Questões de Biblioteconomia do ano 2012

Lista completa de Questões de Biblioteconomia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No que se refere à gestão da informação e do conhecimento, julgue os itens subsequentes.

O conhecimento explícito corresponde ao conhecimento fundamentado na experiência pessoal, razão por que, em muitos casos, é identificado às habilidades do indivíduo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Dentre a classificação de atributos que podem auxiliar os gestores da informação na escolha do grau de dificuldade de adaptação a uma determinada estratégia, a propriabilidade é a

  • A. capacidade de um novo detentor do conhecimento ter retorno semelhante ao detentor inicial.
  • B. facilidade do conhecimento em ser transmitido a outras pessoas.
  • C. possibilidade de união do conhecimento novo com conhecimentos já internalizados na empresa.
  • D. relevância do grau de natureza crítica de um conhecimento para o negócio.

Na construção de tesauros, os tipos de relações que se aplicam, sobretudo, a conceitos que expressam processos, são as relações

  • A. equivalentes.
  • B. funcionais.
  • C. hierárquicas.
  • D. partitivas.

Ao selecionar diapositivos, muitas bibliotecas dão preferência a conjuntos de slides, acompanhados por material para utilização simultânea à projeção. Essa opção deve levar em conta

  • A.

    a coerência entre os diversos componentes do todo e a relação entre o texto escrito/gravado com o conteúdo dos diapositivos.

  • B.

    o preço mais vantajoso desses conjuntos, quando comparados à confecção dos slides pela própria biblioteca.

  • C.

    a necessidade de dispor de equipamentos de suporte e de pessoal especializado para orientação no uso desses materiais.

  • D.

    as implicações para o orçamento da biblioteca, uma vez que esses materiais têm alto custo de manutenção.

  • E.

    a qualidade do suporte fotográfico utilizado para elaboração dos slides.

Na gestão de unidades de informação, utilizam-se vários instrumentos gráficos. Aqueles que, respectivamente, são utilizados para representar a estrutura organizacional da unidade de informação e a sequência operacional do desenvolvimento de um processo são o

  • A.

    gráfico de estratificação e a lista de verificação.

  • B.

    QDT e o gráfico de barras.

  • C.

    gráfico PERT-COM e o histograma.

  • D.

    gráfico de Ishikawa e a folha de coleta.

  • E.

    organograma e o fluxograma.

Sobre planejamento, analise as assertivas:

I. Expressa uma série de propósitos a serem realizados dentro de determinado prazo, levando em consideração as limitações impostas pelos recursos disponíveis e as metas prioritárias definidas.

II. As etapas de um projeto são: determinação de objetivos; preparação de anteprojetos; diagnóstico; estudo e programações e avaliações e redação.

III. As metas são alvos programados no tempo, derivados da estratégia.

Ocorre que

  • A.

    todas estão corretas.

  • B.

    todas estão incorretas.

  • C.

    apenas I está correta.

  • D.

    apenas II está correta.

  • E.

    apenas III está correta.

Usamos para diferenciar o local quando os nomes coincidem e usamos a informação de ano [2010], respectivamente:

  • A.

    Deve-se usar a indicação de local como aparece na publicação e é a informação da data correta.

  • B.

    Deve-se usar sempre o local melhor identificado e é a data correta.

  • C.

    Deve-se usar sempre a designação de estado ou país e é a data certa não indicada na obra.

  • D.

    Deve-se usar sempre a designação de estado ou país e é a data provável da obra.

A criação do conhecimento ocorre em três níveis: indivíduo, grupo e organização. Segundo Nonaka e Takeuchi (1997), tem dois componentes principais:

  • A.

    os modelos de partilhamento e os circuitos de aprendizagem.

  • B.

    as formas de interação e os níveis de criação do conhecimento.

  • C.

    as estruturas semânticas e os mecanismos de contextualização do conhecimento.

  • D.

    os processos de representação e as estratégias de captação do conhecimento.

  • E.

    as dimensões cognitivas e os estímulos sensoriais.

Para atingir os objetivos estratégicos, as organizações precisam manter e gerenciar informações de diversos tipos. Tais informações precisam ser classificadas de acordo com o público que a utiliza e o objetivo que esse público precisa alcançar. Seguindo este preceito, a informação, em função do nível organizacional, é classificada como

  • A. administrativa, personalizada e integrada.
  • B. estratégica, tática e operacional.
  • C. geral, intermediária e específica.
  • D. política, gerencial e tecnológica.

Segundo a visão participativa, a função gerencial ou administrativa de tomada de decisão é a função gerencial ou administrativa de uma biblioteca, em que todos os profissionais compartilham a responsabilidade de sua administração, subsidiados pela

  • A. informação.
  • B. integração.
  • C. produtividade.
  • D. descentralização.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...