Lista completa de Questões de Biblioteconomia do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Por meio da acumulação, os registros funcionam como instrumento de pesquisa para historiadores e outros estudiosos, interessados em identificar tendências, progressos e interesses do país, possibilitando visualizar a evolução cultural da nação ao longo do tempo. Em uma perspectiva operacional, serve como instrumento de seleção e aquisição para as bibliotecas do país, além de modelo de catalogação. Para a indústria editorial funciona como registro estatístico da sua produção. Além de servir como base para a compilação de bibliografias retrospectivas variadas, que podem ser geradas a partir dos registros acumulados ao longo do tempo.
O texto acima descreve a função de
depósito legal.
controle bibliográfico.
biblioteca nacional.
bibliografia nacional.
Julgue os itens a seguir, em relação à biblioteconomia e à ciência da informação.
O ponto focal do paradigma da biblioteconomia é a biblioteca em si, onde fica em evidência o fluxo de informação que ocorre em um sistema de pergunta-resposta; consequentemente, a ciência da informação é uma evolução natural dessa área.
Julgue os itens a seguir acerca de biblioteconomia e ciência da informação.
A biblioteconomia, por ter como principal objeto de estudo a informação científica e tecnológica, tem a função de filtrar as informações no campo que está atuando, isto é, selecionálas, analisá-las e classificá-las.
Em um levantamento bibliográfico sobre a jurisprudência relativa à responsabilidade fiscal de estados da federação, o bibliotecário deverá compilar
ações, recursos e acórdãos.
livros, teses e artigos de periódicos.
leis ordinárias e complementares e decretos.
medidas provisórias, normas e decisões.
sentenças, proposições e atos.
As bibliotecas podem implementar o Customer Relationship Management (CRM) como uma nova forma de gestão centrada no cliente, capaz de colaborar na definição de serviços e produtos mais adequados. Os quatro passos básicos para implementação do CRM são identificar, diferenciar, interagir e
generalizar, voltado para a implementação de serviços que atendam a todos os clientes, indistintamente.
segmentar, que busca estabelecer diferentes níveis de valor dos serviços para os clientes.
personalizar, que visa a adaptação das atividades, para um melhor atendimento aos clientes.
priorizar, que define serviços e produtos que devem ser objeto de atenção dos clientes.
intermediar, que equaciona as necessidades dos clientes e as possibilidades da biblioteca.
O conceito acima, transcrito de Barbalho e Beraquet (1995), aplica-se a uma das etapas para a formulação do planejamento estratégico em unidades de informação, denominada (A) conhecimento do campo de ação.
Um bibliotecário precisou delinear um projeto de capacitação de recursos humanos para a unidade de informação que gerencia. Depois de concluir adequadamente as etapas de elaboração e estruturação, teve problemas na etapa de desenvolvimento, pela falta de interesse da maior parte da equipe em frequentar os cursos de pós-graduação arrolados. Essa circunstância levou a uma avaliação negativa do trabalho, por erro na formulação de seu objetivo geral, que desconsiderou o princípio da
Para o desenvolvimento e a gestão de uma biblioteca digital, o bibliotecário deve se preocupar com aspectos relacionados a:
Os bibliotecários que atuam na indústria informacional brasileira, direcionada ao segmento industrial de pequeno e médio porte, realizam atividades de informação voltadas para
De acordo com Blattmann; Fachin e Rados (2000), as habilidades necessárias ao bibliotecário, visto como um arquiteto da informação, estão centradas principalmente em
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