Lista completa de Questões sobre Desenvolvimento de coleções/Acervo para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A aquisição cooperativa consiste na
possibilidade de realizar contratos em larga escala, utilizando poucos fornecedores.
disponibilidade do mesmo material em várias bibliotecas, de forma simultânea e isenta de burocracias.
racionalização das compras em função da possibilidade de se obter o título, ou cópia dele, em outra biblioteca.
garantia de fornecimento de materiais pelo menor preço, sem necessidade de realização de licitação.
socialização das compras, contraposta à privatização do uso do acervo.
A diferença maior no desenvolvimento de acervos em bibliotecas especializadas, quando comparadas com outros tipos de bibliotecas, é a
ênfase no desbastamento e na avaliação da coleção, medida necessária para otimização do acervo.
disponibilidade de materiais ligados ao ensino e à pesquisa.
existência de uma clientela mais dinâmica e diversificada.
necessidade de dar suporte às atividades pedagógicas, integrando-se ao processo educacional formal.
presença, com muito maior frequência, de materiais não-convencionais.
A política de desenvolvimento de acervos de diapositivos (slides) deve considerar, além da adequação aos usuários, aspectos técnicos como
interesse concreto pelo material e disponibilidade de material complementar (fitas ou textos explicativos).
tamanho do slide e qualidade do projetor disponível.
uso domiciliar e demanda por esse tipo de material.
perfeição das cores e qualidade da imagem projetada.
produção local (interna) versus aquisição planificada.
O principal requisito para um bem-sucedido convênio de intercâmbio é
o apoio da alta cúpula da instituição mantenedora da biblioteca.
o desejo de diminuir o custo interno de aquisição de materiais.
a existência de um interesse mútuo na troca de publicações.
a existência de um departamento ou seção com responsabilidade exclusiva por essa atividade.
a manutenção de registros detalhados e confiáveis.
A avaliação do custo-benefício de um título permutado com outra instituição ou biblioteca deve considerar, entre outras coisas, o equilíbrio de conteúdo das publicações, os custos reais da publicação da própria entidade, os custos de todos os serviços para abrigar o título recebido e
o processamento do material comparado com o mesmo processamento se fosse adquirido por compra.
o tempo necessário para recebimento do material comparado com o mesmo tempo se fosse adquirido por compra.
o tempo necessário para realização dos contatos visando o estabelecimento da permuta.
o aumento da carga de trabalho devido à ampliação do número de títulos permutados.
a cultura da organização.
Considerando que as assinaturas de periódicos constituem componente substancial do custo total do acervo de uma biblioteca, provavelmente, será necessário separar o custo anual de material em:
custo das assinaturas de periódicos e
custo da aquisição de outros materiais.
Esse enfoque e modo de proceder, descritos por Lancaster (2004), relevam o custo do fornecimento de um serviço e o nível de êxito na satisfação das necessidades dos usuários, entendidos como
Os processos de retirada de títulos ou partes da coleção para outros locais menos acessíveis e de retirada para fins de doação, correspondem, respectivamente, às atividades de
Biblioteconomia - Desenvolvimento de coleções/Acervo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
O processo de desenvolvimento de coleções tem suas origens na antiguidade, com a seleção de obras destinadas a formar coleções em bibliotecas, e evoluiu de acordo com as transformações da sociedade. Julgue os itens seguintes, acerca da evolução desse processo.
A partir da segunda metade do século XX, em decorrência do fenômeno da explosão bibliográfica, a formação de coleções com base no conceito de acumulação tem sido questionada, tendo surgido o método de seleção orientado para a qualidade, relevância e acesso à informação.
Biblioteconomia - Desenvolvimento de coleções/Acervo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
O processo de desenvolvimento de coleções tem suas origens na antiguidade, com a seleção de obras destinadas a formar coleções em bibliotecas, e evoluiu de acordo com as transformações da sociedade. Julgue os itens seguintes, acerca da evolução desse processo.
Apesar das grandes transformações ocorridas nos suportes e na tipologia documental, questões relacionadas à natureza do processo de desenvolvimento de coleções permanecem as mesmas, ou seja, pergunta-se o que, por que, para que e para quem colecionar.
Avalie as afirmativas abaixo, sobre avaliação de serviços de informação, programas e projetos.
I. A escassez de recursos é frequentemente apontada como uma das principais razões para a avaliação contínua de serviços, programas e projetos.
II. A avaliação deve ser uma ocorrência isolada.
III. A principal função da avaliação é produzir conhecimentos relativos à unidade de informação, à organização em que esta se situa e a seu ambiente.
IV. A avaliação possibilita a escolha certa, ou seja, a correta definição dos objetivos no momento da concepção do plano.
V. A avaliação é, na prática, um processo catalisador de mudança.
Está correto o que se afirma APENAS em
I, III, IV e V.
I, II, III e IV.
II, III, IV e V.
I, III e IV.
II, IV e V.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...