Questões de Biblioteconomia do ano 2012

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Entre os fatores objetivos que interferem na qualidade da avaliação de serviços em unidades de informação e bibliotecas, destaca-se

  • A.

    a indisponibilidade de tempo dos dirigentes para atividades de avaliação.

  • B.

    o descaso na elaboração de propostas de novos serviços.

  • C.

    a falta de registro sistemático de dados de desempenho.

  • D.

    a dificuldade para obter a colaboração dos usuários para atividades de avaliação.

  • E.

    o engessamento administrativo, que dificulta a padronização de processos de coleta de informações.

Observe as referências abaixo:

I. KOOGAN, André; HOUAISS, Antonio (Ed.). Enciclopédia e dicionário digital 98. Direção geral de André Koogan Breikmam. São Paulo: Delta: Estadão, 1998. 5 CD-ROM.

II. ROMANO, Giovanni. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G.; SCHMIDT, J. (Org.). História dos jovens 2: a época contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 7-16.

III. SÃO PAULO (Estado). Secretaria do Meio Ambiente. Coordenadoria de Planejamento Ambiental. Estudo de impacto ambiental − EIA, Relatório de impacto ambiental − RIMA: manual de orientação. São Paulo, 1989. 48 p. (Série Manuais).

Está correto o que consta em

  • A.

    I e II, apenas.

  • B.

    I, apenas.

  • C.

    II, apenas.

  • D.

    III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Em agosto de 2011, André Martins Lorenz Filho apresentou nas 1as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos o trabalho intitulado “O que é preciso para ser um herói?”. O evento, organizado pelo Observatório de Histórias em Quadrinhos da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ocorreu nessa mesma instituição, localizada na cidade de São Paulo. O trabalho, com 9 páginas, foi disponibilizado nos Anais do evento, publicado pelo Observatório de Histórias em Quadrinhos em formato de CD-ROM.

A referência deste trabalho é:

  • A.

    LORENZ FILHO, André Martins. O que é preciso para ser um herói? In: ANAIS DAS PRIMEIRAS JORNADAS INTERNACIONAIS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, 1, Observatório de Histórias em Quadrinhos da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. p. 1-9.

  • B.

    LORENZ FILHO, André Martins. O que é preciso para ser um herói? In: JORNADAS INTERNACIONAIS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, 1, 2011, São Paulo. Anais... São Paulo: Observatório de Histórias em Quadrinhos da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 2011. p. 1-9.

  • C.

    LORENZ FILHO, André Martins. O que é preciso para ser um herói? In: 1AS. JORNADAS INTERNACIONAIS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, 2011, São Paulo. Anais... São Paulo: Observatório de Histórias em Quadrinhos da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 2011. 9p.

  • D.

    LORENZ FILHO, André Martins. O que é preciso para ser um herói? In: JORNADAS INTERNACIONAIS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, 1, 2011, São Paulo. Anais... São Paulo: Observatório de Histórias em Quadrinhos da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 2011. p. 1-9.

  • E.

    LORENZ FILHO, André Martins. O que é preciso para ser um herói? In: 1as Jornadas Internacionais de Histórias em Quadrinhos, Anais, 2011. São Paulo: Observatório de Histórias em Quadrinhos da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 2011. 9p.

O diálogo entre o bibliotecário e o usuário que busca aclarar a solicitação de informação e, desta forma, melhor adequar a resposta da unidade de informação às necessidades do usuário, é denominado

  • A.

    educação informal do usuário.

  • B.

    negociação da questão.

  • C.

    entrevista de referência.

  • D.

    literacia informacional.

  • E.

    determinação de alternativas de busca.

A finalidade do serviço de referência e informação é

  • A.

    permitir que as informações fluam eficientemente entre as fontes de informação e quem precisa de informações.

  • B.

    garantir que o usuário receba a maior informação possível no menor tempo e ao menor custo.

  • C.

    cumprir a função de relações públicas institucional, aproximando o bibliotecário de seu público.

  • D.

    propor um fluxo de informações que atenda às necessidades institucionais e satisfaça o desejo do público.

  • E.

    zelar pela melhoria de qualidade no acesso às informações e nas relações com os usuários.

Nas referências bibliográficas, aquelas informações que, acrescentadas aos elementos essenciais, permitem melhor caracterizar os documentos, são denominadas elementos

  • A.

    de segunda geração.

  • B.

    acessórios.

  • C.

    complementares.

  • D.

    referenciais.

  • E.

    adicionais.

Para que o Serviço de Referência On Line seja bem sucedido, é necessário que

  • A.

    exista equipamento de informática em quantidade adequada para o atendimento local.

  • B.

    os bibliotecários tenham uma atitude menos preconceituosa em relação ao atendimento on line.

  • C.

    o serviço de referência tradicional seja totalmente reformulado.

  • D.

    o planejamento do serviço ocorra com a participação dos usuários.

  • E.

    exista uma interface amigável de boa navegação, a fim de atrair o usuário.

É correto afirmar que, quando um material de informação deixa de oferecer contribuição efetiva à comunidade que a coleção busca servir, é chegada a hora

  • A.

    do remanejamento.

  • B.

    da avaliação.

  • C.

    do intercâmbio.

  • D.

    do descarte.

  • E.

    da restauração.

Na determinação da qualidade em serviços de informação, é importante distinguir a diferença entre produtos e serviços. Neste sentido, sabe-se que os serviços

  • A.

    são consumidos no momento de seu fornecimento.

  • B.

    podem ser objeto de reparação ou conserto.

  • C.

    podem ser armazenados de modo a satisfazer as necessidades do cliente.

  • D.

    são tangíveis.

  • E.

    são caracterizados pelo distanciamento entre produtos e clientes.

Entre as cinco linhas de atuação para o Serviço de Referência, propostas por Neusa Dias de Macedo, está a

  • A.

    classificação das questões de referência.

  • B.

    comunicação visual.

  • C.

    apropriação da informação.

  • D.

    interferência.

  • E.

    análise da mensagem.

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