Lista completa de Questões de Biblioteconomia do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O melhor veículo para uma campanha de promoção da biblioteca é aquele que
atinge todos os consumidores ao mesmo tempo.
pode ser utilizado apenas pelo pessoal interno, sem necessidade de contratação de equipe especializada.
atinge maior número de consumidores visados, do modo mais expressivo, mais rapidamente e ao menor preço por cabeça.
possibilita atingir consumidores não previstos originalmente, ainda que o custo seja superior ao pretendido.
representa menor custo para a instituição.
Marque as letras na segunda coluna de acordo com a primeira, relacionando os conceitos fundamentais e tipos de bibliografia.
A ordem das letras, de cima para baixo, é:
Os dados primários e secundários, referidos pelos autores, correspondem, respectivamente, ao
De acordo com o Art. 5o da Resolução CFB no 42, de 11/12/2001, que dispõe sobre o Código de Ética, o Bibliotecário deve, em relação aos colegas, observar a seguinte norma de conduta:
Acerca das fontes e dos serviços de informação e do impacto das tecnologias de informação, julgue os itens a seguir.
A Biblioteca 2.0 pode ser entendida como a aplicação de interação, colaboração e tecnologias multimídia embasadas na Web para serviços e coleções de bibliotecas embasadas na Web.
Acerca das fontes e dos serviços de informação e do impacto das tecnologias de informação, julgue os itens a seguir.
Embora mensagens síncronas, streaming media, blogs e wikis, redes sociais, alimentadores RSS, tagging e mashups sejam tecnologias web 2.0, não possuem aplicação direta em serviços de informação ofertados por bibliotecas.
Os bibliotecários têm participado de empreendimentos cooperativos chamados redes. Os objetivos principais das redes são: revelar o conteúdo de um grande número de bibliotecas e tornar esses recursos disponíveis para bibliotecas e usuários específicos. As principais instituições que atuam no setor de interligação de redes são
unicamente as bibliotecas universitárias.
as bibliotecas públicas especializadas na sua esfera de atuação.
grandes bibliotecas nacionais ou serviços de catalogação centralizada, além de empreendimentos cooperativos encetados por grupos de bibliotecas.
bibliotecas nacionais de diversos países.
A respeito do profissional da informação, assinale a opção correta.
A atenção do profissional da informação está no acervo, que deve estar disponível a qualquer tempo ao usuário.
O perfil profissional esperado para aqueles que lidam com informação é, entre outros, criatividade, adaptabilidade, familiaridade tecnológica, sólido embasamento na área de especialidade, clareza quanto às instrumentalidades e profissionalismo.
A base das profissões de informação é composta por dois componentes: a formação e a prática profissional
Atividades de datamining e test mining são, exclusivamente, desenvolvidas por informáticos, não havendo possibilidade de inserção dos profissionais da informação.
Em relação ao profissional bibliotecário, assinale a opção incorreta.
Na sociedade da informação, o bibliotecário responsável pelo desenvolvimento das coleções será o especialista em hiperligações para mapear os recursos informacionais externos.
Historicamente, as atividades e funções do profissional bibliotecário estiveram voltadas muito mais para a preservação do que para a disseminação.
Os bibliotecários que atuam na biblioteca escolar também possuem uma responsabilidade didático-pedagógica.
Nas bibliotecas especializadas, a orientação para obtenção de informação é a principal orientadora do fazer dos profissionais que nela atuam.
O profissional de informação agirá de modo ético se
organizar e disseminar incorretamente as informações
atuar como profissional do setor de referência e informar o usuário que ele deve procurar outro setor para resolver a questão informacional que o levou até lá.
cobrar por um serviço ou produto sem ter claramente os custos operacionais.
pesquisar em todas as fontes de informação possíveis e informar ao usuário a solicitação quando sua solicitação não foi atendida, após busca detalhada.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...