Lista completa de Questões sobre Recursos e serviços de informação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um serviço personalizado e atualizado direcionado ao usuário ou a um grupo de usuários fornecendo em intervalos regulares listas de citações das publicações mais recentes. O que o distingue de outros serviços congêneres "é o desenvolvimento do perfil do usuário que pode ser prontamente modificado com a mudança da necessidade de informação."
O texto acima corresponde à definição para
Biblioteconomia - Recursos e serviços de informação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Acerca de um serviço de disseminação seletiva da informação (DSI), assinale a opção correta.
Trata-se de um serviço baseado em alto nível de tecnologia, caro e restrito a poucas pessoas.
É um serviço no qual o usuário não precisa especificar sua área de interesse, já que a biblioteca proporciona acesso a múltiplas bases de dados.
É um serviço que disponibiliza todas as informações sobre determinado assunto em tempo recorde.
Consiste em um serviço personalizado que fornece ao usuário informações selecionadas correntes, de acordo com seu perfil de interesse.
As atividades e funções de atendimento, individual ou institucional, às solicitações de informações de mercado, gerenciais e tecnológicas, que necessitam de levantamento detalhado e minucioso para elaboração da resposta. Não cria nem desenvolve uma solução, apenas retrata realidades e conhecimentos disponíveis em documentos, bases de dados que foram objetos de estudo de especialistas e pesquisadores, cabendo ao cliente, com base nas informações recebidas, tirar suas conclusões.
O texto acima refere-se à definição para serviço de
Quanto ao Serviço de Referência e Informação, é correto afirmar:
Um serviço de referência/informação ideal é aquele ao qual o usuário não tem nada a pedir, porque a sua necessidade de informação foi antecipada. O primeiro passo nessa direção é a:
disseminação seletiva da informação.
seleção temática de documentos.
atualização de bibliografias especializadas.
A função principal do "Serviço de Alerta" é:
auxiliar o usuário no sistema implantado na biblioteca.
controlar o problema de sinonímia.
manter o usuário atualizado com a literatura corrente.
codificar as informações recentes.
relacionar os termos da mesma categoria hierárquica.
A realização de um estudo para seleção e escolha de um software para gerenciamento de serviços de bibliotecas deve privilegiar as seguintes etapas:
1. Revisão da literatura sobre o assunto;
2. Definição técnica das necessidades da instituição;
3. Análise das empresas prestadoras de serviços;
4. Aquisição de acervo atualizado para atendimento aos usuários;
5. Capacidade tecnológica e computacional da instituição.
Assinale:
apenas as etapas 1, 3, 4 e 5 estão corretas;
apenas as etapas 2, 3, 4 e 5 estão corretas;
apenas as etapas 2, 3, 4 e 5 estão corretas;
apenas as etapas 2, 3, 4 e 5 estão corretas;
todas as etapas estão corretas.
A finalidade do serviço de referência e informação é:
definir o assunto principal de uma publicação, para atender ao interesse da instituição;
oferecer serviços de correio eletrônico ao usuário, sobre assuntos variados;
relacionar um conjunto de publicações que o autor consultou para escrever a sua obra;
permitir que as informações fluam eficientemente entre as fontes de informação e quem precisa de informações;
permitir que as informações fluam eficientemente entre as fontes de informação e quem precisa de informações;
Como sistema de classificação, a Classificação Decimal Universal (CDU) originou-se da:
Classificação de Bliss;
Colon Classification;
Classificação Decimal de Dewey;
Classificação de Brown;
Classificação da Library of Congress.
O processo de Disseminação Seletiva de Informação (DSI) é conceituado como:
um mecanismo de notificação corrente, por meio do qual o usuário espera obter informações regulares e recentes, de acordo com seu enunciado de interesses;
uma ferramenta que inclui grande variedade de recursos para organizar as informações existentes nas bases de dados;
um plano de pesquisa para recuperar o melhor resultado, utilizando comandos e palavras-chave adequadas em determinada base de dados;
um método que emprega o acoplamento bibliográfico para recuperação de documentos;
uma técnica de indexação automática que efetua a seleção de termos conforme critérios lingüísticos, fundamentados no interesse dos usuários.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...