Lista completa de Questões de Biblioteconomia do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca da implantação de um plano de
Quando realizadas isoladamente, as atividades de promoção restringem o potencial das técnicas mercadológicas, daí advindo a necessidade do plano de
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Os relatórios são instrumentos de planejamento e avaliação dos serviços de uma biblioteca. Julgue os itens que se seguem, acerca da elaboração desses relatórios.
O relatório é também um instrumento de
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito de serviços de notificação corrente, julgue os itens que se seguem.
Os serviços de notificação corrente utilizam buscas em bases de dados bibliográficas, bases de dados de texto integral e bases de dados de sumários de periódicos. Como as estratégias de busca são formuladas com operadores booleanos, as bases de dados multimídia não são contempladas nesses serviços.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A respeito de serviços de notificação corrente, julgue os itens que se seguem.
A tecnologia RSS (Rich Site Summary) aplica-se à produção de serviços de notificação corrente de periódicos impressos e eletrônicos.
Caracteriza-se pela comunicação direcionada, de forma individualizada, procurando manter os usuários informados sobre as últimas publicações de acordo com um perfil de interesses, e envolvendo a coleta e análise de informações segundo a sua relevância e a divulgação de dados.
Trata-se do serviço de
indexação e recuperação de informações.
atendimento ao usuário.
estratégia de busca de informação.
disseminação seletiva da informação.
gestão de relacionamento com o usuário.
A figura acima apresenta os principais conceitos
do planejamento.
da administração.
do marketing.
da promoção.
da qualidade.
Com a vantagem de prover um ponto central de acesso aos recursos de informação de uma empresa, assume o papel, sem precedentes, de integrador universal, constituindo um novo instrumento de gestão de informação e conhecimento nas organizações. Trata-se
da inteligência de negócios.
da gestão do conhecimento.
do mecanismo de busca automatizada.
da universidade corporativa.
do portal corporativo.
O documento que registra a forma como as atividades de aquisição de materiais de informação são realizadas no dia-a-dia de uma unidade de informação é denominado
declaração de procedimentos de aquisição.
manual de aquisição.
política de desenvolvimento de coleções.
política de seleção.
lista de desiderata.
Serão adquiridos todos os títulos das bibliografias básicas de cada disciplina na proporção de 1 (um) exemplar para até 10 (dez) alunos (conforme recomendação do MEC).
O texto acima, extraído de um documento de Política de Desenvolvimento de Coleções disponível na internet, refere- se à atividade atualmente conhecida como
desbastamento.
seleção qualitativa.
aquisição cooperativa.
aquisição planificada.
seleção quantitativa.
Como estratégia competitiva formal e reconhecida, ele surge durante a década de 1980, a partir da iniciativa da Xerox Reprographics de se contrapor a seus competidores e recuperar sua fatia do mercado nos Estados Unidos, dizendo respeito à melhoria de desempenho e podendo ser visto como um processo formal que visa medir e comparar um processo, produto ou serviço existentes com aqueles reconhecidos como os melhores do mercado, tanto dentro como fora da organização. Trata-se do
gatekeeper.
benchmarking.
datamining.
information audit.
moment of truth.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...