Lista completa de Questões de Biblioteconomia do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No que concerne ao serviço de referência, julgue os seguintes itens.
Com relação às aptidões do profissional bibliotecário que trabalha no serviço de referência, os seguintes itens relacionam-se com a adaptabilidade: imaginar um meio para encontrar fatos remotos; procurar simplificar e melhorar os métodos de pesquisa; procurar os assuntos em outras fontes, além dos livros.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No que concerne ao serviço de referência, julgue os seguintes itens.
Nos serviços de recuperação da informação, a estratégia de busca envolve três etapas principais: aceitação de uma consulta como insumo, formulada pelo usuário; comparação da consulta com cada um dos registros existentes na base de dados e resultado de um conjunto de registros recuperados, a ser submetido ao usuário.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No que concerne ao serviço de referência, julgue os seguintes itens.
Nos serviços de informação automatizados, define-se linguagem de busca como sendo os termos ou códigos que podem ser utilizados como pontos de acesso em um índice.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No que concerne ao serviço de referência, julgue os seguintes itens.
Nos sistemas de recuperação da informação, o recurso chamado hipervínculos tem como função permitir, a quem faz a busca, escolher os campos nos quais aparecem termos de busca e rever as buscas feitas.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No que concerne ao serviço de referência, julgue os seguintes itens.
Quanto aos serviços de informação de uma biblioteca, os itens: sumários correntes, disseminação seletiva de informação e lista de novas aquisições são chamados de serviços de busca retrospectiva.
Biblioteconomia - Estudo de Usuários - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens seguintes, acerca da atividade de uma biblioteca de fornecer informações sobre suas novas aquisições aos seus usuários.
Conhecer as necessidades de informação dos usuários e considerar os recursos humanos e financeiros que serão investidos são atribuições exclusivas do gerente da biblioteca, não podendo ser executada por um bibliotecário de referência.
Biblioteconomia - Desenvolvimento de coleções/Acervo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens seguintes, acerca da atividade de uma biblioteca de fornecer informações sobre suas novas aquisições aos seus usuários.
O treinamento de pessoal sobre técnicas e métodos de disseminação seletiva da informação é um aspecto a ser considerado para atingir o objetivo dessa atividade.
Biblioteconomia - Estudo de Usuários - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O serviço de referência é definido como uma interface entre a informação e o usuário, mediado pelo bibliotecário de referência. Julgue os itens subseqüentes, relacionados a esse tema.
O objetivo secundário de uma entrevista de referência é tentar determinar a resposta provável do usuário, ou seja, obter uma idéia do nível, da forma e da quantidade de material que o usuário deseja. Utilizando perguntas abertas durante a entrevista, o bibliotecário amplia as possibilidades de obter essas especificações.
Biblioteconomia - Serviço de referencia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O serviço de referência é definido como uma interface entre a informação e o usuário, mediado pelo bibliotecário de referência. Julgue os itens subseqüentes, relacionados a esse tema.
O uso de chat no serviço de referência apresenta semelhanças com a entrevista de referência tradicional, pois simula a interação ao vivo entre bibliotecário e usuário.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O serviço de referência é definido como uma interface entre a informação e o usuário, mediado pelo bibliotecário de referência. Julgue os itens subseqüentes, relacionados a esse tema.
O atendimento ao usuário via correio eletrônico não necessita de investimentos vultosos em tecnologia e sua implementação se dá pelo e-mail básico e por formulário web, caracterizando, assim, um serviço de referência digital assíncrono.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...