Lista completa de Questões de Biblioteconomia do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Sabendo que há diversas estratégias para a implantação do marketing em unidades de informação e que ainda há barreiras a essa implementação, julgue os itens que se seguem.
Ao adotar o marketing diferenciado, a unidade de informação deve desenvolver produtos e programas de marketing distintos para cada segmento de mercado. Nesse caso, essa unidade adota o marketing diferenciado.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Sabendo que há diversas estratégias para a implantação do marketing em unidades de informação e que ainda há barreiras a essa implementação, julgue os itens que se seguem.
O fato de o marketing não fazer parte da formação profissional do bibliotecário constitui uma barreira à adoção desse ramo do conhecimento em unidades de informação.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Sabendo que há diversas estratégias para a implantação do marketing em unidades de informação e que ainda há barreiras a essa implementação, julgue os itens que se seguem.
A melhora na divulgação das unidades de informação e dos recursos de que ela dispõe e a atração de um número maior de usuários são alguns dos benefícios da adoção do marketing em unidades de informação.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A notificação corrente, a disseminação seletiva de informação e a referência compõem uma série de serviços da unidade da informação. Esses serviços, quando avaliados, podem expor deficiências e possibilidades de melhorias para o trabalho bibliotecário. A respeito desse tema, julgue os itens que se seguem.
Na avaliação do serviço de notificação corrente, o critério de pertinência dos resultados do serviço aos requisitos dos usuários é dispensável, pois a disponibilidade de informação em vários formatos já é suficiente para avaliar esse serviço.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A notificação corrente, a disseminação seletiva de informação e a referência compõem uma série de serviços da unidade da informação. Esses serviços, quando avaliados, podem expor deficiências e possibilidades de melhorias para o trabalho bibliotecário. A respeito desse tema, julgue os itens que se seguem.
A avaliação do serviço de referência de perguntas e respostas é passível de realização por meio de métodos como o estudo participante.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Produção e organização do produto a ser preservado são ações simultâneas e paralelas. No momento em que o homem foi capaz de perceber isso e de colocar em prática essa atividade de ordenamento, estabeleceu a noção básica de biblioteca. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem. Nas obras de referência, à exceção do arranjo alfabético específico, todos os tipos de arranjo exigem índices.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No serviço de referência de uma biblioteca, normalmente um usuário solicita uma pesquisa, e o bibliotecário cria meios para manter um diálogo mais preciso entre ele e o solicitante, visando atender a demanda. Com referência ao serviço de referência e à atividade de pesquisa bibliográfica, julgue os itens que se seguem. Se os documentos do acervo forem organizados por assuntos, um método de busca e recuperação poderá ser a busca e a escolha diretas nas estantes.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No serviço de referência de uma biblioteca, normalmente um usuário solicita uma pesquisa, e o bibliotecário cria meios para manter um diálogo mais preciso entre ele e o solicitante, visando atender a demanda. Com referência ao serviço de referência e à atividade de pesquisa bibliográfica, julgue os itens que se seguem. De acordo com a OCLC, o serviço de referência digital pode ser síncrono ou assíncrono.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No serviço de referência de uma biblioteca, normalmente um usuário solicita uma pesquisa, e o bibliotecário cria meios para manter um diálogo mais preciso entre ele e o solicitante, visando atender a demanda. Com referência ao serviço de referência e à atividade de pesquisa bibliográfica, julgue os itens que se seguem. A administração e a supervisão dos serviços de referência devem se preocupar com a capacitação dos recursos humanos frente às novas tecnologias.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
No serviço de referência de uma biblioteca, normalmente um usuário solicita uma pesquisa, e o bibliotecário cria meios para manter um diálogo mais preciso entre ele e o solicitante, visando atender a demanda. Com referência ao serviço de referência e à atividade de pesquisa bibliográfica, julgue os itens que se seguem. Com o surgimento das novas tecnologias, não há necessidade de intermediação do bibliotecário na localização da informação solicitada pelo usuário, visto que os sistemas oferecem tutoriais que dispensam o treinamento dos usuários.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...