Questões sobre Desenvolvimento de coleções/Acervo

Lista completa de Questões sobre Desenvolvimento de coleções/Acervo para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A aquisição cooperativa consiste na

  • A.

    possibilidade de realizar contratos em larga escala, utilizando poucos fornecedores.

  • B.

    disponibilidade do mesmo material em várias bibliotecas, de forma simultânea e isenta de burocracias.

  • C.

    racionalização das compras em função da possibilidade de se obter o título, ou cópia dele, em outra biblioteca.

  • D.

    garantia de fornecimento de materiais pelo menor preço, sem necessidade de realização de licitação.

  • E.

    socialização das compras, contraposta à privatização do uso do acervo.

A diferença maior no desenvolvimento de acervos em bibliotecas especializadas, quando comparadas com outros tipos de bibliotecas, é a

  • A.

    ênfase no desbastamento e na avaliação da coleção, medida necessária para otimização do acervo.

  • B.

    disponibilidade de materiais ligados ao ensino e à pesquisa.

  • C.

    existência de uma clientela mais dinâmica e diversificada.

  • D.

    necessidade de dar suporte às atividades pedagógicas, integrando-se ao processo educacional formal.

  • E.

    presença, com muito maior frequência, de materiais não-convencionais.

A política de desenvolvimento de acervos de diapositivos (slides) deve considerar, além da adequação aos usuários, aspectos técnicos como

  • A.

    interesse concreto pelo material e disponibilidade de material complementar (fitas ou textos explicativos).

  • B.

    tamanho do slide e qualidade do projetor disponível.

  • C.

    uso domiciliar e demanda por esse tipo de material.

  • D.

    perfeição das cores e qualidade da imagem projetada.

  • E.

    produção local (interna) versus aquisição planificada.

O principal requisito para um bem-sucedido convênio de intercâmbio é

  • A.

    o apoio da alta cúpula da instituição mantenedora da biblioteca.

  • B.

    o desejo de diminuir o custo interno de aquisição de materiais.

  • C.

    a existência de um interesse mútuo na troca de publicações.

  • D.

    a existência de um departamento ou seção com responsabilidade exclusiva por essa atividade.

  • E.

    a manutenção de registros detalhados e confiáveis.

A avaliação do custo-benefício de um título permutado com outra instituição ou biblioteca deve considerar, entre outras coisas, o equilíbrio de conteúdo das publicações, os custos reais da publicação da própria entidade, os custos de todos os serviços para abrigar o título recebido e

  • A.

    o processamento do material comparado com o mesmo processamento se fosse adquirido por compra.

  • B.

    o tempo necessário para recebimento do material comparado com o mesmo tempo se fosse adquirido por compra.

  • C.

    o tempo necessário para realização dos contatos visando o estabelecimento da permuta.

  • D.

    o aumento da carga de trabalho devido à ampliação do número de títulos permutados.

  • E.

    a cultura da organização.

Considerando que as assinaturas de periódicos constituem componente substancial do custo total do acervo de uma biblioteca, provavelmente, será necessário separar o custo anual de material em:

• custo das assinaturas de periódicos e

• custo da aquisição de outros materiais.

Esse enfoque e modo de proceder, descritos por Lancaster (2004), relevam o custo do fornecimento de um serviço e o nível de êxito na satisfação das necessidades dos usuários, entendidos como

  • A. custo-benefício
  • B. custo-eficácia.
  • C. controle de qualidade
  • D. avaliação de serviço.
  • E. qualidade permanente

Os processos de retirada de títulos ou partes da coleção para outros locais menos acessíveis e de retirada para fins de doação, correspondem, respectivamente, às atividades de

  • A. preservação e remanejamento.
  • B. desbastamento e seleção
  • C. descarte e preservação
  • D. seleção negativa e desbastamento
  • E. remanejamento e seleção negativa.

O processo de desenvolvimento de coleções tem suas origens na antiguidade, com a seleção de obras destinadas a formar coleções em bibliotecas, e evoluiu de acordo com as transformações da sociedade. Julgue os itens seguintes, acerca da evolução desse processo.

A partir da segunda metade do século XX, em decorrência do fenômeno da explosão bibliográfica, a formação de coleções com base no conceito de acumulação tem sido questionada, tendo surgido o método de seleção orientado para a qualidade, relevância e acesso à informação.

  • C. Certo
  • E. Errado

O processo de desenvolvimento de coleções tem suas origens na antiguidade, com a seleção de obras destinadas a formar coleções em bibliotecas, e evoluiu de acordo com as transformações da sociedade. Julgue os itens seguintes, acerca da evolução desse processo.

Apesar das grandes transformações ocorridas nos suportes e na tipologia documental, questões relacionadas à natureza do processo de desenvolvimento de coleções permanecem as mesmas, ou seja, pergunta-se o que, por que, para que e para quem colecionar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Avalie as afirmativas abaixo, sobre avaliação de serviços de informação, programas e projetos.

I. A escassez de recursos é frequentemente apontada como uma das principais razões para a avaliação contínua de serviços, programas e projetos.

II. A avaliação deve ser uma ocorrência isolada.

III. A principal função da avaliação é produzir conhecimentos relativos à unidade de informação, à organização em que esta se situa e a seu ambiente.

IV. A avaliação possibilita a escolha certa, ou seja, a correta definição dos objetivos no momento da concepção do plano.

V. A avaliação é, na prática, um processo catalisador de mudança.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I, III, IV e V.

  • B.

    I, II, III e IV.

  • C.

    II, III, IV e V.

  • D.

    I, III e IV.

  • E.

    II, IV e V.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...