Questões de Biblioteconomia do ano 2009

Lista completa de Questões de Biblioteconomia do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Por meio da acumulação, os registros funcionam como instrumento de pesquisa para historiadores e outros estudiosos, interessados em identificar tendências, progressos e interesses do país, possibilitando visualizar a evolução cultural da nação ao longo do tempo. Em uma perspectiva operacional, serve como instrumento de seleção e aquisição para as bibliotecas do país, além de modelo de catalogação. Para a indústria editorial funciona como registro estatístico da sua produção. Além de servir como base para a compilação de bibliografias retrospectivas variadas, que podem ser geradas a partir dos registros acumulados ao longo do tempo.

O texto acima descreve a função de

  • A.

    depósito legal.

  • B.

    controle bibliográfico.

  • C.

    biblioteca nacional.

  • D.

    bibliografia nacional.

Julgue os itens a seguir, em relação à biblioteconomia e à ciência da informação.

O ponto focal do paradigma da biblioteconomia é a biblioteca em si, onde fica em evidência o fluxo de informação que ocorre em um sistema de pergunta-resposta; consequentemente, a ciência da informação é uma evolução natural dessa área.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir acerca de biblioteconomia e ciência da informação.

A biblioteconomia, por ter como principal objeto de estudo a informação científica e tecnológica, tem a função de filtrar as informações no campo que está atuando, isto é, selecionálas, analisá-las e classificá-las.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em um levantamento bibliográfico sobre a jurisprudência relativa à responsabilidade fiscal de estados da federação, o bibliotecário deverá compilar

  • A.

    ações, recursos e acórdãos.

  • B.

    livros, teses e artigos de periódicos.

  • C.

    leis ordinárias e complementares e decretos.

  • D.

    medidas provisórias, normas e decisões.

  • E.

    sentenças, proposições e atos.

As bibliotecas podem implementar o Customer Relationship Management (CRM) como uma nova forma de gestão centrada no cliente, capaz de colaborar na definição de serviços e produtos mais adequados. Os quatro passos básicos para implementação do CRM são identificar, diferenciar, interagir e

  • A.

    generalizar, voltado para a implementação de serviços que atendam a todos os clientes, indistintamente.

  • B.

    segmentar, que busca estabelecer diferentes níveis de valor dos serviços para os clientes.

  • C.

    personalizar, que visa a adaptação das atividades, para um melhor atendimento aos clientes.

  • D.

    priorizar, que define serviços e produtos que devem ser objeto de atenção dos clientes.

  • E.

    intermediar, que equaciona as necessidades dos clientes e as possibilidades da biblioteca.

O conceito acima, transcrito de Barbalho e Beraquet (1995), aplica-se a uma das etapas para a formulação do planejamento estratégico em unidades de informação, denominada (A) conhecimento do campo de ação.

  • A. conhecimento do campo de ação
  • B. análise do ambiente interno.
  • C. análise do ambiente externo
  • D. questões estratégicas.
  • E. propostas estratégicas.

Um bibliotecário precisou delinear um projeto de capacitação de recursos humanos para a unidade de informação que gerencia. Depois de concluir adequadamente as etapas de elaboração e estruturação, teve problemas na etapa de desenvolvimento, pela falta de interesse da maior parte da equipe em frequentar os cursos de pós-graduação arrolados. Essa circunstância levou a uma avaliação negativa do trabalho, por erro na formulação de seu objetivo geral, que desconsiderou o princípio da

  • A. simplicidade.
  • B. exequibilidade
  • C. necessidade.
  • D. coerência.
  • E. aceitabilidade

Para o desenvolvimento e a gestão de uma biblioteca digital, o bibliotecário deve se preocupar com aspectos relacionados a:

  • A. credibilidade do conteúdo, coerência, objetivos e consistência da informação.
  • B. consistência, objetos digitais, variáveis e métodos de armazenamento de documentos.
  • C. qualidade, consistência, credibilidade do conteúdo e certificação dos dados
  • D. coleta, tratamento de conteúdos, disseminação da informação e certificação dos dados.
  • E. variáveis, métodos de armazenamento, qualidade dos documentos e coerência.

Os bibliotecários que atuam na indústria informacional brasileira, direcionada ao segmento industrial de pequeno e médio porte, realizam atividades de informação voltadas para

  • A. análise, estrutura e fluxo
  • B. produção, tratamento e uso
  • C. geração, busca e recuperação.
  • D. prospecção, filtragem e disseminação
  • E. filtragem, monitoramento e armazenamento

De acordo com Blattmann; Fachin e Rados (2000), as habilidades necessárias ao bibliotecário, visto como um arquiteto da informação, estão centradas principalmente em

  • A. tecnologia, gerenciamento e integração.
  • B. comunicação, organização e negociação.
  • C. organização, integração e tecnologia.
  • D. negociação, comunicação e análise.
  • E. análise, gerenciamento e planejamento.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...