Lista completa de Questões de Biblioteconomia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Entre os fatores objetivos que interferem na qualidade da avaliação de serviços em unidades de informação e bibliotecas, destaca-se
a indisponibilidade de tempo dos dirigentes para atividades de avaliação.
o descaso na elaboração de propostas de novos serviços.
a falta de registro sistemático de dados de desempenho.
a dificuldade para obter a colaboração dos usuários para atividades de avaliação.
o engessamento administrativo, que dificulta a padronização de processos de coleta de informações.
Observe as referências abaixo:
I. KOOGAN, André; HOUAISS, Antonio (Ed.). Enciclopédia e dicionário digital 98. Direção geral de André Koogan Breikmam. São Paulo: Delta: Estadão, 1998. 5 CD-ROM.
II. ROMANO, Giovanni. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G.; SCHMIDT, J. (Org.). História dos jovens 2: a época contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 7-16.
III. SÃO PAULO (Estado). Secretaria do Meio Ambiente. Coordenadoria de Planejamento Ambiental. Estudo de impacto ambiental − EIA, Relatório de impacto ambiental − RIMA: manual de orientação. São Paulo, 1989. 48 p. (Série Manuais).
Está correto o que consta em
I e II, apenas.
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I, II e III.
Em agosto de 2011, André Martins Lorenz Filho apresentou nas 1as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos o trabalho intitulado O que é preciso para ser um herói?. O evento, organizado pelo Observatório de Histórias em Quadrinhos da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ocorreu nessa mesma instituição, localizada na cidade de São Paulo. O trabalho, com 9 páginas, foi disponibilizado nos Anais do evento, publicado pelo Observatório de Histórias em Quadrinhos em formato de CD-ROM.
A referência deste trabalho é:
LORENZ FILHO, André Martins. O que é preciso para ser um herói? In: ANAIS DAS PRIMEIRAS JORNADAS INTERNACIONAIS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, 1, Observatório de Histórias em Quadrinhos da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. p. 1-9.
LORENZ FILHO, André Martins. O que é preciso para ser um herói? In: JORNADAS INTERNACIONAIS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, 1, 2011, São Paulo. Anais... São Paulo: Observatório de Histórias em Quadrinhos da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 2011. p. 1-9.
LORENZ FILHO, André Martins. O que é preciso para ser um herói? In: 1AS. JORNADAS INTERNACIONAIS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, 2011, São Paulo. Anais... São Paulo: Observatório de Histórias em Quadrinhos da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 2011. 9p.
LORENZ FILHO, André Martins. O que é preciso para ser um herói? In: JORNADAS INTERNACIONAIS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, 1, 2011, São Paulo. Anais... São Paulo: Observatório de Histórias em Quadrinhos da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 2011. p. 1-9.
LORENZ FILHO, André Martins. O que é preciso para ser um herói? In: 1as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, Anais, 2011. São Paulo: Observatório de Histórias em Quadrinhos da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 2011. 9p.
O diálogo entre o bibliotecário e o usuário que busca aclarar a solicitação de informação e, desta forma, melhor adequar a resposta da unidade de informação às necessidades do usuário, é denominado
educação informal do usuário.
negociação da questão.
entrevista de referência.
literacia informacional.
determinação de alternativas de busca.
A finalidade do serviço de referência e informação é
permitir que as informações fluam eficientemente entre as fontes de informação e quem precisa de informações.
garantir que o usuário receba a maior informação possível no menor tempo e ao menor custo.
cumprir a função de relações públicas institucional, aproximando o bibliotecário de seu público.
propor um fluxo de informações que atenda às necessidades institucionais e satisfaça o desejo do público.
zelar pela melhoria de qualidade no acesso às informações e nas relações com os usuários.
Nas referências bibliográficas, aquelas informações que, acrescentadas aos elementos essenciais, permitem melhor caracterizar os documentos, são denominadas elementos
de segunda geração.
acessórios.
complementares.
referenciais.
adicionais.
Para que o Serviço de Referência On Line seja bem sucedido, é necessário que
exista equipamento de informática em quantidade adequada para o atendimento local.
os bibliotecários tenham uma atitude menos preconceituosa em relação ao atendimento on line.
o serviço de referência tradicional seja totalmente reformulado.
o planejamento do serviço ocorra com a participação dos usuários.
exista uma interface amigável de boa navegação, a fim de atrair o usuário.
É correto afirmar que, quando um material de informação deixa de oferecer contribuição efetiva à comunidade que a coleção busca servir, é chegada a hora
do remanejamento.
da avaliação.
do intercâmbio.
do descarte.
da restauração.
Na determinação da qualidade em serviços de informação, é importante distinguir a diferença entre produtos e serviços. Neste sentido, sabe-se que os serviços
são consumidos no momento de seu fornecimento.
podem ser objeto de reparação ou conserto.
podem ser armazenados de modo a satisfazer as necessidades do cliente.
são tangíveis.
são caracterizados pelo distanciamento entre produtos e clientes.
Entre as cinco linhas de atuação para o Serviço de Referência, propostas por Neusa Dias de Macedo, está a
classificação das questões de referência.
comunicação visual.
apropriação da informação.
interferência.
análise da mensagem.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...