Questões sobre Recursos e serviços de informação

Lista completa de Questões sobre Recursos e serviços de informação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um serviço personalizado e atualizado direcionado ao usuário ou a um grupo de usuários fornecendo em intervalos regulares listas de citações das publicações mais recentes. O que o distingue de outros serviços congêneres "é o desenvolvimento do perfil do usuário que pode ser prontamente modificado com a mudança da necessidade de informação."

O texto acima corresponde à definição para

  • A. informação corrente.
  • B. disseminação seletiva da informação.
  • C. aviso de informações selecionadas.
  • D. clipping de matérias jornalísticas.
  • E. acesso a documentos legislativos.

Acerca de um serviço de disseminação seletiva da informação (DSI), assinale a opção correta.

  • A.

    Trata-se de um serviço baseado em alto nível de tecnologia, caro e restrito a poucas pessoas.

  • B.

    É um serviço no qual o usuário não precisa especificar sua área de interesse, já que a biblioteca proporciona acesso a múltiplas bases de dados.

  • C.

    É um serviço que disponibiliza todas as informações sobre determinado assunto em tempo recorde.

  • D.

    Consiste em um serviço personalizado que fornece ao usuário informações selecionadas correntes, de acordo com seu perfil de interesse.

As atividades e funções de atendimento, individual ou institucional, às solicitações de informações de mercado, gerenciais e tecnológicas, que necessitam de levantamento detalhado e minucioso para elaboração da resposta. Não cria nem desenvolve uma solução, apenas retrata realidades e conhecimentos disponíveis em documentos, bases de dados que foram objetos de estudo de especialistas e pesquisadores, cabendo ao cliente, com base nas informações recebidas, tirar suas conclusões.

O texto acima refere-se à definição para serviço de

  • A. Acesso à Informação.
  • B. Apoio ao Pesquisador.
  • C. Documentação Mercadológica.
  • D. Estímulo à Pesquisa.
  • E. Resposta Técnica.

Quanto ao Serviço de Referência e Informação, é correto afirmar:

  • A. Emprega um modelo de comunicação idêntico ao dos meios de comunicação de massa.
  • B. É uma atividade que possibilita a intermediação entre a necessidade do usuário e a informação presente no universo informacional.
  • C. Pode ter suas atividades desenvolvidas de maneira adequada, sem o emprego de metodologias apropriadas.
  • D. Influencia, como serviço meio que é, todas as atividades exercidas pela biblioteca, desde a aquisição até o processamento técnico.
  • E. Atua com base na interação bibliotecário/usuário, tendo este último como principal interpretador dos recursos informacionais existentes.

Um serviço de referência/informação ideal é aquele ao qual o usuário não tem nada a pedir, porque a sua necessidade de informação foi antecipada. O primeiro passo nessa direção é a:

  • A.

    disseminação seletiva da informação.

  • B. informatização da instituição.
  • C.

    seleção temática de documentos.

  • D. avaliação periódica do acervo.
  • E.

    atualização de bibliografias especializadas.

A função principal do "Serviço de Alerta" é:

  • A.

    auxiliar o usuário no sistema implantado na biblioteca.

  • B.

    controlar o problema de sinonímia.

  • C.

    manter o usuário atualizado com a literatura corrente.

  • D.

    codificar as informações recentes.

  • E.

    relacionar os termos da mesma categoria hierárquica.

A realização de um estudo para seleção e escolha de um software para gerenciamento de serviços de bibliotecas deve privilegiar as seguintes etapas:

1. Revisão da literatura sobre o assunto;

2. Definição técnica das necessidades da instituição;

3. Análise das empresas prestadoras de serviços;

4. Aquisição de acervo atualizado para atendimento aos usuários;

 5. Capacidade tecnológica e computacional da instituição.

Assinale:

  • A.

    apenas as etapas 1, 3, 4 e 5 estão corretas;

  • B.

    apenas as etapas 2, 3, 4 e 5 estão corretas;

  • C.

    apenas as etapas 2, 3, 4 e 5 estão corretas;

  • D.

    apenas as etapas 2, 3, 4 e 5 estão corretas;

  • E.

    todas as etapas estão corretas.

A finalidade do serviço de referência e informação é:

  • A.

    definir o assunto principal de uma publicação, para atender ao interesse da instituição;

  • B.

    oferecer serviços de correio eletrônico ao usuário, sobre assuntos variados;

  • C.

    relacionar um conjunto de publicações que o autor consultou para escrever a sua obra;

  • D.

    permitir que as informações fluam eficientemente entre as fontes de informação e quem precisa de informações;

  • E.

    permitir que as informações fluam eficientemente entre as fontes de informação e quem precisa de informações;

Como sistema de classificação, a Classificação Decimal Universal (CDU) originou-se da:

  • A.

    Classificação de Bliss;

  • B.

    Colon Classification;

  • C.

    Classificação Decimal de Dewey;

  • D.

    Classificação de Brown;

  • E.

    Classificação da Library of Congress.

O processo de Disseminação Seletiva de Informação (DSI) é conceituado como:

  • A.

    um mecanismo de notificação corrente, por meio do qual o usuário espera obter informações regulares e recentes, de acordo com seu enunciado de interesses;

  • B.

    uma ferramenta que inclui grande variedade de recursos para organizar as informações existentes nas bases de dados;

  • C.

    um plano de pesquisa para recuperar o melhor resultado, utilizando comandos e palavras-chave adequadas em determinada base de dados;

  • D.

    um método que emprega o acoplamento bibliográfico para recuperação de documentos;

  • E.

    uma técnica de indexação automática que efetua a seleção de termos conforme critérios lingüísticos, fundamentados no interesse dos usuários.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...