Questões sobre Marketing em sistemas de informação

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Tendo em vista que a biblioteca é uma organização sem fins lucrativos, a adoção de estratégias de marketing em uma biblioteca apresenta vantagens entre as quais NÃO se inclui:

  • A. Atrair novos usuários.
  • B. Estimular o aumento do número de consultas.
  • C. Capacitar os usuários para utilizar os recursos digitais.
  • D. Incentivar os usuários reais a continuar frequentando a biblioteca.

No processo de promoção/comunicação da informação, as notícias significativas, colocadas em meio impresso ou outros (rádio, televisão etc.), em que nada seja pago pelo produtor, no caso a biblioteca ou outro tipo de unidade de informação, denomina-se:

  • A. propaganda;
  • B. publicidade;
  • C. merchandising;
  • D. marketing direto;
  • E. venda pessoal.

Considerando o atendimento ao usuário e o marketing da informação, julgue os seguintes itens. Uma das etapas da atividade de formação e desenvolvimento de coleções é o marketing.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na elaboração de um plano de marketing, as ameaças e oportunidades e os pontos fortes e fracos são considerados no(a):

  • A. estratégia de marketing;
  • B. plano de ação;
  • C. projeção de produtos e serviços;
  • D. avaliação;
  • E. análise ambiental.

Em relação ao marketing da informação na internet, a informação eletrônica

  • A. é intrinsecamente pouco diferente da não-eletrônica, devendo ser analisada de forma similar pelo profissional de marketing.
  • B. dificulta agrupar consumidores por dados de similaridade que possibilitam planejar as mais diferentes operações e atividades de marketing.
  • C. tem como característica a distribuição unidirecional de conteúdo.
  • D. é menos complexa, estando restrita apenas por aspectos administrativos.
  • E. possui uma dualidade que amplia o processo mercadológico, pois se comporta tanto como produto como serviço, simultaneamente.

Analise as afirmações abaixo.

I. É admitida certa resistência à adoção do marketing em unidades de informação, embora seja percebida sua adoção inconsciente ou intuitiva, ou até mesmo seu uso, ainda que nas atividades desenvolvidas não seja utilizada a terminologia mercadológica apropriada.

II. Embora as formas que podem favorecer a prestação de serviços informacionais com o desenvolvimento das atividades de marketing sejam bastante conhecidas, os profissionais da informação têm dificuldade para utilizá-las.

III. O perfil do profissional da informação deve considerar aspectos gerenciais que contemplem a orientação da organização para o marketing como forma de atuação mais efetiva diante das exigências do mercado de trabalho brasileiro.

IV. A maior parte dos gestores interessa-se em promover ou fazer a promoção da informação.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. II e III.
  • B. II, III e IV.
  • C. I e III.
  • D. I, III e IV.
  • E. III e IV.

Acerca dos serviços de referência e marketing em bibliotecas e centros de documentação, julgue os itens a seguir. Uma biblioteca pode adotar o marketing de permissão como instrumento de gestão de demanda de seus usuários, de forma a atendê-los antecipadamente nas necessidades deles de informação.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à organização e à administração de bibliotecas, julgue os itens seguintes. Promover a capacitação de usuários e a comunicação na Internet são estratégias de endomarketing muito utilizadas pelas bibliotecas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Esta área pressupõe o interesse em compreender as necessidades, percepções, preferências, padrões de comportamento para se informar da audiência-alvo, com o intuito de oferecer produtos e serviços de informação que os usuários demandam. Além disso, o compromisso com a oferta exige a preocupação e o interesse pela satisfação do usuário no atendimento. Referimo-nos a(o):

  • A. Avaliação de atendimento ao usuário.
  • B. Marketing da Informação.
  • C. Controle de publicação.
  • D. Publicidade bibliográfica.

O produto de um serviço de informação é o conjunto de bens e serviços oferecidos para o conforto material e cultural do consumidor/cliente. Quando um usuário utiliza um serviço de informação, é necessário verificar o nível de satisfação em relação ao produto/serviço oferecido. Esse tipo de informação fornece um retrato do serviço e aponta as melhores ações para administrar o(a):

  • A. composto de marketing;
  • B. estratégia de marketing;
  • C. plano de marketing;
  • D. análise ambiental;
  • E. determinação do mercado.
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