Lista completa de Questões sobre Recursos e serviços de informação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Em relação ao serviço de referência, julgue os itens que se seguem. Nesse sentido, considere que as siglas DSI e RSS, sempre que utilizadas, referem-se, respectivamente, a disseminação seletiva da informação e rich site summary.
Os serviços de DSI nas bibliotecas digitais não estão restritos a documentos tradicionais.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito dos serviços de referência nas bibliotecas, julgue os próximos itens.
O serviço de referência associa às necessidades informacionais dos indivíduos o conceito de prestação de serviços, inerente à biblioteconomia.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito dos serviços de referência nas bibliotecas, julgue os próximos itens.
No âmbito dos serviços de referência, a desiderata é considerada um serviço de alerta.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito dos serviços de referência nas bibliotecas, julgue os próximos itens.
O serviço de referência tem como finalidade apoiar os usuários na utilização das bibliotecas.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Espera-se que o bibliotecário seja capaz de analisar o quadro nacional de planejamento econômico e social com vistas ao desenvolvimento educativo, científico e cultural do país. Para que isso aconteça, deve conhecer os princípios da organização e da administração de bibliotecas e centros de documentação e as formas de recuperação da informação. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
Para se definir as prioridades e serviços de informação a serem criados na organização de uma unidade informacional, deve-se, em primeiro lugar, conhecer a missão da unidade.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito dos serviços de referência nas bibliotecas, julgue os próximos itens.
Os serviços de disseminação seletiva da informação (DSI), para atingirem o objetivo de promover a divulgação personalizada de informações, prescindem de um levantamento prévio das necessidades informacionais dos usuários.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Ao elaborar o planejamento dos serviços de uma biblioteca universitária, algumas padronizações foram sugeridas para o setor de referência.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.
O planejamento do serviço de referência virtual deverá seguir os mesmos padrões do serviço de referência tradicional.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito dos serviços de referência nas bibliotecas, julgue os próximos itens.
Uma das quatro funções básicas dos serviços de referência é a promoção da biblioteca na comunidade.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Ao elaborar o planejamento dos serviços de uma biblioteca universitária, algumas padronizações foram sugeridas para o setor de referência.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.
O processo de referência deverá estabelecer duas fases para a entrevista inicial, denominadas de questão inicial e questão negociada. Nesse momento, o usuário comunica sua necessidade ao bibliotecário, que, por sua vez, reformula a pergunta para identificar a real questão.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) - 2013
Os modernos serviços de alerta, definidos como fornecimento a leitores potenciais de documentos relevantes para seu trabalho, tanto quanto os de disseminação seletiva da informação, tiveram sua origem:
Na informatização das bibliotecas.
No serviço de referência.
Nos sistemas de classificação universais.
Nas universidades.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...