível na internet, refere- se à atividade atualmente conhecida como

  • A.

    desbastamento.

  • B.

    seleção qualitativa.

  • C.

    aquisição cooperativa.

  • D.

    aquisição planificada.

  • E.

    seleção quantitativa.

Como estratégia competitiva formal e reconhecida, ele surge durante a década de 1980, a partir da iniciativa da Xerox Reprographics de se contrapor a seus competidores e recuperar sua fatia do mercado nos Estados Unidos, dizendo respeito à melhoria de desempenho e podendo ser visto como um processo formal que visa medir e comparar um processo, produto ou serviço existentes com aqueles reconhecidos como os melhores do mercado, tanto dentro como fora da organização. Trata-se do

  • A.

    gatekeeper.

  • B.

    benchmarking.

  • C.

    datamining.

  • D.

    information audit.

  • E.

    moment of truth.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...