Questões de Biblioteconomia da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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Na taxonomia dos modelos de avaliação de bibliotecas digitais, existem três abordagens com diferentes orientações: a abordagem baseada nos conteúdos, a abordagem baseada nos serviços e a abordagem baseada nos usuários.

Os elementos de avaliação, em qualquer dos modelos, são:

  • A. a relação custo-benefício; a eficiência; a periodicidade; os metadados; os avaliadores e os indicadores de desempenho
  • B. as medidas; os critérios; os indicadores; a eficácia; a definição de qualidade e a periodicidade
  • C. os documentos digitais; as estatísticas de uso; os avaliadores; as formas de recuperação da informação; a relação custo-eficácia e a extensão
  • D. os avaliadores; os indicadores de desempenho; o objetivo; os critérios; a periodicidade e a definição de qualidade
  • E. os objetivos e metas; o perfil dos usuários; a cobertura de assunto; a extensão; a eficácia e a utilidade

A manutenção de sistemas de banco de dados tem como objetivo manter em funcionamento os equipamentos e os programas, o que implica

  • A. fornecer suporte aos usuários.
  • B. monitorar a qualidade e a integridade das bases de dados.
  • C. examinar o funcionamento global do sistema.
  • D. prover serviços de busca.
  • E. garantir a implementação do sistema de informação.

Dentre as definições a seguir, aquela que NÃO corresponde à biblioteca digital é:

  • A. seleção de documentos, destinados a determinada comunidade, concebidos ou convertidos para o meio digital, preferencialmente em toda a sua integridade, disponibilizados na internet.
  • B. conjunto de artefatos, conhecimento e práticas de uma comunidade que engendra compromissos realísticos assumidos por profissionais da informação, analistas de sistemas e usuários.
  • C. conjunto de objetos digitais construídos a partir do uso de instrumentos eletrônicos, concebidos com o objetivo de registrar e comunicar pensamento, ideias, imagens e sons, tornando-os disponíveis a um segmento determinado, porém ilimitado, de pessoas dispersas onde quer que a internet e a plataforma WWW possam alcançar.
  • D. coleção de recursos de acesso a coleções que já existiam há muito tempo, com variada dificuldade de recuperação, mas cujas eventuais facilidades providenciadas não podem competir com as extraordinárias facilidades que a internet e a Web podem propiciar.
  • E. coleção de documentos desmaterializados de suas condições físicas tradicionais e constituídos de funções inteiramente novas, que lhes garantem hipertextualidade e caráter multimidiático.

A mensuração do grau com que os objetivos delineados no projeto de uma base de dados foram atingidos, a relação entre os recursos aplicados para seu desenvolvimento e os benefícios alcançados e a capacidade da base gerada de atender às reais demandas sociais referem-se, respectivamente, aos conceitos de

  • A. plano, programa e ação.
  • B. metas, marketing e resultado.
  • C. diagnóstico, orçamento e qualidade.
  • D. eficácia, eficiência e efetividade.
  • E. avaliação, patrocínio e produto.

  • A. I - P, II - S, III - R, IV - Q.
  • B. I - S, II - Q, III - P, IV - R.
  • C. I - Q, II - T, III - S, IV - P.
  • D. I - R, II - P, III - Q,IV - T.
  • E. I - T, II - R, III - P, IV - S.

Segundo Grogan, o processo de Referência envolve oito etapas decisórias: problema, necessidade de informação, questão inicial, questão negociada, estratégia de busca, processo de busca, resposta e solução. Nesse contexto, a questão negociada trata da(o)

  • A. escolha e definição dos vários caminhos possíveis de pesquisa, que podem ser por categoria, fonte ou ponto de acesso mais promissor, conforme as expectativas de resultado delineadas pelo usuário na formulação da questão inicial.
  • B. comparação da questão inicial, enunciada pelo usuário, com a maneira como as informações são organizadas na biblioteca, levando, às vezes, à redefinição, para permitir um cotejo mais adequado com a terminologia e a estrutura das fontes a serem consultadas.
  • C. busca flexível o suficiente para comportar mudanças de curso na pesquisa, independente da expectativa delineada na questão inicial, em face da redução, ampliação ou redefinição dessa questão no andamento da pesquisa.
  • D. avaliação das fontes disponíveis para verificar se estão de acordo com as expectativas de informação – corrente ou retrospectiva – apontadas pelo usuário ao indicar o problema e delimitar sua necessidade de informação.
  • E. exame das possibilidades de uso da informação solicitada, de modo a garantir sua qualidade e possibilidades de uso, como resposta e solução, reduzindo ou inviabilizando erros na escolha da estratégia e no processo de busca.

Para Nice Menezes de Figueiredo, o processo de Referência é uma estrutura composta por seis etapas ou passos: análise da mensagem, negociação da questão de referência, estratégia de busca, busca, análise da resposta e renegociação. A negociação da questão de referência pode ser retomada na sexta etapa, caso o resultado alcançado não satisfaça às necessidades do usuário, por meio de procedimento denominado

  • A. estudo de uso.
  • B. diagnóstico da questão inicial.
  • C. processo de busca.
  • D. entrevista de referência.
  • E. avaliação cognitiva.

A conclusão do processo de Referência leva à necessária verificação do êxito no atendimento às necessidades informacionais do usuário. Essa verificação pode ocorrer sob dois pontos de vista: do bibliotecário, que coteja a resposta com a questão apresentada pelo usuário e do usuário, que coteja essa resposta com sua necessidade de informação. Tais pontos de vista levam, respectivamente, a julgamentos de

  • A. propriedade e precisão.
  • B. especificidade e qualidade.
  • C. organização e acesso.
  • D. revocação e exaustividade.
  • E. relevância e pertinência.

Segundo Almeida Júnior (2003), a importância dos estudos de usuários e, atualmente, dos estudos de comunidade, é amplamente apresentada pela literatura. A realização desses estudos deve ser considerada como precedendo a própria organização e estrutura do Serviço de Referência e Informação. A partir desse ponto de vista, os estudos de usuários são instrumentos de

  • A. análise para construção e formação de coleções de referência.
  • B. avaliação dos serviços de produtos da Biblioteca ou Unidade de Informação.
  • C. orientação na definição dos objetivos do Serviço de Referência e Informação.
  • D. investigação da qualidade dos serviços prestados pelo pessoal do Setor de Referência.
  • E. validação do custo/benefício da atuação do Serviço de Referência e Informação.

  • A. funcionalidade.
  • B. usabilidade.
  • C. tempestividade.
  • D. acessibilidade.
  • E. sense making.
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