Lista completa de Questões de Biblioteconomia do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando as seis fases do processo de referência — seleção da mensagem, negociação da questão, desenvolvimento da estratégia de busca, busca, seleção da resposta e renegociação —, julgue os itens a seguir, a respeito de falhas e medidas corretivas relativas a esse processo.
A falta de conhecimento do assunto solicitado pelo usuário, por parte do bibliotecário, leva à incorreta seleção da mensagem do usuário.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Considerando as seis fases do processo de referência — seleção da mensagem, negociação da questão, desenvolvimento da estratégia de busca, busca, seleção da resposta e renegociação —, julgue os itens a seguir, a respeito de falhas e medidas corretivas relativas a esse processo.
Na busca de informações a respeito de determinado assunto, muitas vezes, os usuários apresentam questões ambíguas e imprecisas. Nesse caso, uma ação adequada do bibliotecário é conduzir a negociação com uma conversa formal e associar a questão com a solução de problemas.
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O marketing em unidades de informação é um conjunto de técnicas que contribuem para a visibilidade dos produtos e serviços oferecidos. Acerca desse tema, julgue os próximos itens.
Denomina-se plano de marketing o resultado do processo de se organizar, em um fluxo lógico, todas as considerações e tarefas requeridas para se comercializar um produto ou serviço de forma efetiva e ordenada.Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
O marketing em unidades de informação é um conjunto de técnicas que contribuem para a visibilidade dos produtos e serviços oferecidos. Acerca desse tema, julgue os próximos itens.
Marketing não-concentrado, diferenciado e concentrado são três estratégias alternativas de publicidade que apóiam o desenvolvimento do composto de marketing.Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens a seguir acerca da avaliação dos serviços de notificação corrente.
Entre os critérios de avaliação, o de pertinência dos resultados é o que constitui o argumento definitivo para o usuário avaliar o serviço.
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Julgue os itens a seguir acerca da avaliação dos serviços de notificação corrente.
O critério de oportunidade ou atualidade da informação é avaliado em função da quantidade de assuntos e da extensão da literatura abrangida pelo serviço.
O modelo de processo de referência, constituído por seis fases e amplamente divulgado no Brasil por Nice Figueiredo, foi proposto por
Green e Asheim.
Shores e Hutchins.
Shera.
Lancaster.
Jahoda e Olson.
No processo de referência, a entrevista está contida na fase relativa à
estratégia de busca.
negociação da questão.
busca.
análise da mensagem.
análise da resposta.
Utilizado em referência ao patrimônio de bens culturais, o termo é também aplicado em bibliotecas, compreendendo o registro individual, em numeração progressiva, de cada item que é incorporado ao seu acervo. Atividade básica do preparo técnico dos livros, trata-se
do tombamento.
da catalogação.
da classificação.
da etiquetagem.
do fichamento.
Consiste na gestão das condições ambientais em que as coleções se encontram e em que podem ser consultadas. Trata-se
do descarte.
da recuperação física.
da conservação a posteriori.
da restauração.
da conservação preventiva.
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