Lista completa de Questões sobre Organização e administração de bibliotecas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A forma organizacional mais encontrada em bibliotecas é conhecida por
organização técnica.
estrutura funcional.
administração centralizada.
sistema matricial.
organograma de serviços.
Biblioteconomia - Organização e administração de bibliotecas - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2005
Para que a biblioteca escolar desempenhe sua função na formação do leitor crítico, são necessários os seguintes elementos, EXCETO:
Uma coleção de livros e outros materiais de leitura bem selecionada e atualizada.
Um ambiente físico concebido como espaço de informação e comunicação.
Um programa de criação do hábito de leitura por meio de técnicas de animação, de jogos e de fichas de leitura com o objetivo de colocar o livro na mão da criança a qualquer custo.
A figura do mediador que, além de ter o conhecimento teórico, esteja preparado para o confronto com a criança e o jovem através da literatura.
Biblioteconomia - Organização e administração de bibliotecas - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2005
São papéis da biblioteca escolar na perspectiva dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), EXCETO:
Centro de documentação onde estão disponíveis informações que irão responder aos questionamentos dos estudantes.
Espaço coletivo que disponibiliza uma diversificada gama de portadores de texto imprescindíveis para a formação de leitores.
Estoque de conhecimentos organizados de forma a facilitar a aprendizagem independente e permanente.
Local de fácil acesso onde estão reunidos e organizados os livros didáticos para apoio às aulas expositivas.
Biblioteconomia - Organização e administração de bibliotecas - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2005
Considerando o papel do bibliotecário que atua em uma biblioteca escolar, desenvolvendo um programa centrado em competência informacional, é INCORRETO afirmar que ele deve:
Apresentar a informação já trabalhada, em seqüência lógica, para os estudantes.
Colaborar com os professores no processo ensino/aprendizagem.
Fornecer acesso à informação.
Gerenciar o programa de biblioteca.
Biblioteconomia - Organização e administração de bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Com relação a bibliotecas, julgue os itens subseqüentes. Atender e orientar leitores e explicar o funcionamento da biblioteca são algumas das atribuições da área administrativa da biblioteca.
Biblioteconomia - Organização e administração de bibliotecas - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2005
alerta, preservação, conservação, consulta, referência.
alerta, consultas, empréstimos, hora do conto, palestras.
referência, consulta, disseminação, seleção, empréstimo.
extensão, registro, análise descritiva, hora do conto, palestras.
Biblioteconomia - Organização e administração de bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Com relação a bibliotecas, julgue os itens subseqüentes. A finalidade da biblioteca pública é preservar a memória nacional.
Biblioteconomia - Organização e administração de bibliotecas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Com relação aos serviços auxiliares para o usuário, julgue os itens a seguir. A realização de exposições, debates, conferências e concertos e a projeção de filmes são as atividades culturais que a biblioteca pública e a universitária devem promover.
Na atividade de planejamento uma das principais tarefas é a definição dos objetivos a serem alcançados. No caso de planos voltados para o setor de bibliotecas em uma instituição financeira vinculada ao poder público estadual, seus objetivos devem ser definidos com base
nos objetivos da instituição a ser atendida, em geral voltados para o atendimento da clientela estadual e orientados pelas políticas oficiais de desenvolvimento econômico e social do Estado.
nas necessidades do setor empresarial da região em que a instituição atua, expressas por meio de suas entidades representativas.
nas reivindicações dos partidos políticos, uma vez que representam os interesses de diferentes grupos sociais.
na vontade das autoridades financeiras federais e estaduais, uma vez que foram nomeadas para representar o interesse dos investidores e dos órgãos de regulação financeira.
nas orientações emanadas pelas organizações que congregam os municípios, uma vez que é nos municípios que residem os cidadãos e é aos municípios que compete atendê-los em suas necessidades, inclusive de crédito para a produção.
É fundamental que o administrador de um sistema de informação em um órgão público não somente se mantenha atualizado quanto às teorias e às técnicas da biblioteconomia e da ciência da informação, mas também conheça bem a instituição e o setor da sociedade em que atua para que possa
ser bem visto na organização e relatar suas realizações e projetos nos principais eventos institucionais.
convencer seus colaboradores de que é alguém imprescindível para o bom desempenho dos serviços bibliotecários e de informação na organização.
garantir a prevalência de seu ponto de vista, especialmente nas decisões mais polêmicas que envolvam o sistema de informação ou a biblioteca.
participar de forma segura do processo de planejamento de serviços e produtos de informação orientados aos propósitos institucionais.
conduzir o processo de tomada de decisão em todos os níveis organizacionais, do estratégico ao operacional, neste último elaborando normas e procedimentos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...