Questões sobre Organização e administração de bibliotecas

Lista completa de Questões sobre Organização e administração de bibliotecas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A forma organizacional mais encontrada em bibliotecas é conhecida por

  • A.

    organização técnica.

  • B.

    estrutura funcional.

  • C.

    administração centralizada.

  • D.

    sistema matricial.

  • E.

    organograma de serviços.

Para que a biblioteca escolar desempenhe sua função na formação do leitor crítico, são necessários os seguintes elementos, EXCETO:

  • A.

    Uma coleção de livros e outros materiais de leitura bem selecionada e atualizada.

  • B.

    Um ambiente físico concebido como espaço de informação e comunicação.

  • C.

    Um programa de criação do hábito de leitura por meio de técnicas de animação, de jogos e de fichas de leitura com o objetivo de colocar o livro na mão da criança a qualquer custo.

  • D.

    A figura do mediador que, além de ter o conhecimento teórico, esteja preparado para o confronto com a criança e o jovem através da literatura.

São papéis da biblioteca escolar na perspectiva dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), EXCETO:

  • A.

    Centro de documentação onde estão disponíveis informações que irão responder aos questionamentos dos estudantes.

  • B.

    Espaço coletivo que disponibiliza uma diversificada gama de portadores de texto imprescindíveis para a formação de leitores.

  • C.

    Estoque de conhecimentos organizados de forma a facilitar a aprendizagem independente e permanente.

  • D.

    Local de fácil acesso onde estão reunidos e organizados os livros didáticos para apoio às aulas expositivas.

Considerando o papel do bibliotecário que atua em uma biblioteca escolar, desenvolvendo um programa centrado em competência informacional, é INCORRETO afirmar que ele deve:

  • A.

    Apresentar a informação já trabalhada, em seqüência lógica, para os estudantes.

  • B.

    Colaborar com os professores no processo ensino/aprendizagem.

  • C.

    Fornecer acesso à informação.

  • D.

    Gerenciar o programa de biblioteca.

Com relação a bibliotecas, julgue os itens subseqüentes. Atender e orientar leitores e explicar o funcionamento da biblioteca são algumas das atribuições da área administrativa da biblioteca.

  • C. Certo
  • E. Errado

A alternativa que completa, CORRETAMENTE, as lacunas do texto é:

  • A.

    alerta, preservação, conservação, consulta, referência.

  • B.

    alerta, consultas, empréstimos, hora do conto, palestras.

  • C.

    referência, consulta, disseminação, seleção, empréstimo.

  • D.

    extensão, registro, análise descritiva, hora do conto, palestras.

Com relação a bibliotecas, julgue os itens subseqüentes. A finalidade da biblioteca pública é preservar a memória nacional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos serviços auxiliares para o usuário, julgue os itens a seguir. A realização de exposições, debates, conferências e concertos e a projeção de filmes são as atividades culturais que a biblioteca pública e a universitária devem promover.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na atividade de planejamento uma das principais tarefas é a definição dos objetivos a serem alcançados. No caso de planos voltados para o setor de bibliotecas em uma instituição financeira vinculada ao poder público estadual, seus objetivos devem ser definidos com base

  • A.

    nos objetivos da instituição a ser atendida, em geral voltados para o atendimento da clientela estadual e orientados pelas políticas oficiais de desenvolvimento econômico e social do Estado.

  • B.

    nas necessidades do setor empresarial da região em que a instituição atua, expressas por meio de suas entidades representativas.

  • C.

    nas reivindicações dos partidos políticos, uma vez que representam os interesses de diferentes grupos sociais.

  • D.

    na vontade das autoridades financeiras federais e estaduais, uma vez que foram nomeadas para representar o interesse dos investidores e dos órgãos de regulação financeira.

  • E.

    nas orientações emanadas pelas organizações que congregam os municípios, uma vez que é nos municípios que residem os cidadãos e é aos municípios que compete atendê-los em suas necessidades, inclusive de crédito para a produção.

É fundamental que o administrador de um sistema de informação em um órgão público não somente se mantenha atualizado quanto às teorias e às técnicas da biblioteconomia e da ciência da informação, mas também conheça bem a instituição e o setor da sociedade em que atua para que possa

  • A.

    ser bem visto na organização e relatar suas realizações e projetos nos principais eventos institucionais.

  • B.

    convencer seus colaboradores de que é alguém imprescindível para o bom desempenho dos serviços bibliotecários e de informação na organização.

  • C.

    garantir a prevalência de seu ponto de vista, especialmente nas decisões mais polêmicas que envolvam o sistema de informação ou a biblioteca.

  • D.

    participar de forma segura do processo de planejamento de serviços e produtos de informação orientados aos propósitos institucionais.

  • E.

    conduzir o processo de tomada de decisão em todos os níveis organizacionais, do estratégico ao operacional, neste último elaborando normas e procedimentos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...