Lista completa de Questões de Biblioteconomia do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Materiais bibliográficos, em geral, podem ser alvos de diversas forças destrutivas. Elas podem ser classificadas em três grupos: físicas, químicas e biológicas. Pertencem, respectivamente, a esses grupos,
o calor, a umidade e as bactérias.
os roedores, a luz solar e os gases.
os agentes poluentes, os fungos e a poeira.
os insetos, a areia e o calor.
os gases, a luz solar e os fungos.
O livro, como qualquer outro objeto presente em nosso universo, é passível de desgaste. Os fatores biológicos que atuam no desgaste de um livro são:
temperatura, poeira e umidade.
qualidade da encadernação, do papel e da tinta empregada.
infestação por roedores, insetos e microrganismos.
uso intensivo ou manuseio inadequado por parte dos leitores.
radiação luminosa e condições gerais de acondicionamento.
Com referência ao sistema de ordenação de referências numérico, assinale a afirmativa correta.
Não pode ser usado ao mesmo tempo para notas de referência e notas explicativas.
É apresentado em uma única ordem alfabética ao final da publicação.
As chamadas no texto devem ser com números e na lista de referências por ordem alfabética.
A grafia na lista de referências deve obedecer às chamadas no texto.
É apresentado em ordem alfabética ao final de cada capítulo.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A função de marketing relaciona-se ao estabelecimento de trocas voluntárias de valores entre a organização e seus mercados. Julgue os itens a seguir acerca dessa relação de troca.
A troca é o conceito central do marketing e implica sempre a oferta de um produto em troca de dinheiro.
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A função de marketing relaciona-se ao estabelecimento de trocas voluntárias de valores entre a organização e seus mercados. Julgue os itens a seguir acerca dessa relação de troca.
A administração de marketing deve garantir que as trocas em marketing desenvolvam-se de forma contínua e sistemática.
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A função de marketing relaciona-se ao estabelecimento de trocas voluntárias de valores entre a organização e seus mercados. Julgue os itens a seguir acerca dessa relação de troca.
O marketing visa obter o melhor ajuste das relações de troca, ou seja, entre a demanda do mercado e a oferta da organização.
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As tecnologias da informação e da comunicação possibilitaram às bibliotecas universitárias o aperfeiçoamento dos serviços de informação tradicionais e a criação de novos serviços. Acerca desses serviços, julgue os itens subseqüentes.
Nos serviços de pergunta e resposta, as informações são coletadas e formuladas segundo as especificações do usuário, o que implica, em geral, a avaliação e a síntese das informações coletadas.
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As tecnologias da informação e da comunicação possibilitaram às bibliotecas universitárias o aperfeiçoamento dos serviços de informação tradicionais e a criação de novos serviços. Acerca desses serviços, julgue os itens subseqüentes.
No serviço de pesquisa bibliográfica, cabe ao bibliotecário ajudar o usuário a definir corretamente seu problema informacional, em função do uso pretendido para a informação demandada. Após a correta identificação do problema, o bibliotecário deve indicar fontes de informação a serem utilizadas para a pesquisa direta ou para realizar a pesquisa delegada.
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No que concerne ao serviço de referência, julgue os seguintes itens.
A avaliação de um serviço de informação pode ser subjetiva ou objetiva. Esta terá sua validade máxima se for analítica e diagnóstica, procurando descobrir como os serviços podem melhorar, se não for fundamentada em opiniões apenas.
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No que concerne ao serviço de referência, julgue os seguintes itens.
Serviço de referência é entendido como parte do sistema de uma unidade de informação ou biblioteca, especialmente encarregada da tarefa de auxiliar os usuários ou clientes, na consulta ou pesquisa de documentos existentes na biblioteca ou fora dela.
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