Lista completa de Questões sobre Recursos e serviços de informação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Julgue os itens a seguir, relacionados com a geração, a comunicação e o uso da informação comunitária e com as fontes de informação.
O serviço de informação à comunidade orienta-se particularmente para as necessidades e problemas vinculados a lugar, emprego, direitos e questões de variada natureza, relacionados àqueles indivíduos e grupos que, por diversos fatores, não têm acesso a outras fontes de informação e assistência que contribuam para a satisfação dessas necessidades e para a solução de problemas a elas associados.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Julgue os próximos itens, com relação a gestão de sistemas de informação, organização, preservação e manutenção dos suportes de informação em gestão de recursos informacionais e fluxos e processos de trabalho na gestão de serviços informacionais.
A organização de unidades e sistemas de informação, uma vez estabelecida, é imutável e duradoura, pois implica a sistematização e a padronização de atividades, métodos e ferramentas indispensáveis à manutenção do sistema.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Julgue os próximos itens, com relação a gestão de sistemas de informação, organização, preservação e manutenção dos suportes de informação em gestão de recursos informacionais e fluxos e processos de trabalho na gestão de serviços informacionais.
O sistema de gestão financeira de uma unidade de informação deve conter procedimentos para a elaboração do orçamento, a apropriação de custos, a preparação de propostas de atendimento e contratos de serviços de faturamento e cobrança.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Julgue os itens subseqüentes, relacionados com conceitos e funções da administração e com recursos humanos, financeiros e materiais na administração das unidades de informação.
Nas unidades de informação, a capacitação dos recursos humanos constitui uma necessidade constante e um excelente investimento. O programa de capacitação deve ser montado anualmente, com previsão de visitas, estágios, cursos de média e curta duração, dentro ou fora da instituição.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Julgue os itens subseqüentes, relativos ao controle e à avaliação de serviços de informação e informatização em unidades de informação.
Nas unidades de informação, a avaliação é, na prática, um processo catalisador de mudança e pode ser definida como qualquer alteração planejada que afete a estrutura, os serviços, os programas ou a alocação de recursos da organização.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
No que se refere a políticas, processos de seleção e aquisição e à pesquisa e desenvolvimento de coleções, julgue os itens que se seguem.
Os objetivos de uma política de seleção e aquisição são literalmente diferentes e mais abrangentes do que os objetivos de uma política de desenvolvimento de coleções, especialmente em bibliotecas especializadas.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Acerca dos serviços de referência, julgue os itens seguintes.
No serviço de referência, as entrevistas, se bem conduzidas, revelam informações que de outra forma não poderiam ser obtidas. Geralmente, elas são realizadas somente com os usuários dos serviços de referência, pois não teriam resultados palpáveis se aplicadas aos não-usuários.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Acerca dos serviços de referência, julgue os itens seguintes.
Nos estudos de usuários, um dos tópicos mais complexos é a relação entre necessidade e demanda de informação. Por demanda, entende-se o que o indivíduo deve ter para o seu trabalho, pesquisa, recreação etc.; ela pode ou não ser identificada como um desejo, ou seja, o que o indivíduo gostaria de ter quanto a uma demanda à biblioteca.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Acerca dos serviços de referência, julgue os itens seguintes.
No seu início, o serviço de referência estava ligado à função educativa das bibliotecas; havia uma espécie de união entre o que hoje se chama serviço de referência e de auxílio aos leitores, uma espécie de serviço de informações imediatas.
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Acerca dos serviços de referência, julgue os itens seguintes.
A função primordial do bibliotecário de referência, que consiste na busca, ou ajuda na busca de informações, é a primeira fase do trabalho de referência a ser considerado e é o real objetivo do todo o serviço de referência.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...