Questões de Biblioteconomia da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Lista completa de Questões de Biblioteconomia da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O software livre que funciona como um gerenciador de inteligência coletiva foi desenvolvido inicialmente em linguagem PHP e utiliza o banco de dados My SQL é o

  • A. PALTALK.
  • B. AJAZ.
  • C. ICOX.
  • D. W3C.
  • E. XL3Z.

  • A. I – R , II – S, III – Q , IV – T.
  • B. I – P , II – Q, III – R , IV – S.
  • C. I – T , II – R, III – P , IV – Q.
  • D. I – Q , II – T , III – S , IV – R.
  • E. I – S , II – P, III – T , IV – R.

Para se implantar com sucesso projetos de Inteligência Coletiva – em países, em departamentos de instituições ou junto a grupos sociais – é necessário que o profissional do conhecimento esteja atento a algumas regras.

I – A Inteligência Coletiva será adotada por todos.

II – Quanto mais necessidade do conhecimento, mais rede.

III – Indivíduos reativos vão-se sentir mais à vontade.

IV – Ela conquistará com mais facilidade os inovadores.

V – Quanto mais multidirecional for o ambiente, mais fácil será.

As regras que determinam o ambiente propício para a Inteligência Coletiva estão corretas em

  • A. I , II e III.
  • B. I, III e V.
  • C. II, III e IV.
  • D. II, IV e V.
  • E. III, IV e V.

A inteligência coletiva consciente é aquela que

  • A. é uma modalidade mais complexa de caráter qualitativo, reservada a grupos menores.
  • B. está baseada em comunidades em rede desarticuladas.
  • C. apresenta irregularidade e desconhecimento dos membros entre si.
  • D. expressa a contribuição do usuário, com informações não planejadas, para o coletivo.
  • E. constitui o histórico das ações do usuário durante sua navegação na rede.

Quanto à participação dos usuários, as comunidades em rede podem ser classificadas em

  • A. gerais e específicas.
  • B. centralizadas e descentralizadas.
  • C. articuladas e desarticuladas.
  • D. verticais e horizontais.
  • E. aceleradas e desaceleradas.

O resultado do processo de organizar todas as considerações e tarefas requeridas para comercializar um produto ou serviço de forma efetiva e ordenada em um fluxo lógico denomina-se

  • A. plano de marketing.
  • B. estratégia de mercado.
  • C. análise da situação.
  • D. comunicação comercial.
  • E. instrumento de campanha.

Os índices de citações são fontes de informações essenciais para a análise de citações, permitindo a verificação da relação citante-citado, servindo como ferramenta de análise das atividades de pesquisa, sobretudo a avaliação da(o)

  • A.

    gestão da precisão

  • B.

    obsolescência da informação

  • C.

    produtividade científica

  • D.

    desenvolvimento de coleções

  • E.

    grau de aderência

A preservação do documento digital, em formato e mídia adequados, é uma variável de categoria de qualidade de uma biblioteca digital, que diz respeito ao uso proporcional do produto à sua vida útil, denominada

  • A. desempenho.
  • B. durabilidade.
  • C. conformidade.
  • D. interoperabilidade.
  • E. acessibilidade.

Preservação digital pode ser entendida como a(o)

  • A. “análise da confiabilidade do material que está sendo acessado, bem como de questões ligadas à elaboração do conjunto de metadados de cada objeto e da preservação deste conjunto [...]” (VIDOTTI; SANT’ANA, 2006).
  • B. gestão de conteúdos que “envolve uma série de procedimentos de uniformização e padronização de informações, com base em uma visão integradora” (CAMPOS et al., 2006).
  • C. ação de “desterritorialização do documento, ou seja, o fato de passar o documento a ter sua materialidade desvinculada da forma física anterior, assumindo a forma digital que possibilita uma organização espacialmente integrada [...]” (ALVARENGA, 2006).
  • D. “conjunto de ações técnicas, gerenciais e administrativas destinadas a manter a integridade e a acessibilidade de objetos digitais de valor contínuo, pelo tempo que transcenda as mudanças tecnológicas” (TOUTAIN, 2006).
  • E. conjunto de “metadados padronizados para preservar o acesso ao documento e descrever o conteúdo, o contexto tecnológico, a proveniência e o significado, permitindo a recuperação e a interpretação futura dos documentos digitais” (SAYÃO, 2006).

Marketing da informação é a

  • A. integração de dados relevantes entre subsistemas de marketing e sistemas de informação.
  • B. representação da estrutura conceitual de uma disciplina, sob contexto mercadológico.
  • C. identificação de uma informação na Rede, utilizando mecanismos de busca e de marketing.
  • D. conversão de informação em formato tradicional para formato eletrônico, mais competitivo.
  • E. aplicação das técnicas de marketing para disseminação de produtos ou serviços de informação.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...