Lista completa de Questões sobre Desenvolvimento de coleções/Acervo para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Desenvolvimento de coleções/Acervo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
O processo de desenvolvimento de coleções tem suas origens na antiguidade, com a seleção de obras destinadas a formar coleções em bibliotecas, e evoluiu de acordo com as transformações da sociedade. Julgue os itens seguintes, acerca da evolução desse processo.
Atualmente, o desenvolvimento de coleções apoia-se, sobretudo, em critérios de custo e benefício.
O processo de desenvolvimento de coleções compreende as atividades de estudo da comunidade, política de seleção, seleção, aquisição, desbastamento e avaliação. É correto afirmar que
a atividade de seleção é a de maior importância no desenvolvimento de coleções, devendo ser priorizada em detrimento de todas as demais.
o processo de desenvolvimento de coleções ocorre da mesma forma em todas as bibliotecas, independentemente de sua especificidade.
a ocorrência de algumas atividades do desenvolvimento de coleções depende especialmente dos objetivos institucionais e do tipo de clientela.
a inexistência de disponibilidade orçamentária implica na não-realização de qualquer atividade de aquisição.
Biblioteconomia - Desenvolvimento de coleções/Acervo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
O processo de desenvolvimento de coleções tem suas origens na antiguidade, com a seleção de obras destinadas a formar coleções em bibliotecas, e evoluiu de acordo com as transformações da sociedade. Julgue os itens seguintes, acerca da evolução desse processo.
Questões relativas aos direitos autorais, à qualidade dos conteúdos veiculados, à longevidade e à segurança dos meios de armazenamento são específicas de documentos eletrônicos, tendo passado a fazer parte da preocupação dos responsáveis pelo desenvolvimento de coleções a partir dos anos 90 do século XX.
Avalie as afirmativas a seguir, versando sobre seleção.
I. O bibliotecário selecionador deve investir em um trabalho de prospecção de materiais de interesse para a biblioteca. O processo de seleção estaria incompleto se a única fonte ficasse ao cargo das sugestões da comunidade.
II. Também fazem parte da atividade de seleção o registro e controle das informações dos itens a serem submetidos à comissão de seleção.
Ocorre que
ambas estão incorretas.
ambas estão corretas.
a primeira está incorreta; seria exigir demais do bibliotecário selecionador que também realizasse um trabalho de prospecção de materiais de interesse para a biblioteca.
a segunda está incorreta; o registro e controle das informações dos itens a serem submetidos à comissão de seleção encontram-se no âmbito da atividade de aquisição.
ambas estão incompletas; essas especificidades só têm sentido em bibliotecas especializadas e jamais naquelas de clientela mais geral.
Segundo a Lei nº 8.666, que rege a aquisição de materiais em bibliotecas ligadas à administração pública, a definição: modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação, refere-se à modalidade de licitação conhecida como
convite.
leilão.
tomada de preços.
concorrência.
concurso.
De acordo com o critério de autoridade, procura-se definir a qualidade do material a partir da reputação de seu autor, editora ou patrocinador. No caso da seleção de periódicos, esse critério, além de aplicado aos personagens acima, também pode levar em conta, como indicador de autoridade,
a disponibilidade em bibliotecas similares.
a frequência de publicação.
os resumos e abstracts.
a existência de versão online.
a comissão editorial.
Na avaliação de coleções, baseada no uso que terão pela comunidade, é importante
executar a coleta de dados quando a biblioteca se encontra fechada, para não desvirtuar os resultados.
definir prazos relativamente curtos para a realização do estudo, devido à dificuldade na coleta de dados.
considerar tanto o uso externo (empréstimo) como interno (circulação) do material.
considerar apenas o material já devolvido às estantes.
ter em mente que o uso dos materiais em geral reflete hábitos tradicionais e não a real necessidade de informação do usuário.
A identificação dos pontos fortes e fracos de uma coleção de materiais de biblioteca, em termos de necessidades dos usuários e recursos da comunidade, buscando corrigir as fraquezas existentes quando constatadas, refere-se, especificamente
ao planejamento e à elaboração de políticas gerais da biblioteca.
à avaliação quantitativa do acervo da biblioteca.
ao processo de formação e ao desenvolvimento de coleções.
à racionalização dos métodos, aos processos e às rotinas de trabalho de uma biblioteca.
às funções gerenciais de uma biblioteca.
Os seguintes itens referentes ao acervo de uma biblioteca: julgamento por especialistas; uso de bibliografias como padrão; análise do uso real da coleção, pertencem ao método
qualitativo de avaliação.
de seleção negativa do acervo.
quantitativo de avaliação.
indicativo de desbastamento.
comparativo de avaliação.
Biblioteconomia - Desenvolvimento de coleções/Acervo - SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável - 2009
A função de maior importância no processo de organização de coleções jurídicas para disponibilização, a qual fornece o verdadeiro suporte para realização das pesquisas documentais a base da pesquisa científica, trata-se de:
Circulação
Processamento técnico
Referência
Reprodução
Armazenamento
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...