Lista completa de Questões de Biblioteconomia do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Automação de Bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito das noções de informática para bibliotecas, julgue os itens que se seguem.
As impressoras a laser fazem parte do grupo das impressoras eletrostáticas e utilizam discos rotativos para refletir os feixes de laser.
Biblioteconomia - Automação de Bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito das noções de informática para bibliotecas, julgue os itens que se seguem.
O sistema COM (Computer Output Microfilm) permite converter microfilmes para diversos tipos de mídias, possuindo a vantagem de poder ser lido em qualquer equipamento.
Biblioteconomia - Automação de Bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito das noções de informática para bibliotecas, julgue os itens que se seguem.
Suportes externos de memória, juntamente com seus dispositivos de leitura e gravação (drivers), são periféricos de entrada e de saída de dados.
Biblioteconomia - Automação de Bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A respeito das noções de informática para bibliotecas, julgue os itens que se seguem.
Nos monitores gráficos, também denominados terminais de vídeo, a resolução é definida como o número de pixels, por centímetro ou polegada, exibidos horizontal ou verticalmente no monitor.
Biblioteconomia - Automação de Bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A informação jurídica pode ser criada, registrada e recuperada de três formas distintas: descritiva (pela doutrina), normativa (por meio da legislação) e interpretativa (com o emprego da jurisprudência). Esta última se caracteriza pela emissão de uma opinião particular fundamentada com relação a determinado aspecto.
Os serviços de notificação corrente, também conhecidos como serviços de alerta, podem ser considerados equivalentes à DSI, pois ambos visam informar seletivamente aos usuários quanto às novas aquisições de uma biblioteca ou unidade de informação.
A respeito da bibliografia na área jurídica, julgue os itens a seguir.
A bibliografia brasileira de direito é uma publicação corrente, editada pela biblioteca do Senado.
A respeito da bibliografia na área jurídica, julgue os itens a seguir.
A Biblioteca Nacional, como agência bibliográfica brasileira, disponibiliza em formato eletrônico o sumário da enciclopédia RLTr — Legislação do Trabalho.
A biblioteca X possui um diretor ao qual estão subordinados os seguintes departamentos: Processos Técnicos, Aquisição e Referência; cada departamento tem duas seções que lhe são subordinadas; o Diretor tem dois assessores (Jurídico e Marketing). Neste caso, pode-se dizer que essa unidade de informação tem uma estrutura
comissional.
linear.
mista.
funcional.
colegiada.
Considere as três afirmações abaixo, relacionadas aos sistemas de bibliotecas:
I. Por encontrar-se a coordenação geralmente distante do dia-a-dia das bibliotecas, é absolutamente indispensável que planeje seu relatório de forma a contar com dados verdadeiros e coerentes.
II. Os dados utilizados pela coordenação dos sistemas devem ser definidos a partir de critérios básicos que sirvam de padrão para a coleta de dados.
III. É preciso que haja um entendimento único de cada termo definido no relatório e da natureza de cada serviço, a fim de não se darem nomes diferentes a coisas iguais e vice-versa.
Estão corretas as afirmativas
II, apenas.
I, II e III.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, apenas.
As bibliotecas têm vários documentos administrativos que podem funcionar como instrumentos de marketing. Entre eles, aquele que funciona como forma de divulgação, e de prestação de contas, dos serviços que estão sendo desenvolvidos é
o manual de serviços.
a política de desenvolvimento de coleções.
o relatório.
o planejamento estratégico.
o regulamento de empréstimo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...